Meio Bit » Arquivo » Indústria » Confira vídeo do Venice, o BlackBerry que vai rodar Android

Confira vídeo do Venice, o BlackBerry que vai rodar Android

Surge hands-on do Venice, o esperado primeiro smartphone da BlackBerry que rodará Android; experiência é bem próxima do sistema puro

8 anos e meio atrás

blackberry-venice

Parece que agora vai mesmo. A BlackBerry bem que tentou, mas como se atrasou demais em modernizar sua linha de smartphones ela viu o BB10 comer poeira, mesmo sendo um bom sistema mobile rodando em aparelhos de respeito. Assim, a solução para não se tornar ainda mais irrelevante foi abraçar o Android.

Mês passado um YouTuber brasileiro colocou as mãos num protótipo do Passport rodando o sistema do Google, mas tudo leva a crer que se trata de um modelo de testes, não destinado à produção. O mesmo não vale para o Venice, esse sim creditado como o futuro primeiro Android da ex-RIM. E depois de diversas fotos vazarem, agora temos um hands-on do smartphone em vídeo.

A situação em que a BlackBerry se encontra hoje não é das melhores, mas já esteve pior. O CEO John S. Chen conseguiu conter a crise se focando principalmente onde a empresa mais se destaca, o mercado corporativo (mais precisamente segurança). Ao se voltar novamente para o setor mobile, a empresa entendeu que fazia mais sentido “voltar às origens” do que tentar se modernizar, por isso voltou a cometer um aparelho com teclado físico. O Passport pode ser considerado um retrocesso de várias maneiras, mas curiosamente ele foi até que bem recebido.

Só que a BlackBerry não mais acreditava tanto assim no BB10, e começou a ver o Android como uma alternativa. Primeiro Chen declarou que a companhia cometeria um aparelho para o robozinho se conseguisse fazê-lo tão seguro quanto seus outros lançamentos. Depois revelou que a BES 12, sua plataforma corporativa passaria a dar suporte ao Google, aumentado a intensidade dos rumores.

Não demorou muito e o Venice começou a pipocar aqui e ali. Depois de renders e fotos um tanto suspeitas e outras nem tanto, agora surge um vídeo mostrando o smartphone em funcionamento:

http://www.youtube.com/watch?v=a2-bR5zFbzwBaka Mobile — BlackBerry Venice

Algumas coisas legais a se notar: aparentemente a BlackBerry está fazendo um bom trabalho na customização do Android 5.1 Lollipop (embora ele ainda não esteja pronto), pois ele está bem próximo da experiência pura e das versões presentes nos aparelhos da Motorola. A tela pode ser desbloqueada com dois toques, e os botões virtuais receberam funções adicionais os serem segurados por um tempo: atalhos para o Google Now, o Device Search e o BlackBerry Hub, esse último portado do BB10.

O teclado QWERTY físico é acessível de forma simples (ele possui função trackpad como o presente no Passport), e segundo o autor do vídeo o Venice é confortável de se usar tanto aberto quanto fechado. Até onde sabemos ele contará com um SoC Snapdragon 808 da Qualcomm, hexa-core 64 bits com dois núcleos Cortex-A57 de 1,82 GHz; quatro A53 de 1,44 GHz e GPU Adreno 418, 3 GB de RAM, display de 5,4 polegadas com resolução Quad HD (544 ppi) e curvo nas bordas, câmera principal de 18 megapixels e frontal de 5 MP. Infelizmente o vídeo não informa o espaço interno e não temos testes mais profundos.

De qualquer forma, o vídeo menciona que o Venice em questão é uma “versão de avaliação”, portanto seu design não vai mais mudar. Quanto ao software interno: embora esteja rodando o 5.1 Lollipop, como ele é esperado para o fim do ano é possível que ele chegue às lojas já rodando o Android 6.0 Marshmallow, embora temos que levar em conta a capacidade da BlackBerry de blindar o aparelho, segundo suas próprias declarações. Caso contrário ele virá com sabor de pirulito mesmo, e receberá o update depois.

fonte: Baka Mobile.

relacionados


Comentários