Meio Bit » Arquivo » Software » Diagramas: Mapas Mentais

Diagramas: Mapas Mentais

15 anos atrás

Um tipo de diagrama que venho usando há algum tempo são os mapas mentais. Não fazem parte da UML, mas são muito úteis para organizar idéias, conceitos, simplificar agregados de informações e delimitar contextos. Também podem ser usados para organizar tarefas e responsabilidades de forma mais fluida. O objetivo por trás desses mapas é justamente aproveitar a forma como guardamos informação, através de relacionamento entre texto, imagens, cores, formas, etc.

Um leitor ficou curioso sobre qual ferramenta eu usei para montar os dois mapas mentais do post sobre equipes de software e um outro parece não ter gostado ou não entendeu. Existem várias disponíveis, comercias, livres e gratuitas. Vou abordar 4 delas nesse post.

Uma das mais famosas é a do autor britânico Tony Buzan, o iMindMap. Os gráficos são muito bonitos, a ferramenta é fácílima de usar e gera gráficos parecidos com neurônios. Ele tem uma versão Ultimate que se integra com o Office.

O XMind era comercial, tornou-se livre, roda em Java e possui um download portátil capaz de rodar em Windows, MacOS X e Linux. Copie para o pen drive e fique livre para criar seus mapas em reuniões, não importando a plataforma. Existe a versão Pro dele também. Há uma outra ferramenta livre, chamada Freemind, que atende, mas precisa de melhorar um pouco a interface. Com um download abaixo de 10MB é uma ferramenta básica, mas tudo o que é preciso para criar mapas está lá.

O líder de mercado para Windows é o Mind Manager. Ele é o que melhor se integra ao pacote de ferramentas Office e essa é a grande vantagem dele. É possível gerenciar projetos com o Office e o Mind Manager, passar listas de tarefas para pessoal não técnico. Para quem não precisa de conectar documentação ou notação formal como a UML com diagramas para explicar conceitos aos seus clientes e pessoal não técnico, é uma ótima escolha.

O mapa mental abaixo foi feito com o XMind Free. Clique na imagem para ampliar.

MeioBit_MindMap_Sample

E um exemplo de mapa mental para ser usado como inspiração. Fotos, imagens, cores, texto, agrupamentos. Também são excelentes para anotar de forma visual uma sessão de brainstorm. Clique na imagem para ampliar.

mb_mindmap_desenhado

Fonte: Mind Map Faq, Mind Maps, MindTools

relacionados


Comentários