Meio Bit » Arquivo » Mobile » #PenGate — falha de design do Galaxy Note 5 pode inutilizar a S Pen

#PenGate — falha de design do Galaxy Note 5 pode inutilizar a S Pen

#PenGate — falha de design no Galaxy Note 5 permite que a S Pen seja inserida de forma incorreta, podendo inutilizar a caneta stylus. Samsung diz que os usuários devem ler o manual antes de aproveitar o aparelho.

9 anos atrás

Laguna_Samsung_Galaxy_Note_5_S_Pen_peq

S Pen, a polêmica caneta stylus do Galaxy Note 5 (crédito: The Verge)

Que atire o primeiro smartphone a fabricante que nunca teve um problema de design. Mesmo a riquíssima Apple teve que enfrentar o AntennaGate em 2010 e o recente BendGate.

Samsung, a única outra grande fabricante que lucra vendendo smartphone, acaba por se deparar com uma bela falha de design.

Android Police — Design flaw in Galaxy Note 5 S Pen slot causes pen detection to break, pen to get stuck

A vítima é o recém lançado Galaxy Note 5, aparelho da Samsung que é voltado para produtividade e cuja linha estabeleceu um tamanho padrão para foblets. Pois bem, o Galaxy Note 5 é o primeiro sem bateria removível e, se você guardar errado a canetinha stylus, ele seria o primeiro foblet da fabricante sul-coreana a ter uma S Pen não-removível também.

O problema é o seguinte: todos os Galaxy Note anteriores possuíam um design que impedia a inserção incorreta da respectiva caneta stylus. Infelizmente, no Note 5 os designers privilegiaram a forma simétrica à função.

Aparentemente, na tentativa de fazer uma S Pen mais bonita que as anteriores, acabaram por lançar um design que não impede que a caneta stylus seja inserida de forma incorreta até o fim no respectivo receptáculo do foblet. Pior: ao ser inserida incorretamente, a S Pen pode não só ter suas funções comprometidas como também permanecer no receptáculo indefinidamente.

Isso mesmo, se você inserir a S Pen de forma errada, pode acabar não conseguindo tirá-la de lá.

Laguna_Samsung_Galaxy_Note_5_manual

Manual do Galaxy Note 5 alerta sobre inserção incorreta da S Pen (crédito: The Verge)

A Samsung se defende dizendo que o manual do usuário, que acompanha o aparelho, apela para que a S Pen não seja guardada de forma errada no Note 5. Traduzindo: a empresa pede para que o usuário leia a p*##@ do manual antes.

O chato de emperrar a S Pen no Note 5 é que funções como escrever anotações enquanto a tela estiver desligada, ou mesmo acessar o menu radial da caneta no smartphone, vão para o brejo. Detalhe: mesmo quando a caneta stylus, anteriormente emperrada, é retirada o circuito detector magnético aparentemente é danificado e exige troca. Digamos que o Galaxy Note 5 não é lá muito desmontável. Provavelmente tal dano não é coberto pela garantia da Samsung. Eita dólar caro.

Tenha mais cuidado na próxima vez em que for enfiar sua canetinha. Não a enfie de qualquer maneira, faça com carinho. Vai durar mais assim.

Fonte: Android Police via The Verge.

relacionados


Comentários