Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon e o autofocus no sistema LiveView

Canon e o autofocus no sistema LiveView

15 anos atrás

Foi publicado recentemente um pedido de patente para um novo sistema de autofocus para o modo Live View da Canon. Isso deixou muitos usuários da marca felizes, pois o sistema usado atualmente pela empresa é lento e muito impreciso. Atualmente, o Live View das câmeras Canon consiste em levantar o espelho, abrir o obturador e deixar a luz que vem da lente incidir sobre o sensor de modo contínuo. O problema disso tudo, é que o sensor de autofocus recebe a luz do espelho aberto que também manda luz para o pentaprisma. Quando se aciona o disparador para fazer a foto, o espelho abaixa e o obturador se fecha, apenas para que se abra novamente para capturar a imagem. Nesse meio tempo existe um momento de apagão na câmera. Como o espelho não está no lugar correto para refletir luz para o sensor de autofocus tudo se torna mais lento e impreciso.

A nova patente demonstra que a Canon está tentando resolver o problema adaptando idéias que já estão em vigor nas câmeras da Sony e Olympus. Nas duas empresas concorrentes, existe um segundo sensor, bem menor, junto ao espelho. Ele é responsável por mandar imagens para o sistema Live View. Como o espelho se mantém em posição correta o autofocus é rápido e preciso. O único inconveniente é a quantidade anormal de ruído no LCD em situações com pouca iluminação, por conta do pequeno tamanho do sensor.

No sistema da Canon haverá um sistema de pequenos espelhos secundários, logo abaixo do espelho principal, que levará a imagem por baixo até o sensor da câmera, mantendo o espelho principal em sua posição correta, iluminando constantemente o sensor de autofocus. A idéia é interessante, mas não elimina o uso do sensor principal para captação das imagens em tempo real. Creio que é isso que leva ao consumo absurdo de energia da câmera. A autonomia da bateria cai para menos da metade com o sistema LiveView ligado. Esperemos que a Canon implemente logo essa nova tecnologia, ou que encontre outra solução para essa deficiência, pois a concorrência está bem na frente nessa pequena particularidade.

canon autofocus

 

Veja a Patente da Canon

Fonte: Photography Bay

relacionados


Comentários