Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Ford desenvolve tecnologia de detecção de pedestres no escuro

Ford desenvolve tecnologia de detecção de pedestres no escuro

A Espada Justiceira te dá visão além do alcance mas só essa tecnologia da Ford dá visão além da curva da estrada. Câmeras infravermelhas identificam pessoas e animais, mesmo no escuro, avisam e apontam um spot de luz, garantindo que você só vai passar por cima se for por exemplo o Justin Bieber…

9 anos atrás

33204a1b7a0f3f80b9e9e9f43a6c833c

Nada avançou mais a tecnologia automotiva do que a miniaturização dos computadores. Hoje é possível enfiar toneladas de capacidade de processamento em caixinhas minúsculas, que você nem sabe que estão lá até quebrarem, o Arlindo coçar a cabeça, falar “Ih doutor, vai sair caro…” e você vender a sobra pra pagar o conserto.

Já tem alguns anos que a Mercedes coloca câmeras infravermelhas nos carros, para detecção de obstáculos, agora a Ford está desenvolvendo um sistema semelhante mas aprimorado.

Utilizando IR E detecção de movimento ele procura por pessoas e animais grandes no caminho. Quando os identifica, pisca e marca na tela, mas dirigir olhando o tempo todo pra uma telinha LCD não é muito seguro, então ele faz outra coisa.

Os faróis auxiliares do carro são na verdade spots móveis, então o carro automaticamente direciona e mantém o spot na pessoa ou no animal, contando que o motorista está olhando pra frente e verá o alvo iluminado, e desviará dele.

O sistema também identifica cruzamentos, escaneia placas de trânsito e ilumina o tráfego vindo em sua direção, o caminho pro lado que você vai contornar, etc.

Ford Europe — The new car headlights that can see roundabouts and spotlight deer

Isso é muito legal, pois ameniza o stress de dirigir à noite em estradas mal iluminadas e dá menos motivo praqueles cornos que só sabem dirigir com farol alto.

A tecnologia ainda está em protótipo, e não virá no Ford Ka 1,0 L que seu cunhado tirou no consórcio, lamento.

Fonte: Slash Gear.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários