Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Os Segredos para Criar Fotos Incríveis

Livro Os Segredos para Criar Fotos Incríveis

Lançamento da Editora Photos mostra o trabalho de grandes fotógrafos e a explicação de como chegaram ao resultado mostrado. Uma boa para quem quer pensar fotografia.

9 anos atrás

fotos incríveis_2

Quer aprender a fotografar? Então observe os mestres. Esse o tema principal deste lançamento da Editora Photos que tenho agora em minhas mãos. Na verdade, o livro Os Segredos para Criar Fotos Incríveis — guia prático, da captura à pós-produção, é uma compilação de fotos apresentadas ao 1x.com. Para quem não conhece, o 1x é um serviço de compartilhamento de fotos online onde você pode criar uma conta e enviar seus trabalhos. O diferencial em relação a outros serviços como o Flickr ou o 500px, é que aqui a brincadeira é de gente grande. Para sua foto ser publicada você deve submetê-la a uma equipe de curadores profissionais. Se passar por essa avaliação ela é postada. Simples assim. Ou seja, não é um lugar para você ganhar like dos amigos, e sim passar por uma avaliação séria da qualidade de seu trabalho (em breve uma análise do serviço). O resultado é que a maioria das fotos encontradas lá é de uma qualidade impressionante.

O livro que agora é lançado no Brasil leva em conta uma premissa que é verdadeira na fotografia. Saber observar e analisar o trabalho de outros fotógrafos é muito importante para o nosso próprio desenvolvimento. Além de praticar também precisamos de referências. Copiar uma foto que gostamos não é errado desde que você utilize a experiência para aprender e desenvolver o seu próprio estilo. E, para esse fim, o livro é perfeito. Nele encontramos cerca de 100 fotos que foram publicadas no 1x.com por diversos fotógrafos. Vejam a estrutura do livro abaixo.

fotos incríveis

A estrutura da publicação está dividida em 14 grandes temas: Abstração, Ação, Arquitetura, Crianças, Documental, Rua, Conceitual, Paisagem, Macro, Montagem, Pessoas, Noite, Natureza e Retrato. Dentro destes temas algumas páginas para cada fotógrafo que apresenta apenas uma foto. Temos o título da imagem, uma pequena biografia do fotógrafo (escrita por ele mesmo como forma de apresentação para o leitor), uma explicação do conceito e a forma como a imagem foi feita e uma parte de dicas para resolver os principais desafios. No quadrado cinza à esquerda o fotógrafo explica o pós-processamento da foto com as técnicas e programas que foram utilizados.

No livro percebemos duas coisas bárbaras que sempre falo para meus alunos. A primeira é que entre o time de fotógrafos selecionados encontramos tanto amadores dedicados e comprometidos quanto fotógrafos profissionais. Notamos que essa separação de classificação não tem importância nenhuma na hora de fazer uma foto fenomenal. Você pode ser fotógrafo, engenheiro de produção ou um simples piloto de barco pesqueiro (leiam as pequenas biografias, vale muito a pena). Todos são fotógrafos. A segunda coisa a ser percebida é que toda foto precisa de pós-produção. Ela não serve para modificar sua imagem, e sim para melhorar aquilo que você quer mostrar. Essa é uma verdade tão absoluta no livro que todas as fotos mostradas foram capturadas em RAW.

O livro inteiro é de leitura simples e prazerosa. Além de muita informação prática, a seleção de fotos é de uma beleza absurda. Mesmo abstraindo toda a informação técnica, temos a informação visual simples, subjetiva e impactante. Ao observar todas essas imagens fantásticas, nos volta a cabeça uma frase que Ralf Steland (co-fundador do 1x.com) escreveu na introdução do livro: Fotografar não é apenas congelar um momento no tempo e documentar diferentes ocasiões, mas também comunicar e expressar ideias e emoções. Isso é justamente o que encontramos neste livro.

Impossível dar algum destaque em uma obra tão homogênea, mas tenho que admitir que fiquei muito atraído pelo capítulo de fotografias abstratas. Trabalhos perfeitos e, quando explicados, se tornam simples, porém não menos belos, ao nosso olhar. Igualmente espetacular, e tocante, é o capitulo sobre fotos documentais. Situações com forte apelo humano e, na maior parte dos casos, com uma luz fenomenal. E claro, não podemos nos esquecer das paisagens com coloridos e composições impactantes. Porém, como não poderia deixar de ser em meu caso, o que matou a pau foi o capítulo de retratos. Complicado não ficar com o queixo caído com as fotos Faixas do Arco-íris (de Ilko Allexandroff), E então ela esperou (de Güna Sohn que é a capa do livro), Jornal (de Patrizia Burra) e Primavera (de Yvette Leur).

O livro tem 255 páginas e tamanho 17×24cm. É impresso em papel couché de alta qualidade e com todas as páginas coloridas. Uma encadernação básica, mas de qualidade. Tenho livros bem antigos da editora com esse formato que estão firmes e fortes. O conteúdo, para quem gosta de fotografia, é garantia de boas horas de estudo e diversão. É daqueles livros que vira fonte de referência e inspiração para trabalhos futuros e toda a força da publicação se encontra no fato de termos fotos espetaculares feitas por todo o tipo de fotógrafo, com diferentes tipos de equipamentos e cada um tendo o seu próprio método de edição de imagens. Mais uma prova de que não existe certo ou errado na fotografia. Existe apenas aquilo que funciona para você.

O livro Os Segredos para Criar Fotos Incríveis — guia prático, da captura à pós-produção está a venda no site da Editora Photos e o valor do investimento é de R$ 89,00. Eu recomendo.

relacionados


Comentários