Meio Bit » Arquivo » Cultura » Documentário lembra os jogos do lançamento do PlayStation

Documentário lembra os jogos do lançamento do PlayStation

Para comemorar os 20 anos do lançamento do primeiro PlayStation, assista um documentário que lembra os 10 jogos que apareceram no console quando ele chegou aos EUA.

8 anos e meio atrás

playstation

Duas décadas! Caramba, parece que foi ontem que ouvi falar sobre o lançamento do primeiro PlayStation, época em que ainda me divertia com o meu Mega Drive e embora não soubesse muito bem o que esperar daquele console produzido por uma poderosa Sony e de ter um certo receio devido ao fracasso que se mostrava a volta da Atari com o Jaguar, eu só pensava que queria colocar as mãos na novidade.

Mas porque toda essa lembrança em relação ao primeiro videogame da gigante japonesa? Porque ontem marcou o 20º aniversario do lançamento do PlayStation nos Estados Unidos — assim como o 16º do Dreamcast, não podemos esquecer dele! — e como era de se esperar, a fabricante fez algumas homenagens ao aparelho tão importante não só para ela, mas para a indústria como um todo.

20 Years of Play: PlayStation's North America 20th Anniversary

Sendo o principal responsável por popularizar os gráficos 3D e o CD como mídia, aquele videogame parecia muito a frente do seu tempo, um salto de qualidade imenso em relação aos 16 bits e até mesmo se comparado a alguns concorrentes, como o 3DO, e por tudo isso não demorou para que ele se tornasse o sonho de consumo de qualquer jogador.

Porém, nada disse teria muita utilidade se não fossem os jogos e é aí que entra a sugestão deste post, o fantástico documentário PlayStation Year One: The Launch Lineup, uma criação de Danny Cowan e que como o próprio nome sugere, abordará os títulos que apareceram no console quando ele chegou às lojas.

Ao todo foram 10 jogos e se pensarmos bem, a linha inicial não era lá essas coisas, pois embora contasse com algumas pérolas como o Rayman e Ridge Racer, trazia jogos no máximo medianos, como o Battle Arena Toshinden, Street Fighter: The Movie, Kileak: The DNA Imperative e NBA Jam Tournament Edition. Fechava a lista o The Raiden Project, Total Eclipse, Power Serve 3D Tennis e o ESPN Extreme Games, que tirando o último, sinceramente mal me recordo deles.

Ou seja, mesmo tendo causado um grande estardalhaço quando chegou aos Estados Unidos, o PlayStation não tinha nenhuma franquia gigante, mesmo porque a Sony ainda não tinha a quantidade de estúdios e marcas que possui hoje, mas com o passar do tempo os grandes sucessos começaram a aparecer no console e o resto, bom, o resto é história.

Adventure Pals — PlayStation Year One: The Launch Lineup

relacionados


Comentários