Meio Bit » Arquivo » Mobile » Resolvendo o aquecimento do Xperia Z3+ com papel alumínio

Resolvendo o aquecimento do Xperia Z3+ com papel alumínio

Cansados de ouvir desculpas furadas da Sony, donos do Xperia Z3+ conseguem amenizar problemas de superaquecimento com uma solução caseira: papel alumínio

9 anos atrás

xperia-z3-plus-overheating

Muitas vezes a solução para os problemas mais cabeludos está a um passo de distância, e não raramente ela se encontra na cozinha, o primeiro laboratório da humanidade. O hack a day da vez veio da comunidade de usuários do Xperia Z3+ (Z4 no Japão), cansados de ouvir desculpas furadas da Sony quanto ao problema de superaquecimento do smartphone.

A culpa recai sobre o Snapdragon 810, o SoC top de linha da Qualcomm que devido a esse problema sério foi preterido por diversos fabricantes em seus aparelhos da lineup 2015, como Samsung e LG. Aparelhos que contam com o chip, como o HTC One M9 enfrentam problemas graves e o Z3+ também está nessa situação, embora a Sony diga com uma cara-de-pau master que isso é normal. Detalhe: o aparelho força o fechamento de apps quando a temperatura sobe demais.

Como não dá para trocar o SoC do smartphone e os updates da Sony não sanaram o problema, os donos têm que se virar e uma solução paliativa que encontraram é bem simples e mostra resultados significativos:

papel-aluminio

xperia-z3-plus-aluminium-foil

Isso mesmo, o bom e velho papel alumínio. Usuários do XDA Developers relatam que utilizar uma folha do material como dissipador, colocando-a entre o Z3+ e o case reduz significativamente a temperatura do smartphone, o que leva a um ganho significativo na performance do bichinho. Acompanhe os gráficos:

antutu-before-after

À esquerda temos a performance geral do Z3, conforme analisada pelo AnTuTu em situação normal. Conforme a temperatura sobe o desempenho despenca, chegando a 73,4% com 51,3 graus Celsius. Já o da direita mostra o mesmo teste com o smartphone se valendo da folha de papel alumínio. Ao atingir 50,1 ºC a performance se mantém em 80,01%, e embora não seja ideal já é um ganho ao menos considerável.

Claro que a solução não é perfeita: utilizar o papel alumínio obriga o usuário a adquirir um case para o Z3+, sem mencionar que o material bloqueia a função NFC do smartphone. No fim das contas resta esperar que a Qualcomm tenha maior sorte com o Snapdragon 820, e que na próxima geração os fabricantes evitem equipar seus aparelhos com chips que são fontes de problemas. Esperta foi a Samsung, que preferiu priorizar seu Exynos 7420.

Fonte: XDA Developers.

relacionados


Comentários