Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » SOMA, o app de mensagens que conquistou milhões no boca-a-boca

SOMA, o app de mensagens que conquistou milhões no boca-a-boca

Conheça o SOMA Messenger, o rival dos mensageiros instantâneos que conquistou mais de 10 milhões de usuários sem nenhuma campanha de marketing

8 anos atrás

soma-messenger

WhatsApp, Viber, Telegram, Messenger do Facebook e Line são os apps de mensagens instantâneas mais populares, mas é fato que existe uma verdadeira legião de aplicativos do tipo, todos querendo seu lugar ao Sol.

Entre eles está o SOMA Messenger, que embora relativamente desconhecido conseguiu conquistar uma grande quantidade de usuários em pouquíssimo tempo. E de forma impressionante, sem nenhum tipo de campanha de marketing.

O SOMA (sigla para Simple Optimized Messaging App) é fruto de dois profissionais formados em Harvard, Lei Guo e Oliver Hayen. Guo, que atua como CEO também é responsável por outro app de mensagens, o Coco. No caso do aplicativo mais atual, ele e Hayen o lançaram em julho último de forma bem silenciosa, entregando-o para 2 mil pessoas selecionadas através do Coco testarem, e assim o lançou nas lojas online na moita. Em 30 dias a comunidade já havia crescido para 10 milhões de usuários, sabe lá como e sem nenhum tipo de divulgação oficial, apenas no boca-a-boca (similar ao que aconteceu com o game Knights of Pen and Paper, dos brasileiros do Beyond Studios).

O que faria tanta gente adotar um app similar a seus concorrentes? Guo diz que a principal característica que separa o SOMA do WhatsApp, o app mais popular, foi a preocupação de desde o início se posicionar como um mensageiro global e seguro. Ele permite troca de mensagens por texto, voz e vídeo tal qual o concorrente, mas a primeira diferença está por conta da criptografia de dados. Todas as conversas dentro do app são protegidas contra bisbilhoteiros e ninguém de fora tem a chave.

SOMA Messenger — SOMA Group Video Android English

A segunda vantagem é a conectividade. Guo diz que o SOMA conta com diversos servidores espalhados por todo o mundo, permitindo que chamadas de voz e vídeos sejam realizadas com o máximo de qualidade em qualquer lugar. O executivo lembra que por causa de tanto o Snapchat quanto o WhatsApp centralizarem os dados em um só ponto, a comunicação em ambos os casos fica prejudicada.

O app vem sendo elogiado por diversos veículos e pesa contra ele o apenas o fato de ser novo, o que se reflete em poucos usuários. Se ficou curioso, você pode testá-lo no iOS ou no Android.

Fonte: Cult of Mac.

relacionados


Comentários