Meio Bit » Arquivo » Internet » Vergonha Alheia Da Semana: uma Cortesia Jogos Pan-Americanos

Vergonha Alheia Da Semana: uma Cortesia Jogos Pan-Americanos

Uma das coisas mais divertidas e constrangedoras é ver gente que não entende de tecnologia inventando onda. Agora foram os ADEVOGADOS do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Os JÊNEOS escreveram os termos de uso do site e incluíram uma regra onde você é obrigado a obter permissão por escrito para… linkar para o site oficial. Sim, na cabeça deles fazer isto é ilegal:

9 anos atrás

Great Britain's Andy Murray reacts during his men's singles tennis match against Switzerland's Stanislas Wawrinka at the All England Lawn Tennis Club during the London 2012 Olympics Games July 29, 2012.    REUTERS/Stefan Wermuth (BRITAIN  - Tags: OLYMPICS SPORT TENNIS)

Na ficção distópica Logan's Run todo mundo vivia uma vida de luxo e fartura, mas ao completar 30 anos era levado para o Carrossel, onde é desintegrado, evitando assim superpopulação e desperdício de recursos com membros menos produtivos da sociedade.

Em alguns momentos acho que 30 anos é muito, e que ninguém com mais de 25 anos deveria ser permitido na internet. Aliás não deveriam mexer com nenhuma tecnologia mais avançada que o fogo.

Infelizmente essa gente é justamente o grupo que está no Poder, eles decidem, mandam e regulam o que não entendem. São deputados querendo impor horário político na TV por assinatura, juízes mandando Fechar o Google por causa de posts em blog, ou a FIFA com suas regras imbecis controlando quem posta em redes sociais, e até quantas pilhas você pode levar pra sua câmera no jogo da Copa.

A última atitude totalmente retardada (e a regra é clara) vinda de gente que desconhece como o mundo moderno funciona veio do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Se baseando em regras de propriedade intelectual do tempo em que um intelectual se fosse mais escurinho poderia ser propriedade de alguém, os JÊNEOS criaram uma seleção de Termos de Uso onde entre outras pérolas você é obrigado a solicitar uma autorização por escrito para fazer isto.

Sim, isto. Um link.

Lembra os primórdios da internet, quando veículos igualmente retardados mandavam mensagens ameaçadoras para sites que linkavam diretamente para matérias. Sim, os velhos caquéticos que comandavam os jornais não conseguiam entender o conceito, chamavam de deep linking e diziam que era danoso, que todo visitante deveria entrar pela home do site e então achar seu caminho até a matéria.

O texto original nos Termos de Uso:

Links to this Site are not permitted except with the written consent of TO2015™. If you wish to link to the Site, you must submit a written request to TO2015™ to do so. Requests for written consent can be sent to [email protected]. TO2015™ reserves the right to withhold its consent to link, such right to be exercised in its sole and unfettered discretion.

O pessoal do Register, que não vale nada, mandou um e-mail debochado pedindo permissão para linkar o site na matéria deles. A resposta?

Delivery to the following recipient failed permanently: [email protected] details of permanent failure…

Durante o fim de semana os advogados do Comitê se reuniram e modificaram os termos de uso, removeram a exigência de autorização para link mas incluíram uma exigência de autorização para reprodução de qualquer parte do conteúdo.

Ou seja: além de não entenderem de internet pelo visto os coroas que pregam Fairplay não entendem o conceito de Fair Use.

Fonte: Register.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários