Meio Bit » Arquivo » Games » Como a Nintendo tratou o lançamento do NES

Como a Nintendo tratou o lançamento do NES

Historiador encontra o material que a Nintendo enviou à imprensa na época do lançamento do NES e revela que o interesse de boa parte das crianças da época não era no console, mas em um acessório para ele.

8 anos atrás

nes

Tendo trabalhado em empresas como o Google e a GREE International, Steve Lin é um sujeito que tem tentando coletar o máximo de informações possíveis sobre os videogames e feito o possível para ajudar a manter viva a história da indústria.

Sabendo disso, algumas pessoas enviam para ele qualquer coisa que julguem interessante e há alguns dias Lin recebeu alguns papéis bem antigos que podem ser considerados um documento com valor histórico incalculável, afinal trata-se do material que a Nintendo enviou para a imprensa quando se preparava para fazer o lançamento do NES, console que como sabemos mudou profundamente o mercado.

Algumas fotos do material foram publicadas na conta de Lin no Twitter, com a promessa de que escaneará tudo e enviará para diversos museus e projetos de arquivamento. Mas além da raridade por si só de algo assim, o que chama a atenção são os dados coletados pela BigN na época.

O mais impressionante sem dúvida é o que mais fascinava as crianças da época no Nintendinho, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa, 19% diziam para seus pais que o principal interesse delas era o R.O.B., parcela maior inclusive que os 17% que estavam de olhos nos gráficos de ponta ou nos jogos disponíveis para o aparelho.

nes-robPouco conhecido no Brasil, o R.O.B. (Robotic Operating Buddy), era um acessório para o NES que tinha como objetivo principal mostrar o videogame como um brinquedo, tentando distanciá-lo assim do crash que a indústria de games sofreu em 1983 e que vinha numa versão especial do console.

Apesar de sua aparência simpática e de um enorme potencial para a época, apenas dois jogos foram lançados para ele, o Gyromite e o Stack-Up, e embora o robozinho tenha cumprido sua missão de ser uma espécie de cavalo de Troia para conquistar o público e sido homenageado depois em diversos jogos da Nintendo, a sensação é de que o acessório poderia ter sido muito melhor aproveitado.

Quanto ao NES, apesar de seu lançamento oficial nos Estados Unidos ser considerado o dia 18 de outubro de 1985, muitos americanos só tiveram a oportunidade de colocar as mãos em um no ano seguinte, quando o videogame finalmente chegou a lojas de todo o país, mas mesmo com essa distribuição confusa, uma coisa que a Nintendo afirmava em seu material para a imprensa estava correta, pois nascia ali “uma nova geração de entretenimento caseiro.

Fonte: Polygon.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários