Meio Bit » Arquivo » Games » Para Ron Gilbert, o formato de episódios não é bom para adventures

Para Ron Gilbert, o formato de episódios não é bom para adventures

Na opinião de um dos criadores do The Secret of Monkey Island, o modelo de episódios não é bom para os adventures e eles explica o porque.

8 anos atrás

monkey-island

Goste ou não desta estratégia, o fato é que a distribuição de jogos por episódios é algo que se tornou bastante comum nos últimos anos. A Telltale Games é certamente a desenvolvedora que mais tem explorado esse modelo de distribuição, mas até empresas como a Capcom já recorreram a ele e pelo jeito ainda veremos muitos títulos sendo lançados “em pedaços”.

Vender jogos por episódios tem sido a maneira ideal para alguns estúdios faturarem enquanto eles ainda estão em desenvolvimento e apesar de essa prática ser mais comum nos adventures, na opinião de Ron Gilbert é justamente este gênero que não funciona muito bem se vendido desta maneira.

Para mim, esses jogos se tratam da construção de mundos sempre em expansão,” explicou o game designer que nos deu clássicos como The Secret of Monkey Island, Day of the Tentacle e DeathSpank. “É sobre começar com o jogador em uma pequena área confinada e conforme ele soluciona os puzzles, você começa a tornar o mundo maior, maior e maior, e então os puzzles podem se tornar mais intrincados e complicados…

Eu não acredito que os episódios sejam um bom modelo, mas acho que o que a Telltale fez, foi que eles tropeçaram no modelo correto. Acho que o segundo The Walking Dead mostrou isso, eles perceberam ‘Oh, é assim que faremos isso,’ e eles simplesmente enlataram todo o resto.

Talvez Gilbert tenha razão em seu comentário e devido a toda experiência que o game designer possui com os adventures, acho que ele deva ser respeitado. Contudo, o sucesso alcançado pela Telltale é algo que também deva ser levado em consideração e no fundo acredito que o importante é que o estúdio conseguiu ressuscitar várias franquias famosas e mais do que isso, fazer com que muita gente passasse a adorar os adventures.

Particularmente não me incomodo muito com os games lançados por episódios, mesmo porque normalmente eu só os jogos depois de toda a temporada ter sido lançada, mas o que você pensa a respeito? Prefere ter toda a história entregue de uma vez ou aceita ter que esperar para ter acesso aos próximos capítulos?

Fonte: Gamasutra.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários