Meio Bit » Arquivo » Internet » China proíbe memes com o Grande Líder da Melhor Coreia

China proíbe memes com o Grande Líder da Melhor Coreia

Nada de “Kim Gorducho 3º”: China quer que cidadãos parem de fazer piadas e memes com Grande Líder Kim Jong-un; resultados de busca já estão sendo filtrados

8 anos atrás

kim-jong-un-001

Ditadores não gostarem de ser alvo de chacota não é novidade nenhuma. Vide o que aconteceu na Rússia, onde o Roskomnadzor, o órgão que supervisiona a mídia do país (resumindo, o censor) proibiu a publicação de memes com figuras públicas, num claro movimento para proteger a imagem do presidente Vladimir Putin.

A Melhor Coreia até que agiria da mesma forma, não fosse a internet do país inexistente. Fora dos domínios do Grande Líder Kim Jong-un as piadinhas correm soltas, inclusive em seu maior aliado, a China. Só que como o governo de Pequim está tentando se reaproximar de Pyongyang, ele decidiu que os memes com o ditador não são mais bem-vindos.

kim-jong-un-002

Isolada do resto do planeta, a Melhor Coreia tem na China seu único aliado de fato, só que as relações com o país não andam muito boas desde que Kim Jong-un assumiu o cargo de Grande Líder após a morte de seu pai, o imortal (eu sei) Kim Jong-Il. Também pudera, a decisão de realizar uma série de testes nucleares e de mandar seu tio (que era pró-Pequim) para a vala e condená-lo ao esquecimento pegou muito mal.

Assim, a China está mexendo seus pauzinhos para se reaproximar da Melhor Coreia, e na semana passada um comitê do Politburo do Partido Comunista chinês visitou Pyongyang, num esforço para estreitar seus laços diplomáticos. O problema para o País do Meio é que Kim Jong-un é alvo de inúmeras críticas e piadinhas na internet local, sendo chamado de “Kim Gorducho 3º” ou 金三胖 (uma alusão ao fato que tanto ele, seu pai e seu avô Kim Il-sung eram/são rechonchudos) e claro, memes com o ditador é o que não falta.

kim-jong-un-003

Só que isso não mais será tolerado. O primeiro movimento nesse sentido foi a publicação na semana passada de uma nota no site estatal Global Times pedindo à população que parem de ridicularizar Kim Jong-un, sob a desculpa de que os memes e piadinhas “não representam o sentimento coletivo do povo chinês” para com o ditador. Ok…

Só que não para por aí: o Escudo Dourado (o firewall estatal) entrou em ação e começou a filtrar e bloquear resultados nas redes sociais e motores de busca do país. Uma busca por 金三胖 no Baidu retorna cerca de 120 mil resultados. Em 2014 a mesma pesquisa retornava cerca de 15,7 milhões de resultados. No Weibo, a contraparte do Twitter a busca mostra zero resultados.

Por sorte, como não vivemos nem na China e nem na Melhor Coreia podemos continuar nos deliciando com os memes tirando onda com o gordinho; já a decisão dos chineses em tentar melhorar a imagem do aliado em seu país censurando a internet nem surpreende, falemos a verdade.

http://www.youtube.com/watch?v=anV3VcMB284ARD — Kim Jong Un Gangnam-Style: "Bumm, Bumm, geil!" | EXTRA 3 | NDR

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários