Meio Bit » Arquivo » Internet » Swarm 3.0 traz de volta as prefeituras e melhora interação entre usuários

Swarm 3.0 traz de volta as prefeituras e melhora interação entre usuários

Swarm 3.0 — app diversifica formas de interagir e encontrar com os amigos que estão próximos com mensagens, stickers, moedas, jogos e outros recursos. Agora vai!!

8 anos e meio atrás

capa636

Eu me lembro quando o ainda Foursquare surgiu em 2009 e em como eu adorava competir com meus amigos para decidir quem seria o Prefeito de uma determinada localidade. Me lembro também de, durante algumas viagens, coincidentemente encontrar pessoas que eu só conhecia online, em outra cidade, por ter feito um check-in no mesmo local. Isso aconteceu mais de uma vez e rendeu ótimas lembranças.

Sem contar a máquina do tempo que levava usuários através dos seus check-ins, que era uma ferramenta fantástica e muito bem feita.

Sou Superuser da ferramenta e ajudo a editar detalhes dos mapas, fazer merge de localidades duplicadas, então podemos dizer que eu tenho um certo carinho pessoal pelo serviço. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, muita coisa mudou na plataforma, principalmente com a chegada do Swarm, em 2014. O Foursquare passou a ser uma espécie de concorrente do Yelp, e o Swarm mantendo as funções de registrar uma visita a um bar/restaurante/casa do amigo, e o recurso que indicava quais amigos estavam próximo de você. E sem briga por prefeitura, sem o fator de competição. Isso obrigou os usuários a usarem dois aplicativos, o que desagradou a muita gente (eu, inclusive).

FoursquareGooglePlay

FoursquareiOS

O interesse pelo aplicativo caiu, como podemos ver no Google Trends:

GoogleChartFoursquare

A empresa não demorou muito a sacar isso e, felizmente, adotou uma postura de retenção de usuários e as coisas passaram a melhorar.

É o que podemos ver na versão 3.0 do Swarm. É nítido o esforço pra melhorar a usabilidade, com otimização de menus para fazer o check-in de uma forma mais prática, por exemplo, mas também para diversificar as formas de interagir com os amigos que estão próximos, com o recurso "Here Now" repaginado. Tá bem mais fácil conferir quais amigos estão ao seu redor e as notificações foram colocadas na mesma caixa de entrada. Ponto pros desenvolvedores.

Os caras também devolveram o fator competitivo à ferramenta, com ranking por mais moedas, coleção de stickers (para quem gosta, não julgo ninguém) e, vejam só que legal, a briga pela Prefeitura (Mayorships). Para quem não conhece, o prefeito é quem acumula mais pontos naquela localidade, ao fazer mais checkins dia a dia, valendo mais em caso de combos, como fazer check-in no mesmo lugar por vários dias seguidos. Ser prefeito de uma determinada localidade também garante mais moedas, o que deixa a disputa ainda mais acirrada. Now we are talking.

LeaderBoardCheckinsRank

ToadCheckins

O ponto negativo fica por conta do fato de que eu era prefeito de uma cacetada de lugares, mas eles zeraram essa contagem e agora eu não tenho nenhum mayorship. Nem a prefeitura da minha própria casa eu tinha. Fééén. Mas nada que não possa ser remediado, certo? Foi mal aí Vivi!

GiveMeMyCrown

Usar o Swarm voltou a ser algo divertido. Obrigado aos envolvidos.

relacionados


Comentários