Digital Drops Blog de Brinquedo

Marinha dos EUA de olho nos Super Tucanos

Por em 15 de março de 2009
emHardware Indústria
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://magno-naval.blogspot.com magno

    Nem sempre maior velocidade é um fator importante para o desempenho de uma nave. Na Scientific American desse mês há uma materia sobre motores a plasma em espaçonaves, que promovem empuxo pouco menor que o peso de uma folha de papel, mas têm uma autonomia bem maior em relação os foguetes normais.

    Parabéns ao SuperTucano, que ganhou posição de destaque por mérito e não Lobby.

    • LapisEBorracha

      mais esses motores são apenas para propulsão no espaço

      • davidkwast

        MAIS a comparação não deixou de ser válida por isso…

        []s

  • http://oxenti.com GuZ

    É tão comum se falar mal do Brasil que quando a gente vê uma notícia dessa, lê duas, três vezes para acreditar.

    enfim, concordo com a parte : Em tempos de tanto #mimimi, dá gosto ver uma empresa brasileira ser respeitada e fazer sucesso baseado em competência, não em protecionismo, cotas ou subsídios.

    O post acima pode conter sarcasmo
    Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

  • FPViper

    Quando falo pros meus amigos que a atualização do Tucano pro SuperTucano feita pela Embraer é de se admirar, todo mundo racha o bico do coitado do propeller da FAB.

    Caçoam dizendo que é caça de mentirinha, que serve só pra caçar pombo e olhe lá.

    Bem, temos um senhor caça que gosta de amedrontar helicópteros. Na selva amazônica o bicho domina por conseguir voar com alta umidade, baixa altitude e conseguir pousar em qualquer brejo que chamem de pista. O armamento é maleável, o computador de bordo reconhece sozinho o armamento que você acoplar na asa e consegue carregar uma tonelada e meia de brinquedos explosivos… Conta com um HUD, duas telas coloridas, iluminação do painel adaptada pra um modo visão noturna (quando o piloto usa o óculos especial), o piloto não precisa tirar a mão do manche pra controlar os períodos do vôo (decolagem, vôo e aterrisagem), consegue travar 10 alvos simultâneos…

    Bem… é um monstro. E não se engane pela hélice, é turboélice, pouco abaixo de uma turbina propriamente dita. O que falta de velocidade, sobra em manobra.

    —-
    May the LAG be with YOU!

    • hamacker

      Interessante é apenas o fato de usar tecnologia americana e por causa disso ter sido barrado a venda das unidades para a terra do amigo do Kiko.

      Isso acaba com qualquer soberania.


      Se não fosse pelo C, estaríamos usando BASI, PASAL e OBOL.

  • deadman

    Ainda não li a notícia(ou noticia) mas já estou feliz com a volta do sith Dr. House }:) Estava meio sem graça por aqui.

  • http://www.celularcafe.com.br DP

    E o protesto pedindo pra reestatizar a Embraer, sob controle dos trabalhadores?

    Aposto que eles iam conseguir muito mais contratos no exterior, não é?

    • http://tratamentoludovico.wordpress.com/ Murilo Romulo

      O problema é você colocar 2 mil funcionários na rua e fu*** a economia de uma região. A Embraer tem sério problemas com trabalhadores, eles faltam com muito respeito para com seus funcionários. O errado é ficar quieto diante de uma situação dessa.

  • dommarco

    :) Sempre acreditei que um dia isso ia acontecer,é bom frisar que a Embraer está entre os maiores fabricantes de aeronaves do mundo,um orgulho pra nós brasileiros!

    • http://fsjunior.com.br Bullshico

      Orgulho por que? É só uma empresa como todas as outras: lucra o máximo possível às custas da sociedade (quantas pesquisas são financiadas pelo governo e feitas aqui na aeronáutica da USP para que a Embraer lucre sozinha em cima disso?), e se a coisa tá feia, demite igual… Fazendo tudo isso, tinha mais é que se dar bem mesmo.

      ____________________
      “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

      • http://magno-naval.blogspot.com magno

        Bem vindo ao mundo do capitalismo. A vida é assim, as pessoas reagem a incentivos. Por mais que tenha algum investimento do governo em faculdades como a USP, a iniciativa privada investe muito mais e com mais eficiência.

        A demissão vêm diretamente do plano de negócios da empresa. Quando se contrata um funcionário, estamos pensando no benefício que este funcionário trará à empresa. Quando o custo deste funcionário é maior que o seu benefício, ele é demitido. Não existe caridade, não existe almoço grátis. Ao manter um funcionário ineficiente na empresa, arrisca-se assim os empregos dos outros funcionários. Sem lucro não há investimento e sem investimento, não contratamos.

        Várias empresas demitiram bastante com a crise, mas quantos empregos não foram criados em tempos de bonança? O que você chama de demissão, eu chamo de ajuste.

        • http://fsjunior.com.br Bullshico

          [quote]Bem vindo ao mundo do capitalismo. A vida é assim, as pessoas reagem a incentivos. Por mais que tenha algum investimento do governo em faculdades como a USP, a iniciativa privada investe muito mais e com mais eficiência.[/quote]
          Pela minha experiência com amigos da pós aqui da aeronáutica, a Embraer raramente investe em alguma pesquisa aqui. Ela só suga.

          [quote]A demissão vêm diretamente do plano de negócios da empresa. Quando se contrata um funcionário, estamos pensando no benefício que este funcionário trará à empresa. Quando o custo deste funcionário é maior que o seu benefício, ele é demitido. Não existe caridade, não existe almoço grátis. Ao manter um funcionário ineficiente na empresa, arrisca-se assim os empregos dos outros funcionários. Sem lucro não há investimento e sem investimento, não contratamos.

          Várias empresas demitiram bastante com a crise, mas quantos empregos não foram criados em tempos de bonança? O que você chama de demissão, eu chamo de ajuste.[/quote]
          Logo… Eu devo ter orgulho da Embraer por ela ter bons produtos?

          Como você disse: não existe caridade. Por que ter orgulho de algo ou alguém que só enxerga a mecânica do lucro? Qual o sentido em ser passional com relação à algo que não vai perder a chance de demitir qualquer um se isso for aumentar seus lucros?

          O cara ter orgulho de uma empresa brasileira… só por ela ser brasileira, independente do que ela faz? Se alguém pensa assim, impossível não pensar que há algo muito errado por essas bandas…

          ____________________
          “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • http://blogs.technet.com/fcima fcima


            Pela minha experiência com amigos da pós aqui da aeronáutica, a Embraer raramente investe em alguma pesquisa aqui. Ela só suga.

            Seus amigos estão redondamente enganados. A Embraer faz pesquisa e desenvolvimento de ponta, e não é pouco. Se você puder algum dia vá a São José dos Campos e visite a Embraer, vai mudar totalmente a sua visão.


            Logo… Eu devo ter orgulho da Embraer por ela ter bons produtos?

            Eu não tenho orgulho da Embraer. Eu tenho orgulho do Brasil e do seu povo, que é capaz criar uma empresa como a Embraer.

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            [quote]Eu não tenho orgulho da Embraer. Eu tenho orgulho do Brasil e do seu povo, que é capaz criar uma empresa como a Embraer.[/quote]
            Algum dia você teve alguma dúvida disso? Eu não.

            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • tomboderider

            Tenho orgulho de alguns brasileiros ou, melhor dizendo, de alguns humanos.

            Não do povo em geral que é segregacista, parcial, racista, preconceituoso, egocentrico, narcisista e se tiver “pão e circo” vive feliz ignorando o resto.

            http://www.g1.com.br/tecnologia

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Pois é… Tenho orgulho de quem “vence” sendo honesto. Que consegue fazer o bem pelos outros enquanto ninguém liga. Que não vai para o caminho do mal mesmo sendo a opção mais fácil.

            Agora, ter orgulho de uma empresa que teve tudo para vencer e só ajuda a si mesma?
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • FPViper

            Pensando assim…
            Morte aos clubes de futebol!!!! Morte à seleção!!! Morte à pátria!!!

            ahan…

            Será que os americanos têm orgulho dos filmes produzidos por Hollywood? Será que os Chineses tem orgulho da muralha da china (feita pra separar)? Será que os japoneses têm orgulho da Sony, Samsung, Hyundai, Toyota…

            Porque não podemos ter orgulho de algo genuinamente Made in Brazil? Qual o problema nisso? Falta de patriotismo…

            —-
            May the LAG be with YOU!

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Leia minha justificativa antes de falar besteira.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • FPViper

            Eu fui sarcástico, desculpa se vc não entendeu…

            Mas continuo achando que é falta de patriotismo…

            Compreendo que esta não é sua opinião e discutir aqui não vai mudar nem a sua e nem a minha opinião, por isso parti pro sarcasmo, mas nada pessoal, num esquenta… Compreendo seu ponto de vista, só não compartilho ele

            —-
            May the LAG be with YOU!

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Okay. Foi mal pelo tom também.

            Não é questão de ser falta de patriotismo… é direciona-lo para o lugar certo, sabe? Tem tanta coisa honesta feita no nosso país que deveria ser ovacionada… Por que gostar justamente de uma empresa que faz tudo isso? Eu até entendo o sentimento, mas acho que a gente sempre te que se lembrar de todo o resto…

            Pode até ser excesso de patriotismo, sabe? Não quero que meu país seja conhecido por empresas que sugam do país como a petrobras e tal… Tem gente mais honesta aqui, mais inteligente e que apesar dos pesares, conseguiu muito sucesso. Quero que saibam é delas.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • FPViper

            Complexo… e vc tem razão…

            O problema eh q eu ainda não vi uma empresa nossa internacionalmente reconhecida q fizesse por onde…

            Eu ia citar uma q eu trabalhei… mas ela se envolve em corrupção… rs logo melhor não comentar tbm…

            —-
            May the LAG be with YOU!

          • http://pietra@hotmail.com Anônimo

            Sintomas de Troll a Vista, cuidado pode ter uma infecção por aqui :P
            __________________________________________________________

            “Somente a Beira do Abismo que nos vemos Obrigados a Evoluir”

          • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

            Bullshico, não fale bullshit!

        • maiconfaria

          Bom, no Brasil quem investe em pesquisa é só o governo. Investimento privado em pesquisa é exceção. Infelizmente !

          Concordo quanto as demissões.
          Só não venha com esta estima desproporcional à iniciativa privada… isso é papinho político-ideológico !

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Você estava respondendo a mim, sim? Eu não entendi muito bem o que você quis dizer…
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

      • s3th

        Então compre ações da Embraer e quando você começar a receber os dividendos provenientes desses lucros, talvez seu discurso mude um pouco.

        Curitiba 2014

        • http://fsjunior.com.br Bullshico

          Sentir orgulho de algo só porque esse algo me dá dinheiro? Quase nada pode ser tão nojento quanto isso.

          Venda crack e ganhe dinheiro, talvez seu discurso em relação a isso mude um pouco…
          ____________________
          “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • http://www.bizness.com.br sricanesh

            Sim, existe coisa mais nojenta: hipócritas que falam mal do capitalismo mas adoram suas benesses.

            Cassio R Eskelsen

          • s3th

            falou tudo!

            Curitiba 2014

          • maiconfaria

            Tudo bem, mas a história do “venda crack e começe a ter orgulho disto” quebrou as tuas duas pernas !

            Não que eu concorde com o fulaninho, mas argumentos imbecis estão sujeitos a estes reveses !

          • s3th

            não.. esse argumento dele me fez rir, na verdade.. é o tipo de coisa que você ouve e não da importância, pq a pessoa em questão não tem a mínima ideia de como funciona o mercado de capitais e seu impacto numa economia como a brasileira

            se quiser se informar http://www.bovespa.com.br/Investidor/CursoBasico/curso_bov.htm

            e boa leitura

            Curitiba 2014

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            O mais incrível é que ninguém pára de discutir porque está errado. Todo mundo pára e ignora argumentos porque eles são engraçados e idiotas.

            http://www.espadadosdeuses.blogger.com.br/joinha_pra_voce_amigao.jpg
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • s3th

            Imagino que vc tenha uma ideia muito clara de quem está certo e quem está errado aqui. Pronto, chegamos num consenso*, porque eu também tenho! :P

            Curitiba 2014

            *Nao preciso dizer que estou sendo sarcástico, né…

          • ovtbqr

            Stalin sabe e tu não sabes.

          • http://magno-naval.blogspot.com magno

            Primeiro dia de aula de filosofia na UFRJ, entra um grupo na sala de aula, todos com cara de quem veio da Zona Sul. Eles começam a pregar o Marxismo, Socialismo e outras coisas do qual não entendo mais do que a maioria.

            Levanta exasperado um dos calouros e fala:

            “Comunismo é o *b*aralho, quero ver você morar em Campo Grande!”

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Eu não sou comunista, socialista ou marxista. Por favor, limite-se a discutir meus argumentos. Eu já discuti com vocÊ antes e sei que você é capaz. Não me decepcione.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • GVLF

            A verdade nua e crua é que jovem se anima com o discurso do Comunismo, todos tem que ter direito a mesma coisa e etc.

            Eu conheço muita gente que antes andava de fusca e tinha esse discurso. Agora anda em um Audi e defende com tudo o capitalismo.

            http://www.queijoazul.com

          • http://magno-naval.blogspot.com magno

            Nesse comentário em especial eu não estava falando de você. Eu estava comentando sobre o quê o Sricanesh falou. Sobre “gente que luta contra o capitalismo mas usufrui de suas benesses”. Não estava concordando nem discordando da crítica dele com relação a você: estava apenas falando de outro assunto relacionado.

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Nesse caso, espero que me perdoe pelo mal entendido.

            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).
            http://comcarinho.metalingua.biz

          • ovtbqr

            Sricanesh, demonstrar a suposta hipocrisia dos críticos do capitalismo não o defende realmente.

            Certamente há algo de certo demais no capitalismo na forma como ele é implementado hoje.

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Verdade. Sorte que não apareceu nenhum desse tipo aqui, porque já chega de nojo.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • Roniuj

            Por curiosidade: vc sente orgulho em que?

            [sem acentos, estou usando PC da empresa]

            …………………r o n i u j ………………………

          • http://danillonunes.net danillonunes

            Talvez de algo que seja do mérito dele?

            __________
            Marcus Danillo
            danillonunes.net

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Exato…

            Ou talvez mérito de alguém que realmente se importa com os outros, e não apenas com o próprio lucro.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

      • http://www.bizness.com.br sricanesh

        Se não está feliz, vá morar em Cuba ou na Venezuela. Lá basta você ser + um parasita em alguma empresa estatal e sempre se pendurar nos côcos do tirano de plantão.

        Cassio R Eskelsen

        • http://oxenti.com GuZ

          Claro, Ainda você pode usar o CubaOS (AKA Nova) ,para postar.

          Alias, não compre computadores, pq eles são simbolo do Captalismo
          Nem tome cocacola
          Nem dirija, pois o carro também é simbolo do captalismo

          Alias, vamos todos andar pelados, afinal roupas são simbolos do Captalismo.

          Jogue seu iPod no lixo, peça demissão do seu emprego e não acesse mais a Internet.

          Ah, e tome cuidado com o Gargamel

          O post acima pode conter Contém sarcasmo
          Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

      • http://blogs.technet.com/fcima fcima


        quantas pesquisas são financiadas pelo governo e feitas aqui na aeronáutica da USP para que a Embraer lucre sozinha em cima disso?

        Aeronáutica da USP????

        Pesquisa aeronáutica que faz é o ITA meu amigo, é o CTA. Fruto da visão do então Ministério da Aeronáutica, de gente como o Brigadeiro Montenegro, como Ozires Silva, Ozílio e outros que fizeram o impensável, uma empresa de tecnologia ponta 100% brasileira que gera empregos e divisas para o país.

        Gente medíocre como você não consegue entender isso. São os mesmos caras que achavam que isso era impossível, que era desperdício de dinheiro – imagina um país como o Brasil fazer um avião! – que queria fechar a Embraer e acabar com o ITA.

        Empresa não é caridade. A Embraer contrata quando tem encomenda (e quadruplicou o seu número de funcionários desde que foi privatizada), demite quando não tem. Ninguém gosta de fazer isso, 100% das pessoas queriam que a Embraer estivesse recebendo mais encomendas e contrataando mais gente. É muita infantilidade achar que a Embraer demite porque é malvada ou sugadora.

        • http://tratamentoludovico.wordpress.com/ Murilo Romulo

          Realmente quadriplicou o número de funcionários, porque cresceu junto com toda economia brasileira e todo o setor militar. Agora, não é nada justo você aumentar o número de funcionários e paga-los muito mal. A Embraer tem demissões cíclicas, tudo para manter baixos salários para os funcionários. Vários amigos meus tiveram pais demitidos da Embraer recentemente. São eles engenheiros com boa formação. No lugar deles entrarão técnicos em eletrônica recebendo metade do salário. Isso é justo?

        • s3th

          [quote=fcima]

          Aeronáutica da USP????

          [/quote]

          Bom, a USP forma engenheiros aeronáuticos
          http://www.eesc.usp.br/eesc/graduacao/pub/cursos/curso_det.php?id_curso=10

          Mas de fato ainda não há programas de mestrado e doutorado para desenvolvimento de pesquisa..

          Curitiba 2014

          • http://tratamentoludovico.wordpress.com/ Murilo Romulo

            Dizer que apenas o ITA faz pesquisas na área é absurdo, de qualquer forma. A engenharia aeronáutica da USP é bem conceituada e há vários desenvolvimentos científicos que contribuem para o setor aeronáutico, não necessariamente com ligação direta.

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Têm sim. Possuo amigos lá. Um, inclusive, acabou seu doutorado e está começando seu pós-doc.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • s3th

            não na aeronautica..

            Curitiba 2014

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            http://www.eesc.usp.br/smm/aeronautica/

            O site está desatualizado, mas leia atentamente. Lentamente. Leia.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

          • s3th

            Talvez você também devesse ler…

            O NPA goza de elevado reconhecimento na comunidade de engenharia aeronáutica nacional e internacional. Além de oferecer as disciplinas de conteúdo aeronáutico do curso de Engenharia Aeronáutica, o núcleo oferece formação de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC/ USP.O NPA ainda assiste a indústria aeronáutica nacional, através do desenvolvimento de pesquisa em parceria com empresas, em particular, com a EMBRAER.

            A aeronáutica não tem pós, quem tem é a Mecânica. Como eu ja havia verificado aqui. E ainda tem parceria com a Embraer. Foi essa a fonte que eu usei, pois sei que o curso de aeronautica é recente (2001 ou 2002), pois eu morava em são carlos quando do início dele..

            Quando você deixar esse ar presunçoso de lado, talvez possamos dialogar melhor..

            Curitiba 2014

          • http://fsjunior.com.br Bullshico

            Beleza. O programa é na mecânica com disciplinas da aeronáutica.

            E pesquisam aeronáutica. O que dá na mesma, já que o argumento inicial do colega ali era dizer que só o ITA pesquisava.

            E ar presunçoso, MEU? Fala sério… Não vou nem discutir isso. Se liga.
            ____________________
            “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

        • http://fsjunior.com.br Bullshico

          Só repetindo: existe aeronáutica na EESC/USP.

          Fora isso, voc? está discutindo com alguém que eu não sei quem é. Porque você inventou um monte de coisas e começou a ataca-las como se eu tivesse dito todas elas . E eu não disse nada. Se ligue, leia o que está escrito e não conclua nada mais, e nada menos. Vamos lá. Você não deve ser tão burro assim…
          ____________________
          “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

      • http://mafiaairforce.myminicity.com andre_mendesc

        É só uma empresa que é brasileira, é também como todas as outras porém é reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas produções, acho isso motivo suficiente para sentir orgulho pois poucas empresas nacionais são reconhecidas dessa maneira. Quanto a oneração social, isso é bobagem, não se deve esperar algo melhor de uma empresa capitalista como todas as outras são.
        _______
        AYBABTU

      • Sebastiao coelho

        [quote]lucra o máximo possível às custas da sociedade (quantas pesquisas são financiadas pelo governo e feitas aqui na aeronáutica da USP para que a Embraer lucre sozinha em cima disso?)[/quote]

        Eu não sabia que a embraer era isenta de pagar IMPOSTOS. Nem nunca passou pela minha cabeça que as vendas que ela faz pro exterior NÃO influenciassem a balança comercial.

        • http://fsjunior.com.br Bullshico

          Ela paga tudo que usufrui? A impressão que tenho é que não…
          ____________________
          “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).

  • Joao Lima

    Tá dou o braço a torcer dessa vez, mas ainda sonho com o dia da produção nacional de jatos como o Sukhoi Su-47. http://www.youtube.com/watch?v=H1wXsygQTVA

    Ou até mesmo um x-35 americano :D .

    Se bem que hoje em dia, o que mais conta em combate é o nivel de equipamentos de defesa do que velocidade ou capacidade de manobras em combates F2F.

    • FPViper

      É realmente difícil ter dogfight hoje em dia… todo mundo age conforme a estratégia manda… caça x caça num eh mto eficiente…

      —-
      May the LAG be with YOU!

      • s3th

        pq nao?
        os pilotos nao sao treinados para esse tipo de combate?

        o que acontece é que nos conflitos recentemente televisionados, só temos embates entre forças muito díspares, vide EUA x Iraque, Israel x Líbano, Israel x Territórios Palestinos, Russia x Geórgia.. aí os caças só bombardeiam mesmo.. pois do outro lado não tem nada para fazer frente

        Curitiba 2014

  • s3th

    Muito bom, a Embraer desenvole um produto que agrega a mais alta tecnologia disponível e está acima de qualquer suspeita no quesito qualidade e reconhecimento.

    Curitiba 2014

  • http://www.livioribeiro.com livio

    A Embraer continua mostrando que o Brasil é um país capaz de produzir tecnologia.

    [Lembre-se, a parte mais segura de um avião é a caixa preta]

    Não clique!

  • http://oxenti.com GuZ

    Surgiu uma dúvida:
    Ele tem essa boca de tubarão mesmo ou é só mais uma piada do Cardoso?

    O post acima pode conter sarcasmo
    Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

    • EuTambem

      “O post acima pode conter sarcasmo” é o caso desta mensagem? Isto é uma antiga tradição aeronáutica mundial. *Acho* que começou na 2ª G.M.

      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/EMB_314_2.jpg

    • s3th

      Não é piada.. hehe, procura na internet, vc vai encontrar vários F16 ou Mirage pintados assim tb, mas lógico que conforme o terreno, o avião recebe a devida “camuflagem”..

      Curitiba 2014

  • EuTambem

    A EMBRAER tem seus méritos, mas se formos um pouco mais a fundo, o que ela realmente produz do Tucano? A fuselagem e o projeto (no caso do Tucano “original”, suas especificações foram guiadas por uma concorrência internacional). De resto, é uma simples montadora. Não que ela precise construir tudo que um avião necessita para sair do solo (nenhuma empresa do mundo faz isto). Tipo, quem fabrica o motor? E os aviônicos? Não há empresa brasileira envolvida nestes “detalhes”, ou se há, são apenas subsidiárias de multinacionais, como a AEL/Elbit.

    Para o Brasil produzir um avião, do começo ao fim, ainda falta muito, e isto não depende apenas da EMBRAER, que diga-se de passagem, faz a sua parte muito bem.

    • cquintela

      Posso estar enganado, mas acho que nenhum país no mundo monta um avião com 100% de tecnologia nacional.

      • http://magno-naval.blogspot.com magno

        Avião eu não sei, mas a Mitsubishi fabrica navios 100% produzidos pela própria empresa, do aço ao motor, passando pelo Banco Mitsubishi que faz o financiamento.

        Exceto no Brasil*, é claro que fica bem mais barato terceirar muitas coisas e comprar componentes de diversos fabricantes. Assim a empresa pode focar apenas na sua especialidade.

        • http://oxenti.com GuZ

          As empresas coreanas e japonesas tem muito disso, A Samsung faz de tudo um pouco.

          Mas um exemplo simples: A Microsoft não pode fazer um sistema Operacional com navegador WEB, por que isso se caracterisa como TRUSTING.

          Desculpe, mas faz muito tempo que eu não estudo isso, mas o caso da Mitsubishi fazer os navios “Sozinha” seria proibido em países que tem a lei de Trusting.

          O post acima pode conter sarcasmo
          Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

          • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

            Se ela fosse responsável pela fabricação de 95% dos navios e toda produção de aço fosse apenas para fabricação de navios, ela seria processada por impedir a livre concorrência. ;)

          • http://oxenti.com GuZ

            Me pegou.

            O post acima pode conter sarcasmo
            Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

    • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

      Mas projeto é TUDO! Se os componentes são nacionais ou não é irrelevante…

  • http://oxenti.com GuZ

    Modo Infame 1:
    Será que o Ibama permitirá a saida de tucanos do Brasi?

    Modo Infame 2:
    O Que o PT Acha de os Tucanos estarem sendo mais requisitados do que os Petistas?

    Modo Infame 3:
    Este é sem dúvida o único Tucano com DENTES que eu já vi :P

    Chega de piadas infames

    O post acima pode conter sarcasmo
    Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

  • http://www.gunsnrosesbrasil.com leosaomz

    é d+ ver uma empresa brasileira sendo reconhecida (mesmo sendo o EUA)!!!

    ” Nero, o programa mais tarado do computador ” – Fato

    Programador WEB
    contato
    leosaomz@gmail.com
    msn
    leosaomz@hotmail.com

  • Gin

    É , orgulho ninguem deve sentir em saber que a BlackWater é proprietaria de um SuperTucano , que está sendo bravamente usado para matar civis no Iraque.
    Nos temos um SuperTucano Mercenario!

    • Hawk

      LOL! Você acha que alguém compra um avião de guerra para passar pesticida na lavoura?

      _____________
      Eu esqueço tudo, sou muito cabeçudo. \o/ < - Pessoa normal, eu -> \O/

      • http://tratamentoludovico.wordpress.com/ Murilo Romulo

        Que vender avião para jogar pesticida seria interessante, seria. Ainda mais no Brasil, com o agronegócio expandindo. Porém, depois que a Monsanto dominou a soja transgênica, tudo foi para o espaço.

  • Danskk

    A area de Manufatura e Projeto aeronáutico aqui no Brasil, utiliza um software poderoso chamado Catia, realmente muito bom.

  • Marcelo13

    Cada avião de combate tem um fim especifico, embora existam aviões multi propósitos no qual o F16 é o mais conhecido, a eficacia máxima só e conseguida com aviões específicos para determinado tipo missão.

    O Tucano é considerado quase como unanimidade o melhor avião para operações COIN (Counter Insurgency). Existem outros tipos de avião projetados para missões COIN como o A-37 Dragonfly e o O-2 Skymaster da Cessna, Ov-12 Bronco e o BAW Hawk Ingles.

    O A-10 não é um avião para missões COIN logo a comparação não faz sentido.

    Uma empresa americana militar privada (mercenários bom bom portugues) chamada BlackWater comprou recentemente um Super tucano versão biplace

  • Gin

    Se eu abrir uma empresa de segurança, será que eu consigo comprar um supertucano?

    Ir pra faculdade de Super Tucano!!

  • 1berto

    O Brasil é um pais engraçado, quando a Embraer
    era estatal praticamente não dava lucro, só
    o que ela gera de impostos hoje é muito mais
    do que ela geraria de lucro se tivesse gestão
    estatal.
    Sobre a ganância capitalista, fala-se como se
    o capitalismo tivesse sido comprado de outro
    planeta e agora quisessemos devolver, a ganân-
    cia capitalista é a ganância de cada um de nós,
    quer uma parte do lucro da Embraer? Compre
    ações dela, pronto você passou a ser
    ‘capitalista’.
    Sobre as demissões, realmente lamento por cada
    funcionário, mas trabalhar numa empresa forte-
    mente dependente de altos gastos é um risco
    muito grande, não tem jeito.
    Eu duvido muito que as escolas federais
    invistam milhões em pesquisa e depois doem
    o resultado para a Embraer, bem como duvido
    muito que esta seja a única fonte de pesquisas
    da Embraer, mas ainda que fosse, a culpa é da
    ganância da Embraer ? ou da burrice dos
    administradores públicos?
    Mas realmente a Embraer deve ter muitos
    incentivos do governo para ficar por aqui,
    senão já teria ido fabricar os aviões em
    um lugar em que a carga tributária não
    seja de 40% do PIB.
    No fundo é sempre assim, no Brasil o governo
    coloca a carga tributária lá em cima, um
    monte de leis que ninguém dá conta de
    cumprir e depois favorece grandes empresas,
    dizendo que está ‘gerando empregos’, quem
    paga os impostos mesmo, de verdade, são só
    os pequenos.

  • ghustavo

    Quem vai ser o primeiro a falar mau da Positivo também, uma empresa de tecnologia com capital nacional se dando muito bem, tendo até boatos da Lenovo querendo adquirir a mesma.
    realmente o Brasil tem muita empresas grandes, e bla bla bla, me fale uma empresa Brasileira de automóveis, que receba pedido do exterior, de tecnologia, de navios, submarinos???

    agora o Brasil tem uma empresa que exporta Aviões, e não é motivo de orgulho???

    arrumem outro orgulho para ser brasileiro então.
    __________________________________________________________
    use um estilo inovador de queda ao despencar da montanha

    • http://oxenti.com GuZ

      E A Troller que foi comprada pela FORD?

      e o Linux Kurumin, que era uma boa Distro de Linux, para o usuário comum?

      E a Fibra óptica, que foi desenvolvida em Campinas SP, mas teve sua patente, hmmm, registrada , por outros pesquisadores?

      E quem assistiu o Bom dia Brasil hoje, viu um aparelho que está sendo desenvolvido para detectar combustíveis adulterados?

      E Nossa tecnologia de bicombustiveis?

      E nossa tecnologia de Biocombustiveis?

      e o Lula? (Tá, essa foi piada)

      A Coisa que mais faz falta no povo brasileiro é o AMOR A PATRIA, mas um amor sincero!

      [quote="SARCASMO"]
      [quote]
      arrumem outro orgulho para ser brasileiro então.
      [/quote]
      Somos PENTA
      [/quote]

      O post acima pode conter sarcasmo
      Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

      • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

        [quote=GuZ]E A Troller que foi comprada pela FORD?[/quote]

        Se não fosse comprada, teria o mesmo fim da Gurgel e seu Itaipu (que está na moda hoje).

        [quote=GuZ]e o Linux Kurumin, que era uma boa Distro de Linux, para o usuário comum?[/quote]

        Obsoleta. (não era você que reclamava da quantidade de distros? ;) )

        [quote=GuZ]E a Fibra óptica, que foi desenvolvida em Campinas SP, mas teve sua patente, hmmm, registrada , por outros pesquisadores?[/quote]

        Como tantos outros.

        [quote=GuZ]E quem assistiu o Bom dia Brasil hoje, viu um aparelho que está sendo desenvolvido para detectar combustíveis adulterados?[/quote]

        Não assisti. Mas não seria novidade se o assunto desaparecer da mídia.

        [quote=GuZ]E Nossa tecnologia de bicombustiveis?[/quote]

        É da Bosh, certo?

        [quote=GuZ]E nossa tecnologia de Biocombustiveis?[/quote]

        Promete…

        [quote=GuZ]A Coisa que mais faz falta no povo brasileiro é o AMOR A PATRIA, mas um amor sincero![/quote]

        Patriotismo? O problema é balancear as coisas. Tem aqueles que acham que tudo que vem de fora é bom e tudo que é feito aqui não presta. E tem os que acham que tudo que vem de fora é maligno. O meio termo está bom. Assumir que somos um país em desenvolvimento, mas que existe muita coisa boa produzida por brasileiros (Luciana Vendramini).

        • http://oxenti.com GuZ

          [quote]
          Se não fosse comprada, teria o mesmo fim da Gurgel e seu Itaipu (que está na moda hoje).
          [/quote]
          Não necessáriamente. A Troller tinha uma visão diferente de mercado do que a Gurgel.

          A Lobini também.

          [quote]
          Obsoleta. (não era você que reclamava da quantidade de distros? )
          [/quote]

          é. Mas para a época era a versão mais amigavel do Linux que eu conhecia, MAis até que o Atual UBUNTU. Era quase um Windows :P

          Mas ao invés disso, preferiram investir em outras distros internacionais.

          [quote]
          Não assisti. Mas não seria novidade se o assunto desaparecer da mídia.
          [/quote]
          IGual o carro movido a água dos anos 70?
          Ou o carro movido a AR COMPRIMIDO dos franceses?

          [quote]
          É da Bosh, certo?
          [/quote]

          Capital estrangeiro, pesquisa e desenvolvimento brasileiros :) Tipo o GOL, que foi desenvolvido no Brasil, com capital Alemão.
          Não entremos no mérito da qualidade, é um exemplo.

          [quote]
          Patriotismo? O problema é balancear as coisas. Tem aqueles que acham que tudo que vem de fora é bom e tudo que é feito aqui não presta. E tem os que acham que tudo que vem de fora é maligno. O meio termo está bom. Assumir que somos um país em desenvolvimento, mas que existe muita coisa boa produzida por brasileiros (Luciana Vendramini).
          [/quote]

          Precisamos é pensar e balancear, e principalmente, acabar com o preconceito: é Brasileiro então é ruim.

          Ah,… Agora lembrei de outro exemplo: Sundown Motos. :D

          O post acima pode conter sarcasmo
          Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

      • ghustavo

        [quote]E A Troller que foi comprada pela FORD? [/quote]
        não estou dizendo que é ruim, mas ela tem renome exterior? é referencia em algo? qual media de pedidos do exterior?
        [quote] e o Linux Kurumin, que era uma boa Distro de Linux, para o usuário comum?[/quote]
        Dispensa comentarios
        [quote]E a Fibra óptica, que foi desenvolvida em Campinas SP, mas teve sua patente, hmmm, registrada , por outros pesquisadores?[/quote]
        mas uma pra conta do Bolso do Brasileiro
        [quote]E Nossa tecnologia de bicombustiveis?[/quote]
        a necessidade faz o sapo pular né, quem ais tinha toda essa diversidade de veiculos a alcool e a gasolina e quiz juntar em um só?
        [quote]E nossa tecnologia de Biocombustiveis?[/quote]
        exporta isso par alugares onde não tem tanto excedente de matéria para produção do mesmo.
        [quote]e o Lula? (Tá, essa foi piada)[/quote]
        esse sim voce deportar
        [quote]Somos PENTA[/quote]
        essa foi a piada né
        __________________________________________________________
        use um estilo inovador de queda ao despencar da montanha

        • http://oxenti.com GuZ

          Olhe… Vc pediu motivos para se orgulhar.. eu citei alguns :)

          Poderia citar a Petrobras também, ou nosso sistema de votação…

          a Tecnologia de Bicombustiveis está sendo exportada. não sei pra quais países ainda.

          [quote]

          Quote:
          Somos PENTA

          essa foi a piada né
          [/quote]

          Foi.

          O post acima pode conter sarcasmo
          Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

          • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

            Não nos esqueçamos da Vale do Rio Doce também! Tá certo que ela tem apanhado muito por causa da crise, mas é uma das maiores mineradoras do mundo…

      • Hawk

        A Bina foi inventada no Brasil também, não foi?

        _____________
        Eu esqueço tudo, sou muito cabeçudo. \o/ < - Pessoa normal, eu -> \O/

        • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

          Ops. comentário errado.

          • Hawk

            O meu ou o seu?

            _____________
            Eu esqueço tudo, sou muito cabeçudo. \o/ < - Pessoa normal, eu -> \O/

          • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

            O meu. :) Fui comentar o que você havia escrito em outro post e respondi aqui. Janela errada. :(

            Mas sobre Bina, parece que já havia sido inventado por um grego (naturalizado “americano”, como de costume).

      • Special_K

        [quote=GuZ]
        E a Fibra óptica, que foi desenvolvida em Campinas SP, mas teve sua patente, hmmm, registrada , por outros pesquisadores?
        [/quote]

        Cara, de onde que você tirou isso ?

        Que eu saiba o *conceito* usado pelas fibra opticas existe há mais de 130 anos. O primeiro cara a demonstrar o apriosionamento de um raio de luz em um meio foi Jonh Tyndall.

        O processo industrial de produção de fibra optica se deve a Antoni Karbowiak e Charles Kao, que em 1966 publicaram um draft sobre o assuntono IEEE.

        Agora sério, de onde vem essa historia de fibra optica desenvolvida em Campinas ? Foi de alguma corrente de email ?

        Por acaso você não estaria confundindo com a *fabricação* de fibras opticas feita pela Sun Quartz, essa sim de Campinas ?

    • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

      Os governos preferem dar incentivos fiscais às companhias estrangeiras. A Gurgel não era exatamente uma forte concorrente às companhias de fora, mas a maior ironia do destino é que ela entrou em declínio justamente pelo incentivo fiscal dado às companhias para produção de carros populares.

      Até hoje essas companhias recebem benesses dos governos estaduais. O problema não é incentivar as empresas de fora, mas deixar de incentivar a indústria nacional.

      • http://oxenti.com GuZ

        3 Possibilidades:
        1-

        Essas empresas já estão consolidadas no mercado internacional e tem uma maior chance de dar certo do que as Brazucas.”

        2-
        Preconceito com o que é Brasileiro

        3- Propina, Máfia, Corrupção :(

        O post acima pode conter sarcasmo
        Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

        • http://meiobit.pop.com.br/o-que-e-uma-salsinha Salsinha

          Todas as alternativas estão corretas. ;)

    • s3th

      [quote=ghustavo]

      Quem vai ser o primeiro a falar mau da Positivo também, uma empresa de tecnologia com capital nacional se dando muito bem, tendo até boatos da Lenovo querendo adquirir a mesma.

      [/quote]

      Quem é de Curitiba (e porventura, quem não é também) sabe que o Positivo na verdade é um grupo educacional (fez a fama como cursinho e agora como Universidade) que começou a desenvolver softwares para serem usados em suas escolas. Aí a coisa foi crescendo e a Positivo Informática virou uma empresa por si só, fabricando computadores e tudo.

