Meio Bit » Ciência » NASA divulga primeira foto feita da Terra a 1 milhão de milhas

NASA divulga primeira foto feita da Terra a 1 milhão de milhas

Veja a foto da Terra feita pela câmera EPIC que se encontra a 1 milhão de milhas de distância de nosso planeta.

9 anos atrás

Pausa nos trabalhos para apreciar mais uma imagem divulgada pela NASA de um dos seus projetos. A imagem abaixo foi feita pelo satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) que se encontra a uma distância de 1 milhão de milhas de nosso pequeno planeta. Em comparação, a Blue Marble, famosa foto do planeta feita pela tripulação da Apollo 17 em 1972, foi conseguida a uma distância de 28 mil milhas. Uma coisa bacana de se pensar é que o equipamento sempre está registrando o planeta 5 segundos no passado, pois esse é o tempo que leva para a luz chegar até a sua câmera.

DSCOVR (1)

Falando em câmera, o satélite é equipado com a Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC) que possui um sensor CCD de 4 megapixels e uma lente telescópica de 11,8 polegadas. Assim como o Telescópio Hubble, o sensor da câmera captura imagens apenas em preto e branco e existem 10 filtros diferentes que podem ser rodados na frente do sensor dependendo do comprimento onda de luz que se queira registrar. A imagem da Terra foi feita com a junção de 3 fotos diferentes em que foram utilizados os filtros vermelho, verde e azul. Mas, é possível trabalhar com diferentes possibilidades que vão do ultravioleta ao infravermelho.

DSCOVR (2)

Câmera EPIC

O DSCOVR está posicionado no ponto de Lagrange Sol-Terra L1 o que garante que ele vai estar sempre entre a Terra e o Sol e a câmera EPIC vai estar apontada para o lado ensolarado do planeta. A missão do satélite é monitorar ventos solares para alertas meteorológicos e, estando em pleno funcionamento, vai realizar uma foto do planeta a cada 2 horas. A partir de 15 de setembro as fotos serão postadas regularmente em uma galeria dedicada ao satélite.

DSCOVR (3)

Fontes: Petapixel e NASA.

relacionados


Comentários