Meio Bit » Arquivo » Games » Hearthstone para mobile estaria dando prejuízo à Blizzard

Hearthstone para mobile estaria dando prejuízo à Blizzard

Ao contrário do que poderíamos imaginar, lançamento do Hearthstone para dispositivos mobile estaria dando um belo prejuízo à Blizzard.

8 anos e meio atrás

hearthstone

Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, a chegada do Hearthstone aos dispositivos móveis me fez acreditar que o lucro da Blizzard aumentaria consideravelmente, mas aparentemente o que está acontecendo é justamente o contrário.

De acordo com um interessante artigo publicado por Elyot Grant no site Gamasutra, ter disponibilizado uma versão do jogo para tablets e smartphones estaria fazendo com que a desenvolvedora perdesse cerca de US$ 20 milhões e um dos motivos para isso estaria nos 30% que a Blizzard paga para a Apple e para o Google, algo que não acontecia no PC.

Mas tal lançamento trouxe um número maior de jogadores, logo o faturamento subiu, correto? Infelizmente para a Blizzard não foi exatamente assim. Acontece que cerca da metade daqueles que jogavam nos computadores teriam migrado para a versão mobile do jogo, o que tem feito com que boa parte do dinheiro que antes vinha limpo, agora precise ser dividido com outras empresas.

Uma da possíveis soluções para esse problema seria atrair uma quantidade tão grande de novos jogadores que eles cubrissem o prejuízo, mas em um mercado extremamente competitivo, isso certamente não será muito fácil de se fazer e pelo menos por enquanto os criadores do Hearthstone teriam que amargar uma considerável redução no faturamento.

É difícil saber até que ponto esse foi um risco calculado, já que ter uma marca tão poderosa em um mercado que deverá valer US$ 30 bilhões até o fim deste ano seria algo muito importante. Por outro lado, eles poderiam ter continuado em sua zona de conforto, provavelmente vendo o lucro aumentar, mas deixando espaço para que outra companhia conquistasse os jogadores dessas plataformas com um produto semelhante.

Diante de tal situação, eu não estranharei se em breve a versão do Hearthstone para mobile perder algumas funções, algo que poderia servir como interventivo para as pessoas voltarem a jogar (e principalmente, a gastar) no computador.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários