Meio Bit » Arquivo » Software » Não quer o Windows 10? Seu PC vai baixá-lo mesmo assim

Não quer o Windows 10? Seu PC vai baixá-lo mesmo assim

Microsoft bancando o chato: arquivos da atualização para o Windows 10 estão sendo baixados em PCs de usuários que não solicitaram o update

8 anos e meio atrás

windows-10

A Microsoft está plenamente convencida de que o Windows 10 é um sucesso. Também pudera, em pouco tempo a nova versão do sistema operacional foi instalada em mais de 75 milhões de computadores. A facilidade de atualização e a oferta do upgrade gratuito foram fatores importantes nessa boa receptividade.

Claro que nem tudo é perfeito, há muita gente que levantou as sobrancelhas devido aos pontos cegos sobre privacidade. Esses e outros motivos estariam levando muita gente a postergar ao máximo a atualização. Só que a Microsoft não quer perder espaço, e está determinada a empurrar a atualização goela abaixo de seus usuários.

Algumas pessoas estão reportando que suas versões anteriores do Windows (a saber 7, 8 e 8.1) estão baixando os arquivos de atualização do Windows 10 silenciosamente, sem nenhum tipo de solicitação. Nenhum destes fez a reserva do SO e ainda os mais de 6 GB de dados estão lá na pasta oculta $Windows.~BT. Isso está deixando muita gente fula, pois não estão a fim de atualizar e ainda assim a Microsoft estaria julgando o update necessário (para obrigatório, só falta mesmo a atualização ser forçada) e passando por cima da decisão do consumidor.

A princípio alguns pensaram que se tratava de um erro, talvez Redmond estivesse despachando os arquivos e sobrecarregando a banda dos usuários ao fazer confusão entre quem reservou ou não o SO. Mas ao ser contatada por diversos veículos de mídia, a resposta da Microsoft foi a seguinte:

Para aqueles que escolheram receber atualizações automáticas do Windows Update, nós estamos ajudando nossos consumidores a preparar seus dispositivos para o Windows 10, realizando o download dos arquivos necessários para uma instalação futura.”

Sim, é uma ação legítima. Ao desligar as atualizações automáticas, o Windows Update ainda oferecerá o download do pacote manualmente sempre que você procurar por novas correções de segurança para sua versão do sistema. Se seu Windows baixou os arquivos e você não quer atualizar, saiba que você pode utilizar a Ferramenta de Limpeza de Disco para dar cabo dos dados.

Ainda que seja prático, há quem não queira atualizar para a nova versão por diversos motivos e esses não querem ver seu espaço em disco ocupado por aquilo que não vão utilizar.

Fonte: The Register.

relacionados


Comentários