Meio Bit » Games » A paixão de Satoru Iwata pelos games

A paixão de Satoru Iwata pelos games

Embora seja mais conhecido por comandar a Nintendo por vários anos, Satoru Iwata era acima de tudo um gamer preocupado em colocar a diversão acima de tudo. Por isso seu falecimento tem sido lamentado por tantas pessoas da indústria, incluindo os concorrentes.

9 anos atrás

thank-you-iwata

O mundo dos games iniciou essa semana com a triste notícia sobre o falecimento de Satoru Iwata, presidente que vinha comandando a Nintendo pelos últimos 13 anos e que mais importante do que isso, era um verdadeiro apaixonado pelos jogos eletrônicos.

Acho que não preciso falar sobre toda a carreira do sujeito neste texto, já que o Ronaldo fez isso de forma brilhante ontem, por isso eu gostaria de aproveitar para indicar a emocionante palestra realizada por Iwata durante a Game Developers Conference em 2005.

Nela o executivo fala desde o que o levou a gostar de videogames até tendências da indústria, como por exemplo os gráficos fotorealistas, passando pelo tempo em que trabalhou diretamente na criação de jogos na HAL Laboratory e a filosofia da Nintendo, o que pode ser visto no seguinte trecho:

No universo do entretenimento interativo, existem planetas que podemos chamar de videogames. Esse é o que conhecemos melhor, mas não é o único. Também no nosso universo existem outros planetas que entretêm, mas de maneiras diferentes dos jogos atuais. É essa parte do universo que estamos ansiosos para explorar.

Então, essa ideia cria a dupla de paixões da Nintendo. De um lado, trabalhamos todos os dias para fazer o que descrevemos como os videogames de forma melhor. Queremos dar aos jogadores o que eles querem. Mas ao mesmo tempo, temos a intenção de descobrir o que mais podemos usar para entreter. Nosso segundo objetivo é mostrar aos jogadores algo novo — algo que eles talvez nem saibam que querem.

Caso não tenha se dado conta, essa palestra foi realizada pouco mais de um ano antes da Nintendo lançar o Wii, videogame que provavelmente será lembrado como o principal acerto do período em que Iwata esteve na presidência da empresa.

E devido a essa visão de levar os games ao maior número de pessoas possíveis e de que colocar a diversão nos games acima de qualquer coisa, Satoru Iwata recebeu homenagens de todos os lados, da Sony, da Microsoft, da Rare e de diversas desenvolvedoras, como a Konami, a Bungie e a Capcom.

Dentre as inúmeras homenagens, uma das mais bacanas foi feita por Hirokazu "Hip" Tanaka, compositor responsável por trilhas de jogos como Kid Icarus, Metroid e EarthBound, que criou uma música chamada Dedicated to Satoru Iwata e que pode ser conferida abaixo.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários