Twitter libera o envio de vídeos através do navegador

twitter

Dia desses, uma pessoa me procurou pedindo ajuda para postar, no Twitter, um vídeo já pronto que estava no computador. Ela usaria um iPhone para isso e chegou a transferir o arquivo pelo iTunes para o celular, mas ele foi parar no app Vídeos e, a partir dele, não havia como postar na rede social. A solução, bem portuguesa, foi ela enviar o arquivo para um Dropbox da vida e, em seguida, salvá-lo no Rolo da Câmera. Se fosse hoje, a coisa seria bem diferente.

A rede social do mais amado passarinho azul começou a disponibilizar, aos usuários, a possibilidade de enviarem vídeos a partir dos próprios computadores através do navegador. Ao clicar no botãozinho “Tweetar”, o Twitter passa a exibir a opção “Multimídia” no lugar de “Imagens”. Ao clicar no botão, uma caixa de seleção, igual a anterior, é aberta, e basta selecionar o arquivo desejado. E é agora que a coisa fica interessante.

twitter-envio-video-navegador1

Em vez de enviar o arquivo de uma vez aos servidores do Twitter, o sistema carrega um “preview” do vídeo no próprio navegador. Como os vídeos devem ter de um até 30 segundos, um editor é carregado automaticamente e permite que o usuário recorte o vídeo original em um novo com a duração desejada. Uma vez definido qual parte do vídeo se deseja, basta clicar no “Concluído”, preencher com o conteúdo do tweet e aguardar o processamento do arquivo.

twitter-envio-video-navegador2

Nos meus testes, o editor de vídeos funcionou perfeitamente no Chrome #ChromeMelhorEmTudo, Safari e Firefox. No IE 11, ele até deixa selecionar o vídeo, mas o editor não é carregador. Caso alguém tenha tido uma experiência diferente, favor deixar nos comentários.

Confesso que já esperava a disponibilização da opção aos usuários, mas fui surpreendido positivamente com a edição sendo feita localmente no próprio navegador do usuário. Que mais e mais recursos sejam implementadas na melhor rede social já inventada #TwitterMelhorEmTudo, menos a liberação dos 140 caracteres. 🙁

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Jornalista por vocação e em formação, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar
  • Só uma coisa a comentar:
    OBRIGADO!

  • Adriano Garcez

    Só tem uma coisa que falta: selecionar o volume. Sempre fico surdo quando assisto algum vídeo no Twitter.

    • Verdade cara, coisa chata.

  • L L

    Falta pouco e o Twitter vai virar um blog comum…

  • Twitter com “textão” e vídeos…
    Me espanta o “mascote” ainda ser o passarinho e não a baleia … 😛

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis