Meio Bit » Mobile » A partir de amanhã, Chrome vai bloquear Flash por padrão

A partir de amanhã, Chrome vai bloquear Flash por padrão

Google Chrome entra para a Galeria de Vilões do Flash: a partir de amanhã (01/09) navegador passará a bloquear conteúdo do plugin por padrão

8 anos e meio atrás

flash

O tempo passa e o cerco ao Flash vai fechando cada vez mais. A Adobe, ao se recusar a adequar o plugin aos novos tempos está agora pagando o pato com a grande maioria dos sites migrando para o HTML5, sem falar em diversas empresas de tecnologia que o vêm matando aos pouquinhos.

Recentemente a Mozilla deu um passo importante nesse sentido com o Firefox passando a bloquear o Flash por padrão. E agora o Google Chrome seguirá na mesma direção.

A notícia em si não é tão novidade assim: o Google revelou em junho que o recurso de desativar conteúdo em Flash que roda automaticamente, já presente nas versões alpha e beta do navegador seria introduzida posteriormente na distro estável, assim todos os usuários do Chrome deixariam de uma vez por todas de ver animações e outras coisas baseadas no plugin a menos que desejem executá-los por conta própria.

Só que agora temos uma data: na última quinta-feira o Google oficialmente determinou que amanhã, dia 01/09 será o dia em que todo e qualquer conteúdo não-solicitado do Flash, geralmente anúncios serão sumariamente pausados. Você ainda poderá executar vídeos normalmente mas todo o resto perderá a função autoplay, cabendo ao usuário a decisão de vê-los ou não.

O Google vem desde algum tempo tomando decisões que vão ajudando a enterrar cada vez mais o Flash, uma das mais importantes (ou terríveis, se seu site ainda vive nos anos 1990) foi a de avisar nos resultados de buscas mobile quais sites utilizam o plugin, a fim de poupar a bateria dos dispositivos mobile dos navegantes. Outra medida importante foi chutar o Flash de vez do YouTube, adotando o HTML5 como padrão após cinco anos de testes.

Ah sim: se você não roda nenhuma versão de testes do Chrome e não deseja esperar até a liberação do update amanhã, também pode desde já passar a rasteira no Flash: entre nas configurações do navegador, clique em Mostrar Configurações Avançadas e por fim em Configurações de Conteúdo. Na janela, vá até a opção Plug-ins e selecione a opção “Detectar e executar o conteúdo do plug-in importante” (clique para ampliar).

config

Fonte: Google+.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários