Meio Bit » Arquivo » Ciência » E no menu da ISS, alfaces cultivadas no espaço

E no menu da ISS, alfaces cultivadas no espaço

Tripulação da ISS degustou hoje (10/08) uma suculenta salada de alface, feita com vegetais cultivados a bordo da Estação Espacial

8 anos e meio atrás

space-lettuce

Em 2013, comentamos aqui que a NASA estava viabilizando pela primeira vez um esforço para viabilizar uma melhor alimentação para os astronautas, assim como seria um teste para missões futuras mais ambiciosas: o cultivo de vegetais comestíveis no espaço.

Corta para hoje: o projeto recebeu sinal verde (não resisti) e nossos intrépidos astronautas a bordo da ISS irão saborear uma autêntica salada cósmica.

Vamos recapitular. O programa chamado Vegetable Production System (ou Veggie, mas não tem nada a ver com a PETA, ainda bem) teve início após o astronauta Donald Pettit conseguir cultivar uma abobrinha na Estação Espacial Internacional em 2012, com sucesso. A partir daí a NASA começou a considerar a viabilidade de manter uma horta na ISS, com os astronautas cultivando seus próprios vegetais.

O Veggie tem diversos motivos de ser: primeiro, descobrir que legumes e verduras podem crescer de forma saudável no vácuo em um ambiente de microgravidade viabiliza uma dieta melhor para os astronautas, além de serem os primeiros passos para uma provável grande horta em missões de longa duração no futuro, como a esperada colonização de Marte (com ou sem Mars One, a NASA estará lá). Segundo, o ato de cultivo de vegetais também é uma boa para manter os astronautas ocupados.

O experimento conduzido em 2014 consistiu em cultivar alguns pezinhos de alface romana vermelha, que foram regadas e expostas a uma luz de LED cor-de-rosa, e em 33 dias elas tinham crescido normalmente. Elas foram mandadas de volta à Terra a fim de passar por todos os testes a fim de descobrir se as alfaces estavam livres de micróbios e mais importante, radiação cósmica. Afinal ninguém quer acabar como protagonista de um filme ruim.

Agora que as alfacinhas passaram nos testes, hoje o pessoal da ISS degustará os vegetais em uma refeição que será exibida logo mais, através do canal da NASA.

O experimento será muito útil na Terra também, contrariando o pessoal do “com tanta gente passando fome”, podendo ser utilizada em plantações hidropônicas mantidas em ambiente fechado, que usam luz elétrica para manter as plantações e consequentemente, reduzindo custos de produção.

Fonte: NASA.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários