Meio Bit » Arquivo » Ciência » Oportunidade: com o Enterro Espacial, mande suas cinzas pra Lua

Oportunidade: com o Enterro Espacial, mande suas cinzas pra Lua

Cemitérios são tão deprimentes e Século XX, enterros espaciais são o que há! Ainda mais agora que uma empresa está prometendo mandar suas cinzas… pra Lua!

8 anos e meio atrás

vlcsnap-00013

Infelizmente pouca gente pode pagar por um sepultamento no planeta Gênesis, lançado de um torpedo fotônico. Isso reduz muito o glamour do chamado Enterro Espacial, que hoje comercialmente se resume a colocar parte de suas cinzas em uma cápsula, como Gene Roddenberry, James Doohan e outros. A cápsula é lançada em órbita, em um micro-satélite, orbita por alguns meses e depois queima na reentrada na atmosfera, uma espécie de segunda cremação.

Não é exatamente um passo em direção a imortalidade. de seu ataúde preso entre o céu e a Terra, Maomé ri.

Satélites-cemitérios em órbita permanente é algo que as organizações espaciais não querem nem ouvir falar, e pegar carona em satélites normais é mórbido demais. Felizmente para quem quer um destino melhor do que ser comido por vermes (ou ser comido por Vermes de Areia de Duna, acho chique) a Elysium Space (não confundir com aquele filme chato) oferece uma alternativa.

capsuladomal

Por US$ 11.950 (na promoção US$ 9.950 para os 50 primeiros) eles colocam uma porção simbólica de suas cinzas em uma microcápsula, que será acondicionada em um módulo de pouso e lançada para a Lua. Seu memorial permanecerá eternamente intocado ou até os Vogons destruírem a Terra para dar passagem para uma autovia hiperespacial.

O módulo de pouso será o Griffin Lander da Astrobotic Technology.

landerdomal

É, eu também perguntei “quem”?

Eles estão vendendo espaço em missões lunares como quem vende carreto em Kombi. Aceitam qualquer tipo de carga, rovers, robôs, sondas, prometem capacidade de processamento comparável a computadores terrestres, flexibilidade de carga data e local de pouso… são pelo menos tão versáteis quanto a Planet Express.

Fundada em 2008, eles prometiam chegar na Lua em 2013, a meta foi atingida, dobrada e agora é 2016. Eles reservaram espaço em um Falcon 9 da SpaceX, e prometem pousar e lançar um robozinho até o final do ano que vem.

Dado que até agora eles não mostraram NADA, e têm menos de 50 funcionários, o mais provável é que em 2016 o lançamento seja adiado, o que convenhamos não faz diferença nenhuma pra quem está morto carbonizado pulverizado e espremido em um dedal quadrado…

Fonte: Newser.

Leia também:

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários