Na Suécia, a Sony estaria testando nos Xperia Z3 um Android mais puro

Laguna_Xperia_Z3_compact_black

Sony Xperia Z3 Compact (crédito: Sony Mobile)

Financeiramente, o setor de smartphones é o mais deficitário da Sony. Ninguém mandou a japonesa comprar a parte da sueca Ericsson na joint venture Sony Ericsson, agora Sony Mobile. Mesmo com rombo na casa do bilhão e meio de dólares, a Sony não vai desistir tão fácil assim.

Exceção ou outra, os smartphones Xperia são muito bem construídos no hardware. Infelizmente no software, a Sony já seguiu o caminho da Samsung com skin pesada no Android e alguns bloatware. Não chegam ao nível ridículo dos da sul-coreana, mas é perceptível que o hardware é topo de linha para rodar esse conteúdo extra sem travar.

Felizmente, o panorama pode mudar no futuro: a Sony quer deixar de parecer com a Samsung e tomar um caminho mais light, mais Lenovo, mais Motorola.

Laguna_Sony_Concept_for_Android_1

Sony’s Concept for Android (crédito: Sony Mobile Blog)

A Sony Mobile está lançando na Suécia um novo conceito de seu ecossistema Android: quinhentos usuários do Xperia Z3 por lá poderão experimentar o Sony’s Concept for Android. Esse novo conceito do Android em smartphones Sony seria o mais limpo possível, embora inclua nativamente alguns dos aplicativos mais populares da japonesa.

Essa iniciativa quer o feedback dos usuários suecos para uma possível extensão do novo conceito aos usuários de outros mercados, consumidores de smartphones Android 5.1 Lollipop da Sony. A quem entender sueco e estiver em tal país com um smartphone Xperia Z3, fica o convite para o Sony’s Android™ Concept.

O tio Laguna só espera que a Sony Mobile diminua a frequência de lançamento dos novos smartphones: é possível que saia ainda em 2015 um Xperia Z5 com o Snapdragon 810. Dona Sony, não dá pra bancar a Motorola de um lado e, ao mesmo tempo, querer rivalizar com a Samsung em número anual de modelos novos dos aparelhos.

Fonte: Sony Mobile Blog, com dica do amigo Felipão.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Hixa

    Aí sim. Interface limpa/bonita para um aparelho bonito. 😀 Compraria, sem dúvidas. Tomara que ela deixe o sistema liso também.

  • Maxnoob

    A Sony tá fazendo um papel bacana de (lentamente) atualizar muitos de seus aparelhos. O 5.1 já está quase saindo para o primeiro Z e isso é muito bom pra um celular que foi lançado com 4.1.
    Mas eu ainda tenho esperança que ela tente manter uma quantidade menor de lançamentos, evitando de gerar uma fragmentação exagerada dentro do portfólio da empresa.

  • Matehuos

    O mal da sony no ramo dos espertos foi comprar briga com a a samsung no quesito interface mais ridícula. Com sobra e sagacidade japonesa a sony vence essa disputa.

  • Poeteiro

    Li n’algum outro lugar
    Que a Sony estaria
    Colocando p’ra testar
    Android de sua própria autoria.

    • Pena que a atitude veio tardia,
      já que comprar sony é uma agonia,
      e mesmo a prova d’água é uma fria,
      haja tanto descaso que lhe tira a alegria,
      de ter um desses algum dia …

      Ode ao “consome dor”.

      • Poeteiro

        Mario não sejas tão pessimista,
        Mantenhas sobre ti domínio!
        Compra Sony, ó consumista,
        Mas leva junto papel alumínio!

        • Alumínio anda caro,
          Sony não presta nem pra TV,
          Em videogame ainda tem nome,
          No resto é grife, caro de doer,
          E a assistência técnica da Sony eu quero que vá se fod…

          Celular roubado, câmera sem reparo,
          e safadeza no reparo da TV,
          Descaso com consumidor não é raro,
          Muito pelo contrário,
          E eu já cansei de sofrer…

          Deixo papel alumínio de lado
          Economizo nos dois com um moto g,
          Ou arrumo um xiaomi barato,
          e com o troco mando ver …
          Se bem que salário, oh coitado,

          Não tem sobrado nem pra beber… 🙁

          • Poeteiro

            Palmas a ti, ó encanador!
            Que palavras mais certas!
            Sony é produto enganador
            Para atingir suas metas!

          • Prosopopéias do “Consome Dor” da Sony …

          • Kujou

            Não vou usar rimas pq sou péssimo nisso.
            Sei que cada caso é único, mas já tive/tenho vários produtos Sony, sendo os mais relevantes um TV Bravia, um PS3, um aparelho de som e agora um xperia z2, todos eles receberam assistência técnica excelente, demorada é verdade, mas sempre ou consertaram o problema ou trocaram o produto em até 15 dias.

          • Pedro Calumbi

            Praticamente todos os meus eletronicos são sony, poucos tiveram problemas, e quando aconteceu não tive dq reclamar

          • Comediante

            O “debate” mais legal que eu li em um campo de comentários de um site de tecnologia de todos os tempos!
            Deu gosto de ler!

  • Claudio Roberto Cussuol

    O lado bom dessa história é que as ROMs fatalmente vão vazar, se é que já não vazaram.

    • Kujou

      Nesse caso não é ROM, é um launcher mesmo

      • Baphomet

        Não é só um launcher, é baseado no AOSP e é possível ver isso pelos botões de navegação, barra de notificações e ícones do sistema originais.

  • Alberto Prado

    A Sony tem umas ideias boas pra os seus APPs e a sua skin, o problema sempre foi a execução das mesmas. Se ela se esforçasse mais para acabar com os bugs e divulgasse mais eles como benefício seria perfeito.

  • Flávio

    Eu tinha um Moto X1 que adorava. Infelizmente ele sofreu um acidente em março desse ano. Na Espanha, onde estava de férias, não achava nenhum Motorola. Comprei um LG G3, que tem um hardware fantástico, mas não me encanta. Mas não é um Moto X. To de olho no evento semana que vem. Tomara q o Moto X3 não venha custando um rim.

  • Realmente o hardware é fantástico. Problema está demora absurda de atualização de software. Em comparação com Samsung e Motorola, os botleware nem incomodam. Muito.

    • Maom

      Queria entender o pq de darem tanto valor para atualizações quando são lançadas. Qual mudança a atualização da 4.3 para 4.4, para 4.4.1 para 4.4.2 para 5.0, 5.0.2, 5.1, etc
      Desde a 4.0 o android tem diferenças muito sutis. E vc não deixa de ter função alguma quase de uma para a outra. Os principais diferenciais vem direto pela google com o play services.
      Na Apple existe sempre uma função nova tipo na ultima que trouxe o apple music e tal. Mas no android é mais para aparar arestas pq o sistema já faz quase tudo.
      Aí a motorola corre pra lançar a atualização e depois os usuários ficam sofrendo com bugs falando perguntando no xda como faz pra voltar à anterior.
      Na minha opinião o android kitkat é melhor e mais fluído que o lollipop.

      • Nunca ouviu falar em atualizações de SEGURANÇA, correções de BUGS, melhoria de DESEMPENHO…..

        • Maom

          Melhoria de desempenho? Olha quantos bugs que afetam a fluidez e o consumo de bateria de uma atualização para outra. Motorola, Samsung e Sony sofreram com a mudança do kitkat pro lollipop e sofrem até hj.
          Essa vontade de ter pra ontem a ultima atualização do sistema é uma forma de consumismo mesmo. Ninguém percebe melhora alguma no uso no cotidiano de uma versão android para a outra nas últimas atualizações. Mas fica sempre na ansiedade de ter pq acredita que o celular vai virar o supra sumo da tecnologia com meia dúzia de mudanças no código do sistema.
          Faça um downgrade da versão que vc tem no celular para a anterior e vc vai ver que não vai sentir mudança nenhuma e nem vai se importar mais de voltar para a nova pq a ansiedade de ter a nova já foi saciada.

          • Meu Z3C só melhorou a cada update, inclusive com correções no bluetooth e duração da bateria. Sorry por vc ser tão negativista.

      • Adriano Martins

        Android 4.4.4 = perfeição ^^

        • Maom

          Pois é. Mas os consumistas querem ter a última atualização possível e até se iludem com isso. Olha esse Murilo falando que o celular melhorou e dura mais mesmo tendo inúmeras matérias e discussões sobre pequenos problemas de autonomia e desempenho no próprio blog da sony.

  • Rodrigo

    Antes ter um Android atulhado de coisas mas que funcione direito, com vida autonomia de bateria e bom gerenciamento de memória do que um quase limpo mas cheio de problemas. O Xperia Z3 compact do meu irmão aguentou mais de DOIS DIAS sem carregar. Meu Moto X 2013 descarrega cerca de 20% em 8 horas ou menos.

  • Bruce Falastrão

    Tava na hora! Essas malditas skins e bloatwares que acabam com os Androids por ai…Quem sabe no futuro o android possa ser mais “livre”

  • Natan Facchin

    Aí sim! Acho que a Sony está certa, essas modificações intrusivas com apps duplicados só irritam e dificultam a vida 🙁

  • Julio Verner

    Depois de muita teimosia em usar essas merda digo: Xperia NUNCA MAIS. Assim como Sammy!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis