Meio Bit » Arquivo » Software » Google Latitude: Vai revolucionar até o seu Chopp

Google Latitude: Vai revolucionar até o seu Chopp

15 anos atrás

O conceito do Google Latitude não é novo, há várias alternativas, vários outros serviços semelhantes, mas é como Twitter, MSN, etc: Só funciona se todo mundo entrar na brincadeira.

Com o tamanho do Google, a massa critica é facilmente atingida, então dá para prever que o negócio vai pegar. Mais ainda, será um sucesso.  Mais mais ainda, irá revolucionar sua vida.

Qual o conceito afinal: Todo celular decente hoje aceita Google Maps, e mesmo sem um chip de GPS, usa o chamado A-GPS,  localizando o aparelho geograficamente via triangulação de antenas. Em cidades como São Paulo e Rio dá para se virar perfeitamente sem GPS, só com o posicionamento via operadora.

Imagine então um Google Maps, que mostre onde estão seus amigos. Atualizado automaticamente pelo celular, ou manualmente se você quiser ser mais (ou menos) preciso.

Pense, você está passeando por uma região, puxa o celular e descobre que dois amigos estão pelas redondezas. Solta um SMS “estou na área, chopp AGORA?” Ou então você está na pista (balada, em paulistês), declara aberta a Temporada de Caça a Blogueiras; puxa seu telefone, verifica em que região a caça está mais abundante, e vai à luta.

Dá para pensar em vários usos mais nobres para o serviço, mas nenhum me ocorreu no momento.

Como Funciona:

O Google Latitude é parte do Google Maps Mobile 3.0, com versões para Symbian, Java, Android, Windows Mobile e em breve iPhone. Você precisa se cadastrar com um email do Google. Com isso passa a acessar sua lista de contatos, e pode enviar convites para eles.

 Cada um desses precisa explicitamente dar permissão para que você saiba sua localização, serviço esse que pode ser desligado a qualquer tempo.

Feito isso, seu contato aparece no mapa e na listagem.

É Possível usar recursos como o cálculo de rotas, o Google te direciona até seu contato, como faz com endereços normais.

Vejamos algumas telas:

Compartilhamento de Localização:

Essa é a configuração geral, aqui escolhemos se queremos que o telefone descubra onde está e compartilhe automaticamente a informação. Também é possível indicar manualmente onde você (não) está. Viram? Resolvido o problema, ainda é possível dar um perdido na patroa. Só não esqueça de mudar a localização do escritório para casa, antes de sair do motel.

Você também pode esconder sua localização, o que é tão racional quanto bloquear suas atualizações no Twitter. Não quer brincar, não desce pro play.

Dados dos Amigos

É possível configurar suas informações de localização caso-a-caso, inclusive informando sua posição apenas em termos de cidade. Muito útil se você não quer que um amigo em especial saiba que você passou em frente à casa dele e não parou pra tomar um frapê.

Lista de Amigos

Na listagem temos as requisições, além dos amigos já incluídos. Os que ainda não responderam ao email aparecem como pendentes, os que requisitaram a sua localização aparecem no alto da lista. Clicando, temos um pedido de compartilhamento:

Pedido de Compartilhamento

Você pode aceitar e compartilhar, aceitar e se ocultar, não aceitar ou simplesmente bloquear o carcamano. Radical, mas às vezes necessário.

Aplicação em Background

É possível sair do Google Maps mas deixar o Google Latitude rodando em background (Chupa, Apple, Symbian assume que tem multitarefa).

#Mimimi
Assim que surgiu a notícia do Google Latitude a turma do #mimimi entrou em desespero. Qual um bando de emos arrancaram os cabelos alisados cobertos de gel. Invasão de privacidade, Big Brother, Skynet, agora todo mundo vai saber onde estamos, bla bla bla e mais bla.

A resposta é simples: Não instale a @#^#% do programa.

O Google Latitude não é exatamente obrigatório. Bolas, se não me engano você não é obrigado nem a TER um celular.

Reclamar disso é colocar-se no mesmo nível dos idiotas que enchem o perfil do Orkut de informações pessoais depois dizem que estão sofrendo Invasão de Privacidade.

Como Instalar:

Você pode visitar , preencher o número de seu celular e receber um SMS com instruções de instalação, ou então ir via celular direto para o link que as tais instruções indicarão: . Se seu telefone for suportado, aparecerá a opção de download.

relacionados


Comentários