Meio Bit » Arquivo » Games » Valve testa mudanças na interface do Big Picture do Steam

Valve testa mudanças na interface do Big Picture do Steam

Valve inicia testes de mudanças para a interface Big Picture e faz com que a utilização do Steam com joystick seja algo muito mais intuitivo.

8 anos e meio atrás

steam-big-picture

Quando resolvi que iria levar o meu PC para a sala, transformando-o em uma espécie de console, um dos fatores que mais pesaram na decisão foi a possibilidade de acessar boa parte dos jogos sem precisar utilizar o teclado e/ou o mouse, algo que o modo Big Picture do Steam permitiria. Para isso configurei o programa para entrar desta maneira assim que o PC fosse ligado e assim posso aproveitar os games sem sair do sofá.

Porém, por mais que a interface seja uma mão na roda, realizar algumas tarefas era um pouco chato, como por exemplo navegar por uma coleção muito grande de títulos, acessar informações sobre os jogos ou mesmo digitar textos com o controle. Sabendo que melhorias precisavam ser feitas, a Valve decidiu agir e algumas delas já podem ser testadas por aqueles que estão inscritos no programa de betas do Steam.

Aparentemente aproveitando algumas ideias vistas em outros programas que se dispõem a entregar conteúdo multimídia na TV, como por exemplo o Plex, agora o Steam Big Picture possui uma coluna no lado esquerdo da tela e onde veremos os jogos divididos por categorias.

Outra novidade bem vinda é que teremos uma página onde estarão os últimos títulos jogados, assim como aqueles que temos em nossa biblioteca e que foram jogados por nossos amigos, uma ótima maneira de nos lembrarmos de games que podem ter ficado esquecido no meio de tanta coisa.

steam-big-picture-2

Na verdade, apresentar aos usuários os jogos que eles possuem parece ser um dos principais focos da nova interface, já que agora temos também a seção “Comece algo novo”, onde o objetivo evidentemente é nos incentivar a testar jogos em que nunca tocamos, algo bastante comum entre aqueles que possuem centenas de títulos em sua conta. Se você não tiver muita ideia do que começar a jogar, dar uma olhada nessa aba pode ser a solução.

No geral as alterações tornaram a navegação bem mais intuitiva, mas no teste que fiz ontem no meu PC notei um certo atraso nas respostas, algo que espero que não tenha passado de um bug ou que seja corrigido com novas atualizações, mas o fato é que gostei muito da nova interface e com o lançamento do Steam Controller se aproximando, faz todo o sentido a Valve apostar num Big Picture melhor.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários