GigaPan Epic – Faça suas fotos panorâmicas

Todo mundo ficou impressionado com a gigafoto que o fotógrafo David Bergman fez da posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O mais bacana é que todo o processo foi automatizado, provando que qualquer um pode se aventurar nesse tipo de foto de agora em diante. O equipamento responsável por essa façanha foi o GigaPan Epic, um simpático robozinho que fez toda a tomada de imagens de maneira rápida e fácil. Depois, todas as fotos foram processadas e juntadas em uma única imagem pelo software que acompanha a geringonça. Melhor propaganda do que a super foto da posse não poderia existir para a GigaPan Systems, empresa que fabrica o robô.

Agora, o GigaPan Epic está disponível para qualquer consumidor pela quantia de U$ 379,00. O aparelho já vem acompanhado do software de edição e montagem da imagem panorâmica e pode ser usado com qualquer câmera compacta (pelo menos é o que diz a propaganda da empresa). Em breve será lançado uma nova versão, o GigaPan 100, que será compatível com câmeras mais avançadas. Pode parecer apenas um mimo ter um equipamento desses em casa, mas existem muitas empresas que contratam fotógrafos especializados em fotografias panorâmicas para produzirem imagens externas e internas de seus empreendimentos. Quase sempre essas imagens vão parar na internet ou em outdoors. Aqui em minha cidade mesmo, uma construtora me contatou para fazer uma foto panorâmica interna de apartamento. Eles se assustaram com o preço que pedi, mas não encontraram mais ninguém na cidade que fazia isso.

 

gigapan epic

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • AndreR

    Putz, eu ja ia perguntar como que ele faria pra tirar fotos nas cameras, pensando que usava um controle remoto. Agora que vi que usa um atuador no shutter! Muito bom.

    Ainda faço um desses…

  • Panoramica For Dummies? 😛

    Qual é a graça de foto panoramica feita com isso?
    Pior é que eu iria precisar de um senhor processador para juntar tudo isso, mas sinceramente gostei da idéia do equipamento. (o outro maluco levou seis horas pra algo do genero…)

    Se bem que se pudesse adaptar para um controle do tipo Playstation 2 (qualquer um com dois analógicos serve), seria muito mais interessante.
    ___
    Blog do Keaton

  • s3th

    é uma geringonça mesmo
    hahahahaha

  • hugobitola

    Desculpe a intromissão e a fuga do assunto do post, mas…

    Quanto você cobrou pela panorâmica? Poderia nos mostrar o resultado?

    Valeu!

    • Posso estar equivocado, mas…

      Caso ele não responda isso, eu compreenderei perfeitamente, pois o preço depende da concorrência, do serviço e sua oportunidade e, é claro, do cliente. 😉

      E sobre a panorâmica, só o proprietário dela, ou seja, o cliente, poderia autorizar a reprodução do resultado aqui…

      8)
      ___________________________________________________
      The one-eyed in the Fortress at the World’s End, Siará.

    • Realmente, a foto só pode ser autorizada pelo cliente, mas o preço até posso falar. O apartamento a ser fotografado possuia apenas um ambiente que era dividido em quarto, cozinha e sala. Junto havia outro comodo que era o banheiro. A foto deveria ser uma panorâmica em 360º facilitanto ao futuro comprador ter uma visão completa do ambiente. O fato de ser tão pequeno era um problema, pois a foto teria uma forte distorção e para amenizar isso teria que ser feita em um software específico voltado para esse tipo de foto. Outro detalhe é que deveria ser feita com a iluminação normal do ambiente, sem flash, para ajudar na interação do comprador com o local. Depois de pesquisar muito e quebrar muito a cabeça fazendo testes em outros locais, cobrei do cliente R$ 500,00 pelo serviço.
      Em alguns lugares isso pode parecer muito, e em outros pode parecer pouco, mas aqui em minha região é um preço até bem alto. Tem “fotografo” por aqui fazendo casamento completo por esse preço.

      http://lorenti.org
      http://www.flickr.com/photos/defenestrado/

      • criscmaia

        Tive a idéia de vender esta idéia ( 😕 ) quando conheci o Photosynth. Só ficar parado no centro do ambiente, tirar várias fotos de vários ângulos e jogarno Photosynth, free. O problema é a necessidade da instalação do plugin para vizualização. 🙁

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja