Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung trabalha em display mobile de... 11K?!

Samsung trabalha em display mobile de... 11K?!

Exagero? Samsung está trabalhando em displays para dispositivos mobile com resolução 11K, ou 2.250 pixels por polegada; telas chegariam ao mercado em 2018

9 anos atrás

samsung-logo

A gente sabe que a Samsung não brinca em serviço, mas uma coisa é prometer o futuro e entregar produtos saídos dos nossos sonhos Sci-Fi mais loucos (aqui e aqui), e outra é entrar em Modo FULL STARK. Tudo bem que deu certo para a Microsoft, mas à via de regra esse é um movimento que poucos se arriscam a fazer porque você vai prometer o mundo, vai empolgar todo mundo e não vai conseguir cumprir a meta.

Ainda assim os coreanos gostam de contar vantagem. Como se não bastasse afirmarem serem capazes de produzir chips de cinco nanômetros sem dificuldade (visto que a IBM bateu cabeça por anos para chegar a 7 nanômetros, pesquisa essa que a Samsung é parceira), agora afirmam estarem desenvolvendo displays para dispositivos mobile com a absurda resolução de 11K. Sim, porque mesmo 8K é pinto pra eles.

O projeto está sendo levado a sério, é tocado pela Samsung e mais 13 empresas sul-coreanas e internacionais, com investimento do governo local de US$ 26,5 milhões ao longo de cinco anos. A ideia é disponibilizar os primeiros modelos funcionais surpreendentemente já em 2018. Isso resultaria em smartphones e tablets com a incrível densidade de 2.250 pixels por polegada. A título de comparação o Galaxy S6, o atual campeão nesse quesito possui 577 ppi em um display Quad HD de 5,1 polegadas.

O que a Samsung planeja? Basicamente introduzir o efeito de tridimensionalidade sem a necessidade de óculos. Um porta-voz da Samsung explicou que “uma tela com tamanha resolução geraria a ilusão de que o usuário estaria vendo uma tela 3D sem a necessidade de utilizar qualquer tipo de acessório.

O grande problema é, mais uma vez o conteúdo. Hoje temos uma quantidade considerável de material em 4K porque os fabricantes forçaram a barra até não poder mais, mas 5K e 8K? Pouco, muito pouco. 11K, ou 10.560 x 5.940 pixels é atualmente um leviatã, ninguém possui nada dessa qualidade e não creio que comecemos a disponibilizá-lo tão logo.

resolution

A Samsung espera exibir os aparelhos com as ditas telas nos Jogos de Inverno de Pyeongchang em 2018, e já avisa que 11K “é apenas a base para que a indústria sul-corena possa dar mais um passo em materiais e componentes”. Resta saber se as baterias acompanharão tanto avanço.

Fonte: ETNews.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários