A Conspiração da Canola estava correta! (a outra)

non-gmo-canola-seed-3

Não que a internet careça de conspirações retardadas mas mesmo dentre elas algumas são especialmente dementes. Como a da Canola. Um grupo de idiotas começou a espalhar uma bobagem com o ridículo título “a planta que deus não criou” e transformou a Canola em uma espécie de Audrey, ou naquelas vagens do Invasores de Corpos.

Os retardados dizem que a Canola não existe, é criada por engenharia genética, o óleo era usado originalmente para fins industriais e é parente da mostarda, usada para fazer o terrível gás mostarda usado em guerra química. 

Resumindo: a Canola existe, ela é uma variedade da Brassica rapa, parente da mostarda (mas não se falam). Ela foi criada através de cultivo seletivo, igual a todas as plantas que consumimos hoje, nenhuma planta doméstica se assemelha ao antepassado nativo. Essas variedades são obtidas com cruzamento seletivo, em 1970 não havia engenharia genética para “criar” plantas.

O óleo é usado em atividade industrial? Sim, como um zilhão de outros compostos orgânicos, azeite de oliva é usado para fazer sabão e pesticida. Quanto ao gás mostarda, tem esse nome por causa da cor e do cheiro, que lembra mostarda, do mesmo jeito que cianureto de potássio tem odor de amêndoas, uma mera coincidência química.

Quanto ao nome, a planta tem vários, Canola é uma sigla, Canadian Oil Low Acid que virou sinônimo da planta. Como Chester, que é vendido como “algo” mas no fundo é um frangão. O nome mais conhecido da planta da Canola é rape, com o óleo sendo chamado de rapeseed oil. Convenhamos, “Óleo de Estupro” é o nome do pior lubrificante íntimo possível, e por marketing preferiram se distanciar dessa conotação.

Já a outra Conspiração da Canola é bem diferente. Tem a ver com este óleo aqui:

2

O FireClean é agressivamente anunciado como um excelente óleo para limpeza e lubrificação de armas de fogo, isso é essencial se você vai armazenar (sem trocadilho) sua arma por vários meses. Os atiradores acreditam no produto, e pagam o preço mais caro, mas algo não cheirava bem.

Um sujeito postou um vídeo demonstrando que FireClean pegava fogo de forma idêntica a óleo de cozinha, fez várias alegações, suspeitas surgiram e desencavaram uma patente do criador do FireClean sobre… uso de óleos vegetais na lubrificação de armas.

Um blogueiro resolveu investigar, e com a ajuda de um professor em uma universidade, examinou três amostras: óleo de canola, óleo vegetal (de soja) e o tal FireClean. Eis o resultado da espectroscopia:

vegetable-oils-IR-data

A FireClean respondeu que não é nada disso, que o produto deles é excelente, alta tecnologia, etc.

A análise diz outra coisa, indica que FireClean é essencialmente canola. Funciona? Com certeza, os consumidores não têm nada a reclamar, mas se novos estudos concluírem que o tal produto é realmente canola, o mercado de armas terá chegado ao mesmo nível dos audiófilos e seus cabos caríssimos e inúteis.

Fonte: The Firearm Blog.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Atrollando Natuacara

    Nesse mercado de apreciadores de armas (armofilos?) terá futuramente um anúncio tipo: “novo óleo de limpeza com fragrância de Bacon.. Compre agora é leve também a que deixa fragrância de presunto ao disparar a arma”

    • OverlordBR

      Bacon é vida!

      • Atrollando Natuacara

        De Bacon a vida.

      • Christian Oliveira

        !!

      • Exceto se você estiver do lado errado da arma.

    • Bacon não pode, vai estimular tiroteios. Logo teremos uma versão com cheiro de “frango frito” e ai f-udeu. Vai ser pior que biodiesel.

      nada de preconceito nhein pe-pessoal … 😛

      • Filipe Bello

        Hahahahahhaha, essa foi mancada…

    • Ivan

      usam armas para fritrar bacon, dizem que é o jeito americano de fazer bacon.

  • OverlordBR

    Se o pessoal está tão preocupado em não consumir ácido erúcico, deveria parar de comer couve, nabo, rabanete, couve-de-bruxelas (alguém come esta bagaça?) e couve-flor, por exemplo.

    Mas não, né… claro que o vilão é o óleo de canola.

    Mas dane-se… quem gosta de cozinhar não curte óleo de canola mesmo: o ponto de fumaça dele é baixo perto de outros óleos então limita o preparo de alguns pratos.

    • Nenhum óleo me convenceu a abandonar o de oliva. Mas na manteiga também vai bem xD

      • bruno miranda

        Bom mesmo é misturar os dois.

      • Lucas Timm

        Como Atkiniano, uso muito óleo de côco. E manteiga mesmo, da mais vagabunda e gordurosa o possível.

        • Voc^}e sabe que ele morreu do coração, né? 😛

          • Lucas Timm

            Hehe, sim… 😀

          • Maom

            Mas ele fez um estudo incrível para fazer com que os preocupados filhos e a zelosa esposa permitissem que ele, um senhor de idade, pudesse comer bacon, queijos e muita carne vermelha até o fim de seus dias. O cara foi um gênio. Só faltou incluir na sua pesquisa o benefício de se beber cerveja e fumar charuto.

          • Teve um maluco, que ficou mais de um mês, só com cerveja …

            http://www.vice.com/pt_br/read/esse-cara-vai-se-alimentar-so-de-cerveja-por-40-dias

            Juntem os estudos… XD

          • Lucas Timm

            Ele até tentou, mas cerveja é virada em carboidrato.

          • K9s10

            kkkkkkkkkkkkkk

        • Você idolatra o Mister Bean?

      • Mas eu não esquentaria muito o óleo de oliva se fosse você

        • OverlordBR

          Verdade.

          Azeite de oliva é melhor nem esquentar…

        • Tem que saber usar, e pra fazer na panela de refogue tem que usar só um fiozinho de óleo. Eu não to fritando pastel né haha.

        • Lucas Timm

          Perde as propriedades, mas não perde o gosto.
          (Ou seja, foda-se as propriedades).

      • Manteiga já tem um ponto muito forte pro não ser vegana. Isso obviamente significa que é muito melhor e mais saborosa.

    • Couve-de-bruxelas fica ótima cozida no vapor e coberta de alho frito na manteiga….

      Pagar mais que o dobro num óleo que quando aquecido, tem as mesmas propriedades do que o de soja, algo semelhante com o azeite.

  • Outro dia, eu tentei explicar que todos os alimentos que consumimos hoje em dia são derivados (a partir da seleção artificial) de plantas completamente diferentes do que pode ser encontrado na natureza. Me chamaram de maluco que acredita em pseudociência.

    Hahaha ignorância é uma praga.

    • Guilhermo

      Ou uma benção.

    • OverlordBR

      É aquela turminha que afirma que o glutamato monossódico faz mal a saúde mas continua a comer tomate, peixes, carnes, a beber leite, queijo, a dar de mamar (leite materno tem um monte)… esquecendo que o mesmo é encontrado naturalmente nestes e em outros alimentos.

      Pelo jeito, os malditos japoneses são imunes aos terríveis danos causados pelo glutamato, não é? 😉
      Aqueles seres do futuro consomem grandes quantidades há centenas de anos.

      Obs: as rações militares japonesas na Segunda Guerra eram mais saborosas exatamente por causa do glutamato. 😉

      • Os japoneses adquiriram imunidade após a bomba de hiroshima e nagasaki. Não ganharam super poderes, mas as lagartixas cresceram muito, uma inclusive participou de vários filmes.

      • Filipe Bello

        Nem vem, eu assisti Southpark e sei quais são os riscos da ingestão de glútem.

    • Rodrigo M

      Manda uma banana selvagem para essas pessoas:

      • A banana até que ainda é parecida. Quero ver quando eles encontraram a “cereja” que deu origem a maçã.

        • bruno torrente

          Opa conhecia varias dessas historias mas essa da maça para mim é nova …

          Alguma fonte ou nome técnico para quando precisar mostrar aos céticos ? 🙂

          • Vixi, eu tinha aprendido no treinamento da firma que eu trabalhava (exportadora de grãos e outros alimentos). Depois cato uma fonte confiável pra ti, to na aula agora.

          • Fuçando, achei um paper interessante. Ele explora as prováveis origens dos diversos tipos de maçã, e como tem variedade de maçã!

            “One of these, Malus baccata (Siberian Crab), has small, red fruits that hang in clusters and are bird-dispersed (Fig. 1).Malus baccata might have had a wider distribution than that of the present day, and we think that populations became ‘trapped’as the Tien Shan began to rise out of the Tethys Ocean. Over seven million years, perhaps up to ten million years, mammals, such as bears, acted as distribution vehicles by
            selecting the largest and juiciest fruits; a small, bird-distributed, cherry-like delicacy giving way to a large mammaldistributed form. Small apples have even been observed to pass intact through a bear’s jaw and guts; it should be noted, however, that apple seeds retained in the apple core do not germinate.

            (…)

            The morphological, biochemical and molecular variation within wild apple indicates that the
            earliest selections of domesticated apples could have come directly from the wild apple, without the involvement of other species. However, later hybridizations could have been important in the creation of new cultivars that carry economically important characteristics.”

            Fonte: http://www.botany.wisc.edu/courses/botany_940/06CropEvol/papers/Harris%2602.pdf

            Não é o único estudo que sugere que a origem da maçã vem de frutinhas pequenas que crescam em pequenos galhos, parecidas com cereja. A figura 1 ilustra isso muito bem. O paper também faz uma distinção legal do que “wild apple” significa em cada região e como os diferentes usos antigos deste termo dificultam o estudo.

            Além de apontar pra mesma origem, este estudo se aprofunda no processo de “domesticação” da maçã e por que este gerou tantas variações:
            http://journals.plos.org/plosgenetics/article?id=10.1371/journal.pgen.1002703

          • bruno torrente

            Realmente interessante.

            A esses textos botânicos da modernidade, apelando para genética em vez de pura observação evolutiva, pura herezia 😉

        • Ivan

          wat?

      • Theuer

        E as avise que terão que buscar lá na casa do chapéu, já que banana não é brasileira.

    • Daniel Peixoto

      uma praga encontrada na natureza ou derivado a partir de seleção artificial?

    • Manda comerem teosinto

    • Darkness

      tenta explicar q couve, couve flor, brocolis e repolho são partes e variações das partes de um tipo de mostarda, ih, olha ai a mostarda d novo

    • Unfear

      Como a natureza (ou sua divindade favorita) é perfeita, kkkk.

    • Maxnoob

      Vide a banana -não pera…

  • Christian Oliveira

    Algum maluco no trampo veio com essa história da Canola e outro já emendou “igual o chester”.
    A prova cabal de que estavam certos é que nuca viram nem pé de canola e nem pé de chester só peito.
    Coitado do ar que respiramos.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Se a Canola faz mal porque foi criada a partir de cruzamentos genéticos então esse povo deveria parar de comer carne vermelha imediatamente. Praticamente toda raça de gado de corte (e de leite) criada no mundo veio de algum cruzamento.

    • James Ocelot

      não esquece da banana!

      • A banana foi trazida por aliens.

        • James Ocelot

          Aliens que criaram a banana transgenicamente!

          • Para não brilhar no escuro e poder ser consumida sem medo, para seguir com seus planos de …

        • Ivan

          banana é prova do design inteligente, pena que só fez isso bem feito, então é meio burro.

      • A banana, o milho, a laranja… a lista não acaba nunca, se começar a enumerar 😀

    • Ivan

      milho então deveriam nem olhar.

      • Claudio Roberto Cussuol

        Se o cara realmente resolvesse parar de comer milho iria ter que viver de luz.
        Eu vi um artigo sobre um estudo onde procuraram por marcadores quimicos. Em praticamente tudo que se vende no supermercado tem milho na composição, direta ou indiretamente. O milho é utilizado como açucar (na forma de xarope), é utilizado para alimentar os animais nos produtos que contém carne, etc. etc. etc.

        • Ivan

          Milho deve ser um dos vegetais mais modificados pela seleção artificial.

        • Maom

          É só vc comprar milho em conserva que aí não vai ter milho… Vai ser algum composto de soja no formato de milho com aromatizante e tal… 🙂

          • Claudio Roberto Cussuol

            Isso me lembrou uma cena do filme “O Sexto Dia”, onde a filha do Schwarzenegger pergunta se ele prefere a banana com sabor de queijo ou de presunto e ele responde: “Não tem uma com sabor de BANANA?”

          • Capaz … XD

        • “Em praticamente tudo … milho … O milho …, é utilizado para alimentar os animais nos produtos
          que contém carne, etc. etc. etc.”

          O milho também é utilizado para alimentar os animais que consomem carne … vide Skol, Brahma, Schin … XD

        • ElGloriosoRangerRojo™

          Não podemos nos esquecer da Mandioca também! =D

          • Lucas Timm

            Eu estou saudando a mandioca

        • Jaffy

          Ainda bem que o povo que mora na zona rural ainda consegue fugir dessa industrialização massiva.

      • Jacqueed

        cerveja no brasil…..

        • Ivan

          huaehuaeha boa

  • Não achei pelo mesmo três reportagens que editei sobre canola….

  • abraaocaldas

    Eu já desisti, quer acreditar em papai noel e na Bela Gil, fod*-** .

  • Islan Oliveira

    É a mesma paranoia besta que as pessoas tem com transgênicos.

  • Xultz

    Eu não consegui enxergar a diferença do óleo de soja e de canola, este teste mostra que eles são iguais?

    • Ivan

      nao

  • italberto

    Sempre achei que a galera da computação era irritante por duvidar de tudo, aí você tem sempre que provar por a+b que você está certo ou dar de cara na parede e admitir o erro. Mas esse cara foi longe demais, muito longe, mais longe do que qualquer outro jamais esteve.

  • dankasmoraes

    Ahh o canada… país da grande cidade de Tisdale:

  • Vendendo óleo de canola refinado como se fosse um super “wd-40 ou corrosion-x” pra manutenção de arma, praticamente “banana a preço de ouro”? Parece até coisa da Banânia do Brasil.

    Onde fica essa fábrica mesmo? 😛

  • Rolando

    Essas associações bestas que tentam depreciar um produto achando que as outras pessoas são tão idiotas quanto eles são o cumulo do ridículo, por exemplo como você disse o azeite de oliva é usado para fazer sabão e pesticida, logo para idiotas o azeite de oliva deve ser um produto terrível que não pode ser consumido.

  • Havary Camara

    Soh pfv não usem óleo de canola. Fiquei no de oliva ou óleo de coco para cozinhar. Muito mais nutritivo. Quem quiser saber mais procure as palestras no Lair Ribeiro no youtube. abs

    • O Datilógrafo da AEB

      Uso até a margarina de canola, e ainda derreto para fritar o ovo.

    • abraaocaldas

      Não adiantou nada ler o texto né…

  • Guto Sol

    Supondo que a colza utilizada no CANOLA seja obtida através de melhoramento genético a fim de diminuir o nível de ácido erucico e não seja transgênica como muitos blogs tem anunciado por aí. Isso não muda o fato de o consumo a longo prazo deste ácido não ter estudos suficientes, podendo ser danoso a saúde, contrariando a grande propaganda deste óleo. É interessante analisar a história da inclusão deste recente óleo no mundo do comércio massivo, e as grandes corporações envolvidas.
    De qualquer maneira qualquer óleo vindo em uma garrafa plástica armazenado por meses nas prateleiras de um supermercado não é uma boa opção alimentar, e como esta é a realidade massiva deste tipo de óleo no Brasil, não há por que consumí-lo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples