Meio Bit » Ciência » Tanque de mergulho feito em casa — padrão Darwin

Tanque de mergulho feito em casa — padrão Darwin

Um cidadão inventou uma gambiarra pra quem gosta de fazer mergulho livre, livre de qualquer senso de autopreservação. Sério, não faça isso: pressão é algo muito perigoso e você pode perder um, dois ou seja lá quantos pulmões você tiver, nessa brincadeira.

9 anos atrás

sealab-2021-show-header

Imagine que você tem um quadrado — não, um tetraedro — ok, um tubo de vidro cuja boca ocupe uma área de 1 cm2, menor que um selo postal (pergunte a seus avós). Estique esse tubo até uns 100 km (muito Kerbal) 150 km. A coluna de ar dentro dele pesará pouco mais de 1 kg.

Neste momento, a não ser que você esteja na ISS, ou em um vôo em altitude de cruzeiro, cada cm2 de seu corpo está sendo pressionado com a força de 1 kgf/cm2. Isso não chega a ser problema, você afinal está sofrendo essa pressão por fora e por dentro, está em equilíbrio. Se não estivesse, bem… veja o que acontece com um vagão-tanque quando o ar é sugado de seu interior. Algo robusto como um trem deveria resistir a uns quilinhos de pressão, né?

PigHogger — Tank car implosion d'un wagon citerne

Como Torricelli disse, Vivemos submersos no fundo de um oceano de ar, mas assim como o buraco em que a Ciência no Brasil está, esse fundo tem porão. Sabe a tal coluna de ar com 150 km de altura e 1 kg de peso?

Pegue o mesmo tubo. Quanto você precisa afundar no oceano para conseguir o mesmo peso de 1 kg de água? 10 metros. Água é muito mais densa do que ar, então ao mergulhar 10 metros você passa a sofrer uma pressão de 2 kgf/cm2. O que não seria problema SE você respirasse água. Como a menos que você se chame Mark Harris isso não é uma opção, seus pulmões e outros órgãos estão sendo pressionados pela pressão (eu sei, horrível construção).

Se você usar um tanque de mergulho e respirar normalmente seu corpo se adaptará à pressão, e é incrível como mesmo em condições alienígenas o corpo funciona. O recorde com equipamento scuba e misturas de gases especiais é de 332 metros. 33 atmosferas a mais, e o sujeito sobreviveu normalmente.

A descompressão é bem mais complicada, e quando algo dá errado, pode acabar como o pesadelo que foi o acidente com a plataforma Byford Dolphin. Leia e não durma hoje.

Mesmo bobagens como um mergulho de 5 metros podem ser perigosas. A regra que martelam em escolas de mergulho é: NUNCA prenda a respiração na subida. Se você fizer isso seu pulmão, que evoluiu para funcionar a 1 atm e por 40 minutos respirou ar a 2 atm será inchado como um balão, com o dobro de ar que ele normalmente comportaria.

Por isso esta idéia desse argentino italiano não é boa.

Rulof Maker — Incredible DIY Underwater Breathing Device • Tutorial

Não falo nem das habilidades manuais porcas do sujeito, mas da idéia em si. Ter um suprimento de uma ou duas respiradas é bem legal, ainda mais pra quem gosta de mergulhar, algo que eu adoro mas raramente tenho oportunidade (aquilo também).

O problema é que é muito fácil um cidadão sem nenhum treinamento montar um brinquedo desses, se assustar vendo uma das 8.792.348.793.249 diferentes criaturas aterradoras que moram no fundo do mar, subir apavorado e estourar um pulmão nessa brincadeira.

Equipamento de mergulho é caro e exige licença justamente por causa disso, você precisa de um mínimo de treinamento para não se matar sem querer. Ao inventor um brinquedo desses, o sujeito está dando a gente sem treinamento a oportunidade de descobrir a falta que ele faz.

Fonte: Reddit

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários