Meio Bit » Arquivo » Ciência » Outro dia, outro quase-acidente espacial na China

Outro dia, outro quase-acidente espacial na China

Outro dia, outro quase acidente. Agora foi a carenagem de um foguete chinês que se estabacou em um vilarejo. Entre mortos e feridos salvaram-se todos, menos as torres de energia. Da próxima vez talvez não tenhamos tanta sorte.

8 anos atrás

w704

Farei uma previsão, e nem no estilo Jucelino da Luz, é a sério: você lerá aqui, em um futuro não muito distante um post ilustrado com uma lambretinha chata e o título “Eu te disse! Eu te disse!”. Nele falarei sobre como um pedaço de lixo espacial matou um sujeito, no Cazaquistão ou na China, provavelmente.

E não terá sido por falta de aviso. Não é de hoje que todo mundo alerta para esse problema; bases de lançamento em regiões que estão deixando de ser remotas, tanto pela chegada de humanos como com o aumento da potência dos foguetes. 

space-debris-001

Somente uma parte ínfima dos foguetes chega ao espaço, o resto cai de volta na Terra, isso significa toneladas de motores, fuselagens, tanques de combustível e GoPros, principalmente GoPros.

A única coisa que impediu até hoje essas coisas de caírem em cima de um vivente foi a estatística. Desta vez os sortudos foram os moradores de uma cidadezinha chamada Yuanxi, na província de Jiangxi (sim, claro que na China, achou que fosse no Acre?).

Dia 15 a China lançou o satélite APSTAR-9, usando um foguete Longa Marcha 3B, foi um belo e perfeito lançamento noturno, como costuma acontecer quando não estão levando satélites zicados brasileiros. Veja esta bela filmagem do lançamento, feita por alguém em local não-autorizado, perto demais:


Chi Wong — APSTAR-9 Launch

A má-notícia é que a carenagem do foguete, com 10,3 m × 4,5 m e algumas toneladas caiu na tal vila, interrompendo as linhas de energia.

w704 (1)

Deram sorte? Sim, de novo. Um dia acaba.

A nota divertida é que não é só aqui que temos jornaleiros, no South China Morning Post um sujeito claramente incapacitado para escrever sobre ciência especula em seu artigo:

“Não está claro o que aconteceu durante o lançamento que fez com que os destroços se soltassem, mas a reportagem publicada no Diário do Povo diz que o lançamento foi bem-sucedido”

O que fez com que os “destroços” se soltassem? As cargas pirotécnicas que detonaram na ordem e no momento corretos. Veja um teste com a Orion:


NASA Johnson — NASA's Orion Sees Flawless Fairing Separation in Second Test

O que fez os destroços caírem? Este cara aqui.

370F3A74-B9DA-4AF6-A87D-6E9060866E0E

Dada a relação do governo chinês com a imprensa, esse cidadão que falou mal do programa espacial deles sem conhecimento de causa vai passar algum tempo em um campo de reeducação. Espero que tenha aulas de engenharia aeroespacial.

relacionados


Comentários