Pesquisa Revela: humanos não querem carros autônomos

kitt-hoff-1

Eu acho curioso como as pessoas morrem de medo de carros dirigindo sozinhos mas voam tranquilamente em aviões que passam a maior parte do tempo controlados pelo piloto automático e muitas vezes pousam sozinhos. Também entendo que a idéia de não controlar o próprio carro é assustadora: é dar a vitória aos ecochatos, mas ninguém (só os ecochatos) fala em dar controle ao carro 100% do tempo. 

Eu abomino aquela pústula que o Google chama de carro, mas adoraria que meu futuro DB9 fosse inteligente o bastante pra eu voltar da night (significa balada, em português carioca), me deitar no banco de trás e falar “volta pra casa, KITT”. Toca o celular? Tudo bem, o carro assume a direção e você bate papo à vontade.

Isso não parece seduzir os motoristas. Uma pesquisa da Universidade de Michigan com 500 motoristas descobriu que somente 15,6% gostariam de um carro que fosse 100% autônomo. 43,8% não querem qualquer capacidade de controle por parte do veículo.

47,6% das mulheres preferem carros sem nenhuma capacidade autônoma, contra 41,2% dos homens. Para surpresa de ninguém na faixa de 60 anos de idade ou acima, 50% não querem nenhuma capacidade autônoma nos carros. Entre 18 e 29 anos esse percentual cai pra 37,5%.

96,2% dos entrevistados disseram que mesmo nos veículos 100% autônomos querem volante freio e acelerador, nos deixando com um assustador percentual de 3,7% dos motoristas que acham aquela abominação do Google uma boa idéia.

Só que isso já é uma realidade, carros contam com toda sorte de controle de tração e estabilidade, sensores, detectores de ciclistas, radares que detectam obstáculos e freiam ou desviam sem intervenção do motorista… alguns carros hoje são indirigíveis sem o auxílio eletrônico.

Outra pesquisa, dessa vez do Automóvel Clube descobriu que os motoristas também se acham bons demais para os sistemas de baliza automática. 80% disseram que são exímios estacionadores, e só 25% disseram confiar em um carro que estacione sozinho.


Edmunds.com — The Self-Parking BMW i3 | Future Tech

Problema: dessa vez dá para testar, os sistemas de baliza automática estão maduros o suficiente e disponíveis em um número razoável de veículos. Então colocaram à prova. Resultado? Claro que os humanos tomaram uma surra.

Manja os motoristões que se garantem sem o sistema automático? Os computadores estacionaram os carros com 81% menos arrastadas das rodas no meio-fio. Os computadores estacionaram realizando 47% menos manobras, em alguns casos estacionaram de uma entrada só.

Velocidade? Os computadores foram em média 10% mais rápidos que os humanos, e estacionaram 37% mais próximo do meio-fio também. Houve quem apontasse “ahá! Estacionar perto demais pode raspar a roda na hora de sair”, sem perceber que se for por isso criarão um software para tirar o carro da vaga melhor que os humanos incompetentes.

Fonte: Popular Science.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • BassCollection

    São duas coisas distintas. 1. Proporcionar conforto ao motorista! Dirigir no congestionamento até certa velocidade, estacionar sozinho, detectar obstáculos fixos e móveis… Acho que é isso aí. O carro fica com a parte chata e o motorista pega só o filé. 2. Solução para o trânsito urbano. Carros “públicos”, que podem ou não dispensar o motorista, prá cumprir a função de mobilidade nos grandes centros. Pega o carro em um ponto e deixa em outro prá quem quiser usar e se for autônomo, pode ir buscar o próximo passageiro.

  • Diego Marco Trindade

    Nós não precisamos de carros autônomos! Todos os humanos são exímios motoristas! Minha Tia de 65 anos por exemplo, consegue estacionar o carro numa vaga diagonal em menos de 10 min! Meu pai é tão bom que conseguiu pegar 160Km/h numa Parati 1.0 2002, pena que o carro era tão ruim que quebrou o pistão, criando um furo de cada lado do motor!

    Agora me deêm licença que vou voltar para minha máquina de escrever! Mecânica!

    • Por um momento meu sensor de sarcasmo falhou…

    • Lucas Timm

      Volkswagen sempre adorou cuspir biela. 😛

      • Holandês Louco

        cuspir biela e fumaça….

        • adrielmenezes

          E 40 vezes mais poluição que o permitido nos motores diesel

    • Tou batendo palmas, direto de Palmas

      (piadinha horrível)

      Tá passando da hora dos humanos delegarem isso pras máquinas

  • rbsouto

    Autônomo no trânsito lento, rodovias e vias expressas. O Mas só na civilização, com ruas bem sinalizadas.

    Queria ver um carro autônomo nas estradas esburacadas, sem sinalização e mal feitas em Banânia.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Mesmo se funcionasse por GPS, imagino o que aconteceria.

      Na minha cidade tem uma estrada de terra que os mapas do GMaps, do Waze e da prefeitura juram que está asfaltada.

      • Ai o turista abre o Waze, vê aquela pista em “Vermelho” e acha que tem um put# trânsito, quando não passa de uma rua cheia de barro buracos … 😛

    • BielSilveira

      Acho que ele se daria até melhor do que um ser humano.

  • Luiz

    Humanos não são pareo contra soluções de inteligencia artificial criadas para fins especificos.

  • Christian Oliveira

    Culpa da [escreva aqui a celebridade/engenheiro] ser atropelado no teste que foi exibido em rede nacional.
    Alguns até ao vivo.

    • Mas aquele lá foi um ótimo exemplo de carro inteligente, o melhor até hoje. Se a skynet evoluí-se a partir daquele código base não haveria “john corno” algum pra contar história… 😛

      • Christian Oliveira

        Phodeu, diminuiu uns 3 anos aqui na contagem do dia do julgamento, os humanos com medo das maquinas, as maquinas com medo dos humanos, as maquinas não querem esperar para ver o que acontece, então tudo começou no atropelamento da Ana Maria Braga.
        Quem diria!

    • Nome daquilo é Seleção Artificial somado às 3 Leis da Robótica

  • promove

    Eu quero, logo, não sou humano.

  • Well Dias

    Se eu entendi bem, esses números dizem que pelo menos metade dos entrevistados querem algum tipo de automação nos seus veículos. Não está tão ruim assim não. Imagino que tudo é uma questão de tempo, quando começarem a perceber que só tem vantagens ter um carro assim (com a opção de a qualquer momento o motorista ter o controle do veículo) em pouco tempo dominarão as ruas.
    Creio que as próximas gerações, aquelas que hoje são crianças na faixa de 1 ~ 5 anos, possívelmente estarão mais aberto a este tipo de veículos, então carros 100% autônomos serão a regra não a excessão em poucas décadas.

    • Jaffy

      Em 2001 perguntaram se pessoas queriam celular touchscreen. A maioria disse que achava estranho e que preferia o teclado físico.

      Resumo: pessoas não sabem o que querem referente à novas tecnologias até o momento em que ela ou um amigo dela tenha/utilize o serviço.

      • “Se perguntasse aos consumidores o que eles queriam, a resposta seria cavalos mais rápidos” – Henry Ford

        • Se Jobs não tivesse ouvido os consumidores, o iPhone estaria sem apps até hoje.

          • Acho que não. Os engenheiros da Apple não eram burros, eles já fizeram o sistema desde o inicio pensando em aplicativos. Tanto é que na época, a galera de jailbreak tava mostrando o tanto que era mais fácil fazer qualquer app nele em comparação com um Palm ou um PocketPC.

            Agora a coisa toda da loja, e o SDK dou por certo que não estavam prontos na época do lançamento.

            Ouvir o consumidor só presta até a página um e olhe lá. Depois disso tu taca fogo no que ele falou e acende um cigarro com isso.

            Everybody Lies.

  • Talvez eu seja apenas preguiçoso, mas quanto mais automação melhor. Se o carro estaciona sozinho, por que vou me preocupar em fazer isso manualmente?
    Se eu informar o endereço de destino e ele for automaticamente para lá melhor ainda, adoraria dormir no banco do carona ou do motorista até chegar ao meu destino.

  • Wagner Felix

    Acho que o problema de “confiar” num carro que se dirige sozinho é que são muito mais variáveis envolvidas que num vôo…
    (E que controlar algo é sempre muito mais legal do que assistir… Que digam os irmãos mais novos com joystick desconectado)

  • Tá tem carro que sai da vaga sozinho, também! Faz todo o procedimento até “embicar” para fora, quando então o ser inferior (o humano) assumirá o controle 😀

  • Thiago

    Quando todos os carros forem autônomos, haverá a possibilidade de uma gestão autônoma do trânsito também… Carros entrando e saindo das ruas sem precisar aguardar alguma brecha, velocidade regulada para entrar nas ruas nos melhores momentos.

    Resumindo: O trânsito irá fluir

    • James McBryan

      A menos que vc seja um inimigo do Estado. Nesse caso o Grande Irmão pessoalmente irá parar seu carro e desviá-lo para a chefatura mais próxima. (Não confio em alguém guiando meu carro que não seja eu ou ele próprio).

    • Isso se acontecer algum dia, duvido muito que vão tirar o direito das pessoas dirigirem seus carros, e também obriga-las a trocar seus carros antigos pelos modernos, entao enquanto tiverem humanos dirigindo e andando na rua o esquema não funciona. talvez daqui uns 200 anos quando não existirem mais carros antigos funcionais, exceto em cuba, isso possa ser possivel.

  • Giovane

    Meu carro entra e sai da vaga sozinho! Ainda bem, eu assumo que sou horrível de baliza 🙂

    • Holandês Louco

      Eu fiz o test drive no focus com estacionamento automático. 90% das pessoas estacionariam mais rápido que o carro sozinho…
      Os demais 10% ficaram felizes com a invenção.

      • Rodrigo Monteiro

        Eles deviam fazer um esquema que quando o carro detectou que cabe na vaga voce ja pode sair e ir embora que o carro tranca tudo, estaciona e depois desliga… Ai o perdido de estacionar um veiculo atunomo seria zero…rsrs

  • Oliver Wilson

    Gosto de carros. Mesmo assim, adoraria ter um “KITT” pra me levar pra casa. Acho o trânsito muito chato.

  • KITT, aquele motoboy tentou quebrar o retrovisor, acionar misseis … o/

  • Klotz

    Gostaria de sair pra uma viagem de 6 horas à meia-noite, reclinar o banco, o carro se dirigir e eu me reclinar e dormir a viagem toda.
    Outra: um desviador automático de buracos.
    Ou ainda: um sistema que indique se vem carro na outra direção (e a que distância está, quanto tempo tenho para ultrapassar), naqueles momentos em que estamos presos atrás de um caminhão a 20km/h completamente sem visibilidade.
    Tecnologias no carro? Sim, por favor!

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Acho muito interessante mais tecnologia no carro. Tudo o que vier pra auxiliar e evitar cagadas é bem-vindo. Aquela tecnologia pra estacionar o carro sozinho é mágica, não acredito que tem gente que não concorda com isso.

      Mas eu sou um cara que gosta de dirigir. Adoro pegar uma estrada, é uma sensação boa. Gostaria muito de um carro autônomo, mas que me permitisse assumir o volante a qualquer momento, sem ficar se metendo.

      • Marcos Balzano

        Adoro dirigir também, mas há anos não tenho prazer nenhum em pegar o carro e ir para qualquer lugar. Se para eu chegar no ponto B, só preciso falar Jarvas, me leve para o lugar X, e ir na boa, pagaria para isso facilmente.

  • Gink Labrev

    Lembrei da frase de Henry Ford: “Se eu tivesse perguntado o que as pessoas queriam, elas diriam um cavalo mais rápido”.

  • Mesma ladainha quando em 80/90 colocaram um negócio nas mesas dos gerentes e supervisores chamado “computador” no lugar da maquina de escrever. A maioria achava que aquilo não servia para nada e não queriam usar.

  • Papel Alumínio

    Mas essa pesquisa é meio furada.

    Se em 2000 perguntassem quantas pessoas gostariam de ter um tablet, a pesquisa retornaria um resultado pífio, afinal, ningém havia usado um tablet para ter opinião formada no assunto.

    É a mesma coisa perguntar para motoristas que nunca estiveram em um carro 100% autônomo se eles gostariam de um carro 100% autônomo.

  • Ricardo

    quando um carro autônomo fizer alguma “cagada” (passar por cima de alguém, bater, parar por algum motivo, exceder a velocidade)… pra quem vai a multa?

    • Pro fabricante do carro, se estiver dentro da garantia e se o carro não for tunado.

  • Verdade não quero um carro autonomo, não confio que ele vai ser esperto o bastante para se preparar para todas as variaveis dos outros motoristas humanos/ pedestres/animais. Pra mim um carro com direção eletrica, cambio automatico esta otimo. Mas algo que dou valor em ser 100% autonomo é o sistema de metrô. Se tivessemos em todas as cidades um sistema de metrô realmente eficiente, que tivesse estações em todos os bairros, diminuiriamos a poluição, o stress do transito, os atrasos, diminuiriamos os custos do transporte publico e praticamente nem precisariamos de transporte particular, que usariamos mais para coisas especificas, como viagens, ou carregar crianças pequenas.

  • É uma questão de ego. A pessoa quer mostrar que é o cara, que dirige bem. Um sentimento machista ainda, em que a garota chega com o carro e o namoradão faz ela passar pro banco do carona, pq ELE é quem tem que estar no comando (de minha parte, ODEIO dirigir. Sempre que posso deixo minha mulher no volante, enquanto ela fica xingando igual a um pirata)

    • Cara, não acho ruim dirigir, mas não pensaria nem por um segundo em ter um carro a lá minority report.

    • adrielmenezes

      Porque ela xinga igual um pirata?

      • Porque ela dirige bem pra , mas não tem a menor paciência com imbecis no trânsito carioca, vc precisa dirigir mais se preocupando com o que o FDP do outro carro vai fazer

    • Nada que um “Marlboro Man” dos carros autônomos não resolva.

  • Gosto de dirigir carros E pilotar motos.

    Mas na boa, seria do caramba poder dormir ou trabalhar enquanto tou no trânsito (saca minority report?). E olha que falo isso morando no interior, que nem passo raiva no trânsito, nem fico mais de 30 min dirigindo.

    Penso que tempo no trânsito é a coisa mais desperdiçada possível, além de sermos absurdamente incompetentes dirigindo.

    Como o Cardoso falou, num carro moderno quem faz boa parte do trabalho são os computadores. Duvido que alguém aqui prefere dirigir um passat da década de 80 no lugar de um sedã atual (Corolla, Camry, Civic, etc).

    Entendo o pessoal ter esse medo, mas é coisa de quem nunca usou. Do mesmo jeito que as pessoas eram reticentes com máquinas de lavar roupa e louça as pessoas são com carros autônomos.

    Estou esperando saporra ansiosamente. E nem entro no mérito da diminuição de acidentes.

  • Holandês Louco

    Eu queria um carro autônomo para poder voltar do bar para casa sem ter que usar táxi ou me arriscar a ser multado/preso. No resto do tempo eu iria querer estar no controle.

  • Rolando

    Acho que dirigir para muitas pessoas é um ato prazeroso, que passa a sensação de autonomia e um carro 100% autônomo acaba com essa sensação e basicamente te transforma em um passageiro de um táxi.

  • Rodrigo Monteiro

    Engraçado, diferente da maioria quero muito um carro que estaciona sozinho… e gostaria de um carro com a opção de direção autonoma (acredito que usaria ela 90% do tempo) desde de que fosse eficiente né…

  • “Também entendo que a idéia de não controlar o próprio carro é assustadora: é dar a vitória aos ecochatos.”

    O que uma coisa tem a ver com a outra? o.O
    Carro autônomo está ligado a segurança e comodidade. Talvez o Cardoso esteja fazendo uma referência a um potencial ganho em desempenho? Juro que não entendi. Alguém me explica?

  • Lui Spin

    Eu com um controle de velocidade eletronico ja ficaria feliz.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis