Meio Bit » Fotografia » Instagram está habilitando a visualização de fotos em 1080 pixels

Instagram está habilitando a visualização de fotos em 1080 pixels

Cansado da resolução baixa do Instagram? Agora o serviço oferece armazenamento e visualização das fotos em 1080 pixels.

9 anos atrás

instagram_1080px

Quando o Instagram surgiu eu não fiquei muito animado com a ideia. Quando entrei para dar uma olhada vi um monte de fotos com filtros estranhos e com as mais esquisitas temáticas. Meio que deixei esquecido no fundo do baú mental. Um tempo depois voltei a dar uma olhada. Percebi que tinha muita gente fazendo fotografia de qualidade por lá e que a ferramenta poderia ser utilizada como uma forma de exercício fotográfico. Sim, exercício. Fotografar é igual a escrever. Para ser bom é necessário treinar diariamente. Escritores dizem que é necessário escrever uma página por dia sobre qualquer assunto. Fazer uma foto por dia, de qualquer assunto, também é uma boa pedida. Já que os celulares se tornaram onipresentes em nossa vida, então o mais certo seria utilizar esse pequeno aparelho para treinar.

Porém, uma coisa sempre me deixou chateado com relação a fotografia mobile: a baixa resolução das imagens. Baixa resolução quer dizer que não existe muitas possibilidades de impressão, e para mim fotografia boa é fotografia no papel. O próprio Instagram exibe a imagem em uma resolução muito baixa, apenas 640 × 640 pixels (essa era a resolução de minha primeira câmera digital, a Sony Mavica). É uma resolução ótima para visualizar no celular, mas péssima para qualquer tipo de outro uso. Levando em conta que a maioria dos smartphones também está evoluindo em relação a sua resolução de tela, então 640 pixels é muito pobre. Porém, isso está em vias de mudar.

O The Verge descobriu que nesta última semana os servidores do Instagram estão armazenando as imagens enviadas ao serviço com a resolução de 1080 × 1080 pixels. Sim, um bom upgrade na possibilidade de visualização desta imagem. As fotografias enviadas ainda estão sendo visualizadas em 640 pixels tanto na internet quanto no celular, mas já estão armazenadas na nova resolução.

Depois que o The Verge lançou essa descoberta um porta voz do Instagram anunciou que gradualmente estão implementando a visualização de 1080 pixels para iOS e Android. Ou seja, alguns de vocês já podem estar vendo as imagens com uma qualidade melhor em seu celular. Infelizmente, segundo esse porta voz, no computador as imagens vão continuar com a baixa resolução. O foco da empresa é nos celulares.

Bem, já é uma melhora significativa.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários