Meio Bit » Arquivo » Games » Designer diz que Nintendo sempre teve uma “pegada meio indie”

Designer diz que Nintendo sempre teve uma “pegada meio indie”

De acordo com Masayuki Uemura, um dos principais responsáveis pela criação do Famicom, a Nintendo ainda hoje conta com um estilo meio indie de fazer jogos.

8 anos atrás

nintendo

A indústria de videogames é engraçada, pois ao mesmo tempo em que ela foi capaz de criar nomes e rostos que são reconhecidos até por quem não gosta muito do assunto, ela tem uma certa dificuldade em prestigiar pessoas que foram fundamentais para seu crescimento, como é o caso de Masayuki Uemura.

Tendo atuado como designer chefe da equipe que criou o Famicom, a versão japonesa do Nintendinho, ele pode ser considerado um dos principais responsáveis pelo renascimento da indústria após o crash de 1983 e se Ralph Baer é considerado o pai dos videogame, não seria exagero dizer que Uemura poderia tranquilamente ostentar o título de pai da indústria de consoles modernos.

Desde então a empresa adquiriu uma aura mágica, algo que poucas empresas do ramo possuem e embora eles tenham cometidos vários erros ao longo dos anos e feito por merecer algumas críticas, a falta de criatividade e inovação é algo do qual não podemos reclamar em relação a Nintendo.

Masayuki-UemuraPois de acordo com Masayuki Uemura, uma das explicações para a BigN ser tão diferente das demais pode estar na postura da empresa de prestigiar os valores individuais, dando-lhes quase um ar que só vemos em pequenos estúdios independentes.

Da minha perspectiva, a indústria de games sempre foi guiada pelos indies por causa da ideia de que os indivíduos tem sido cruciais em criar grandes jogos. Quando você tenta utilizar todo o poder computacional, o processamento gráfico e os efeitos sonoros, então você precisa adicionar mais pessoas na equipe para criar jogos compatíveis com toda essa tecnologia. Mas uma coisa que você poderia alavancar é o poderoso recurso individual. A Nintendo sempre foi assim, somos como indies.

A declaração foi dada ao site GamesIndustry e caso você queira conhecer mais um pouco das opiniões Uemura, recomendo fortemente dar uma olhada no artigo publicado por lá.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários