Meio Bit » Arquivo » Indústria » Chineses começam a instalar os painéis do refletor do maior radiotelescópio do mundo

Chineses começam a instalar os painéis do refletor do maior radiotelescópio do mundo

Guizhou FAST — futuro maior radiotelescópio do mundo, com refletor esférico de meio quilômetro de diâmetro, começa a ter instalados os primeiros painéis, de um total de 4.450. Detalhe: cada painel possui 11 m de lado.

9 anos atrás

Laguna_GoldenEye_007_Source_Antenna_Cradle

E lá vamos nós matar o Ned Stark a tiros (crédito: GoldenEye Vault)

Sobre o jogo GoldenEye 007, o tio Laguna pode não ter assim tão boas lembranças do game quanto o Matheus, mas ainda o considero como melhor jogo do James Bond já feito. O jogo do N64 foi melhor até do que o filme, embora eu tivesse o péssimo costume de despencar no décimo-oitavo estágio em vez de enfrentar o chefão final Alec Trevelyan, o ex-006. Ah, o que o nervosismo não faz…

O estágio em questão era o Antenna Cradle, que no filme GoldenEye seria uma enorme antena escondida num lago artificial em Cuba. O filme era muito galhofa mesmo, matava a saudade daqueles com o Roger Moore.

A antena que serviu de facto para as filmagens do 17º James Bond foi esta:

Laguna_Arecibo_Observatory

Uma antena esférica com 942 metros de circunferência (crédito: Penn State Science)

Esse é o radiotelescópio de Arecibo, uma enorme estrutura inaugurada em 1963 e que está situada num vale natural na ilha de Porto Rico. Os astrônomos usam o radiotelescópio esférico com 300 metros de diâmetro para estudar, entre outras coisas, a órbita de asteroides mais próximos ao planeta Terra. Além de exoplanetas.

Por ter um refletor esférico fixo, dando somente para ajustar o receptor até certo ponto, um radiotelescópio desses só consegue observar uma pequena parte do céu. Mas é o suficiente para tentar buscar até vida inteligente, uma vez que consegue amplificar um sinal fraco em até 10 milhões de vezes ao obter um ganho máximo de 70 dBi na frequência de 2,38 GHz.

Se desconsiderarmos o radiotelescópio russo RATAN-600, o radiotelescópio de Arecibo é atualmente o maior do mundo em atividade, mesmo enfrentando um senhor terremoto dia desses. Só que esse recorde está para ser quebrado.

Laguna_Guizhou_FAST_antenna_cradle

A circunferência do FAST é de quase uma milha (crédito: Shanghaiist)

Na China, está em construção o Radiotelescópio Esférico de 500 metros de Abertura — FAST, que como o próprio nome diz, possui nada menos que meio quilômetro de diâmetro. Ele promete ser três vezes mais sensível que o radiotelescópio de Arecibo, quando o chinês for inaugurado em setembro de 2016.

Laguna_Guizhou_FAST_antenna_towers

O redemoinho na verdade é uma estrada de duas vias, por onde podem passar dois caminhões lado a lado (crédito: Andrew Jones)

Assim como o colega porto-riquenho, o FAST está sendo construído em um vale natural, afastado a quilômetros de cidades vizinhas. O radiotelescópio chinês está situado na província de Guizhou, no sudoeste do país.

O refletor do radiotelescópio de meio quilômetro será composto por nada menos que 4.450 painéis de alumínio em forma de triângulo equilátero, com nada menos que 11 m de lado. E o governo chinês anunciou que os construtores já estão colocando os painéis na estrutura do FAST.

Laguna_Guizhou_FAST_antenna_concept

Imagem conceitual do radiotelescópio chinês FAST em Guizhou (crédito: Discovery News)

Segundo Zheng Yuanpeng, engenheiro-chefe do projeto do radiotelescópio FAST, o receptor conseguiria captar sinais de rádio de diferentes ângulos pois cada painel poderá mudar a posição através de controle automatizado, com precisão de 1 mm.

No radiotelescópio de Arecibo o ajuste é feito apenas no receptor suspenso, enquanto no FAST de Guizhou o enorme painel pode proporcionar um ajuste mais fino também do refletor. Uma semelhança entre os dois enormes radiotelescópios é que o FAST também será aberto ao turismo quando for inaugurado.

O tio Laguna espera que os aliens queiram falar com a gente agora. Estaremos escutando-os melhor em breve.

Fontes: io9 e Russia Today.

relacionados


Comentários