Meio Bit » Arquivo » Segurança » Helicóptero do Obama: Agora P2P

Helicóptero do Obama: Agora P2P

15 anos atrás

Nos velhos tempos para tirar planos de helicópteros supersecretos do país era preciso voar com eles para a Líbia. Agora com a Internet tudo fica mais fácil.

O helicóptero em questão é o Marine One, helicóptero presidencial dos EUA, na verdade uma frota de VH60N, que em breve serão substituídos por 28 Krestels, a um custo total de US$11,2 bilhões.

Os planos, plantas, circuitos dos aviônicos e vários outras informações secretas foram parar, não muito surpreendentemente, no Irã. Assustador é a forma com que chegaram lá. Não foi nada digno de James Bond.

A Tiversa, uma empresa de segurança especializada em tecnologia peer-to-peer, estava fazendo suas rondas habituais quando deu de cara com as informações, em um servidor iraniano. Traçando a origem, identificaram uma empresa prestadora de serviços do Departamento de Defesa, em Maryland. Um funcionário da empresa baixou um programa P2P (não-identificado) e como a maioria dos usuários, não se preocupou em configurar corretamente os diretórios compartilhados. Com isso todo o computador foi indexado e tornado público. Incluindo as informações sigilosas.

Não há acusações de espionagem, o que mostra que o Departamento de Defesa acredita na máxima "nunca atribua à malícia o que pode ser explicado pela estupidez".

Fonte: MSNBC

relacionados


Comentários