Meio Bit » Arquivo » Ciência » O problema com os carros elétricos? Não dão problema.

O problema com os carros elétricos? Não dão problema.

As vendas de carros elétricos nos EUA não são exatamente um sucesso, só há 330 mil nas ruas. Boa parte da culpa disso é uma conspiração, mas a culpa não é das montadoras nem da malvada indústria petrolífera, e sim da preguiça e da mesquinharia…

8 anos atrás

02-Waverly-Electric-Auto-AD-p80

As pessoas adoram conspirações, uma das preferidas é como a malvada indústria do petróleo matou os carros elétricos, mas não é verdade. Eles foram mortos pelo crescimento das cidades, os consumidores queriam carros melhores maiores e mais confortáveis que rodassem mais tempo, a tecnologia não tinha como acompanhar. HOJE ainda estamos no limite, imagine 100 anos atrás. 

Não que a venda de carros elétricos seja um sucesso, nos EUA existem no total 330 mil unidades, mas de novo não é uma conspiração. A Ford está se lixando se o carro que ela vai vender pra você é movido a gasolina, querosene, suco de panda ou eletricidade. E se há toda essa conspiração da indústria petrolífera, como explicar o Brasil, com o maior e mais bem-sucedido programa de combustível alternativo do mundo?

O New York Times investigou e descobriu que até há uma conspiração minando as vendas dos carros elétricos, mas é baseada em conservadorismo, mais do que ganância. Essa conspiração natural ocorre nas revendas.

Used-Car-Salesman_2572218k

Há sabotagens ativas, com clientes marcando test drives e os carros não estando disponíveis, e até um evento onde as revendas exibiram modelos elétricos mas os compradores não podiam nem mesmo entrar nos carros, que dirá fazer test drive.

A má-vontade tem várias origens. Carros elétricos são novidade, os vendedores não gostam de aprender coisas novas. Dizem que demoram muito mais tempo para fazer uma venda, precisam explicar muito mais ao comprador, e o fator principal: carros elétricos são bem mais simples, com menos peças, sem transmissão, sem lubrificação e outras desnecessariedades.

Isto é um Tesla, o resto é acessório. Como você pode ver não tem muito o que quebrar.

photo

As concessionárias lucram muito mais com manutenção do que com a venda dos carros, mas se você não tem necessidade de trocar filtro de ar do motor, óleo, correia dentada e similares, dói no bolso deles, mesmo das concessionárias que tentam empurrar planos de manutenção periódica por US$ 15 ao mês.

É uma luta perdida, as concessionárias estão jogando contras as empresas que representam, logo levarão uma chamada geral, e terão que se adaptar e aprender a sobreviver em um mundo onde não ganham tanto na manutenção. É darwinismo puro, ou se adapta ou desaparece. As locadoras de vídeo quase todas morreram. A que se adaptou está aí e se chama Netflix.

Fonte: The New York Times.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários