Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Polícia de Los Angeles agora armada com um Tesla P85D

Polícia de Los Angeles agora armada com um Tesla P85D

O que é mais assustador que um carro da polícia atrás de você? R.: um carro da polícia silencioso, quase stealth e que COME qualquer coisa nas ruas em termos de velocidade e arrancada. É o Tesla S P85D com modo Ludicrous que a Polícia de Los Angeles comprou, junto com outros tantos veículos elétricos e híbridos. Você tem o direito de permanecer em silêncio, e a polícia também!

8 anos e meio atrás

spinner

Durante a Lei Seca nos EUA os contrabandistas de bebida começaram a usar carros normais com compartimentos secretos e motores envenenados, assim conseguiam fugir da polícia e se misturar na multidão. Com o tempo esses contrabandistas começaram a se encontrar, disputar quem tinha o carro mais rápido, e assim nasceu a NASCAR.

A polícia aprendeu a lição e começou a investir em carros cada vez mais rápidos e possantes, eram muscle cars disfarçados de sedans normais, com motores mais possantes, mexidos, suspensão de corrida, o escambau.

LAPD-Patrol-Hollywood-1

Com o tempo perceberam que isso era legal mas ficava caro. A tecnologia dos rádios melhorou, helicópteros começaram a ser usados, engarrafamentos aumentaram e parou de fazer sentido ter um Ford GT calibrado pra fazer patrulhamento do bairro.

Claro, nunca chegaram ao padrão brasileiro, de colocar nas mãos da polícia os carros mais baratos e fracos do mercado. Em 2013 a polícia de Los Angeles comprou 50 Ford Interceptors e 100 Dodge Charger Pursuit, mas com uma diferença: ao contrário dos tradicionais V8, o motor escolhido para os Chargers foi um V6 de 3,6 litros. A economia de combustível seria considerável e a perda em performance, desprezível.

Um carro policial é capaz de passar a vida inteira sem participar de uma perseguição. Um bloqueio não exige motor, e drones e helicópteros são muito melhores coordenando uma interceptação do que um carro correndo desesperadamente naquele rio cimentado que usam em todo filme em LA.

Usando o bom senso a LAPD comprou em regime de leasing (eu nunca entendi como isso funciona) 160 carros elétricos e 128 híbridos. Eles já têm 23 scooters e 3 motos elétricas, pretendem que 50% da frota leve seja elétrica até 2017, e até 2025 80% dos veículos adquiridos também serão.

Junto com o pacote veio um Tesla S P85D, aquele monstro com 691 bhp de potência, que quando em modo Ludicrous (além do Modo Insano) faz 0 a 100 km/h em 2,8 segundos; com velocidade máxima de 249 km/h.

tesla-model-s-jpg

Claro, provavelmente só será pilotado pelo equivalente do Comissário Gordon, mas é uma boa experiência para determinar se a autonomia de 480 km é adequada para o uso diário. Fora a vantagem de chegarem no local do crime em total silêncio.

Claro que tem todo um fator propaganda, em países decentes ninguém pensa em equipar uma frota policial com carros de US$ 120 mil, mas é chique mostrar que se está em dia com as novidades. Tipo a polícia de Dubai, que adora esse tipo de propaganda:

dubajcar

De qualquer jeito essa situação é provisória, Blade Runner se passa em 2019 então só faltam 4 anos para termos Spinners como o do Harrison Ford, dirigido pelo Comandante Adama, olha o luxo!

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários