Meio Bit » Arquivo » Engenharia » YES! Finalmente um jetpack decente!

YES! Finalmente um jetpack decente!

Finalmente o futuro parece estar chegando. Um pessoal de Hollywood (a região) criou um jetpack com autonomia decente, finalmente você não vai precisar de trucagens cinematográficas para voar por mais de 30 segundos.

8 anos atrás

Ark-II1

Nos Anos 70 estava na moda, assim como hoje o futuro apocalíptico, mas com menos angústia existencial adolescente. Filmes e séries exploravam com metáforas o medo do apocalipse, que só seria explicitamente tratado no The Day After. Uma das séries mais legais, ao menos para mim era Ark II.

Um coroa com um casal de adolescentes e um macaco (era obrigatório por Lei ter um macaco em toda série dos Anos 70/80) viajava pela desolação dos EUA pós-guerra nuclear/desastre ambiental, tentando resolver os problemas de todos com ciência. O mais legal, fora o trailer em que moravam era o jetpack. 

legal e incrível pois era real, não efeito especial, embora a mágica da edição fizesse desaparecer o maior problema desse tipo de equipamento: autonomia de 30 segundos de vôo.

Jetpacks sempre foram sonho de consumo por suas aplicações variadas, inclusive militares. O destino de grandes líderes seria mudado se tivessem acesso a esse tipo de tecnologia.

imgD53

Só que fazer um homem voar é complicado, demanda muita energia num espaço pequeno. Só agora parece que o código foi quebrado, com o JB-9 que aumenta a autonomia de 30 s para 10 minutos, atinge mais de 200 km/h e altitudes de até 3 km. Combustível? Esqueça o perigoso peróxido de hidrogênio, ele usa o bom e velho querosene.

jetpack-aviation-jb9-jet-pack-14

Melhor ainda: não é uma fantasia onanística de designer, o negócio é real e está voando. O próximo passo agora é enfiar inteligência, pro bicho voar sozinho, ter sistemas de estabilização e controle fly-by-wire, por enquanto estão voando no fly-by-cabo mesmo.

Aqui o vôo inicial dessa belezura:

Jetpack — World's only JetPack flies in New York

Esse aqui talvez seja melhor ainda:

JetPack Aviation JB-9 JETPACK

O pessoal da Jetpack Aviation não está com pressa de colocar o brinquedo no mercado, é uma estratégia acertada. Melhor esperar e ter um equipamento seguro do que lançar correndo algo que só funciona, e garantir que vários retardados vamos nos matar tentando voar com o troço.

Fonte: Gizmag.

relacionados


Comentários