      Ou seja, quem não estudou em escolas Positivo, fala mal faz bastante tempo ;) :P :D

      Curitiba 2014

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Lembro que algum tempo atrás teve comentários sobre tecnologia dentro do exército, ai está um ótimo exemplo que o Exército Brasileiro não fica somente no chão com os tanques de guerra, nos céus estamos bem também.
    é bom ver que esse tipo de investimento traz retorno, se o Pais investir cada vez mais em tecnologia e educação teremos mais noticias desse tipo.
    __________________________________________________________

    “Somente a Beira do Abismo que nos vemos Obrigados a Evoluir”

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    :) ELE VOLTOU :)
    __________________________________________________________

    “Somente a Beira do Abismo que nos vemos Obrigados a Evoluir”

  • LapisEBorracha

    Em um outro post sobre os tucanos havia aparecido um monte de gente entendido sobre maquinas de guerras, então se poderem me tirar uma duvida…

    Um helicoptero, um apache ou algum helicoptero similar, não seria mais eficiente que um supertucano?

    • http://oxenti.com GuZ

      Talvez a velocidade de fuga não seja tão boa, ou a autonomia, sei lá…

      é uma boa pergunta mesmo.

      O post acima pode conter sarcasmo
      Carne-seca: Guz.oxenti.com Fotos: fotografia.oxenti.com

      • LapisEBorracha

        velocidade | autonomia

        super tucano 593 km/h | 6 1/2 horas
        apache 365 km/h | 3 horas

        o tucano tem mais velocidade e autonomia, mais o apache poderia decolar de qualquer lugar e poderia levantar vôo com mais carga ( se estiver errado fiquem a vontade para me corrigir)…

        é… teria que ser avaliada cada caso para ver qual seria o melhor, mais é bom ver que o brasil não exporta só banana e jogador de futebol

        • FPViper

          O Supertucano também é conhecido como matador de helicóptero pela baixa altitude que consegue manter sem problemas…

          Mas não dá para comparar um heli com um caça… utilidades diferentes.

          —-
          May the LAG be with YOU!

        • JakeDust

          Só em questões básicas:
          Super Tucano X Apache
          Velocidade de cruzeiro: 530km/h x 265km/h
          Alcance máximo: 4820km x 1900km (em modo de carga, 480km para combate)

          Sem contar que um Super Tucano é de fato mais barato do que um Apache, em todos os fatores possíveis. Claro, o fato de ser um avião e isso permitir o uso de bombas. Compare jogar uma Mk82 e esquecer, gastando menos de 300 dólares com isso. Caro? Qualquer um dos mísseis do Apache não sai por menos de 60 mil dólares, além de terem uma ogiva muito mais leve.

          Fazer guerras hoje em dia é caro… Obviamente, quando você considera que cada soldado no Iraque precisa de 390 mil dólares por ano, e se morrer fará cerca de quatro pessoas mais infelizes com o governo, é muito melhor investir num Super Tucano, que, perto dos 2,1 bilhões gastos com um B-2, é troco de pinga…

          Atualização:

          Lembrei agora que você falou da pista: Vale lembrar que um Super Tucano é menos do que um Apache, e embora não seja tão fácil de pousar em terreno ruim, ainda é absurdamente versátil para pistas improvisadas.

          Da página original no Defense News:

          A briefing slide on the Imminent Fury project obtained by Defense News sister publication Navy Times identifies the need for a “tactical fixed wing [intelligence, surveillance, reconnaissance] platform to provide expeditionary, organic Find/Fix/Finish operations for SOF Forces in a maneuverable, long range, low heat signature platform.”

          (…)

          “It’s not about flying in from 1,000 miles away, dropping some thousand-pound bombs and leaving,” Mullins said. “It’s about working with [the ground force], doing the intelligence preparation of the battlespace, doing a [communication] relay, close air support, eyes on target and if there’s squirters leaving the target, keeping up with them and tracking them down and doing [bomb damage assessment] at the end.”

  • RodrigoCantarino

    Que bom que o Super Tucano está mostrando a que veio. Mas se eu não me engano não é só os EUA que estão afim do nosso avião. Aguns outros paises da América do Sul já fazem uso dele para patrulhar e proteger suas fronteiras. Tudo bem que não é os EUA e nem uma guerra, mas já é digno de destaque também.

  • http://flavors.me/naio21 OMGWTFBBQ

    “Aeronova”? :?

  • bullittkowalski

    Bom mesmo são as brasileiríssimas sandálias havaianas, o melhor artefato de guerra contra as baratas.

    O brasil pode ter know-how em muitas coisas.

    O problema é que o país carece de um pouco de cidadania. Isso é básico pra uma nação que preste.

    Que se dane Super-Tucano, acho que nunca vou usufruir de um. Gostaria que os brasileiros parassem de pensar em si mesmo ao fazer alguém de trouxa.

    • http://www.bizness.com.br sricanesh

      [quote=bullittkowalski]
      Que se dane Super-Tucano, acho que nunca vou usufruir de um. Gostaria que os brasileiros parassem de pensar em si mesmo ao fazer alguém de trouxa.[/quote]

      Brasileiro é o único ser humano que pensa em si mesmo ao fazer outro de trouxa?

      Existem seres em outros povos que fazem outros de trouxa por puro altruísmo?

      Cassio R Eskelsen

  • http://pulse.yahoo.com/_SJE7YVS4PYDO57N4HE6HZ5SUB4 Ben Avraham

    A EMBRAER AINDA É “BRAZILEIRA”…? PENA QUE A A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA AINDA NÃO SABE…!