Meio Bit » Arquivo » Ciência » Cientistas conseguiram inceptar ratos

Cientistas conseguiram inceptar ratos

Não é uma experiência de condicionamento, não é Pavlov. O buraco é mais embaixo, como diria DiCaprio. Um grupo de cientistas conseguiu implantar sugestões no sonho de ratos, e funcionou. Ratoception, alguém?

9 anos atrás

kwUMZMh

Com 200 milhões de neurônios ratos são complexos o bastante para permitir pesquisas avançadas de neurofisiologia, e ao contrário dos estudos em comentaristas de portais, os resultados podem ser extrapolados para humanos.

Entre esses resultados um dos mais interessantes foi uma pesquisa da (tente falar sem fazer biquinho) École Supérieure de Physique et de Chimie Industrielles de la Ville de Paris. Os cientistas conseguiram induzir sugestões no cérebro dos ratos, durante sonhos. Sim, exatamente a idéia de Inception.

3651298476_6b8b2d0822_o

Isso não faz o menor sentido.

Como fizeram: colocaram eletrodos no hipocampo do cérebro dos roedores, a área responsável por organização de memórias. Em seguida deixaram os ratos passearem por um labirinto, anotando que áreas do hipocampo ficavam mais ativas em relação a cada local.

Quanto os ratos estavam dormindo e sonhando, os cientistas mediram as áreas ativas. Se a área relacionada com uma determinada região ficava ativa, eles enviavam um sinal elétrico para uma área do cérebro relacionada com recompensa.

Assim que o rato acordava, ia direto pra área específica no labirinto. De alguma forma o estímulo da área de recompensa quando o rato estava sonhando com aquela parte do labirinto fez que quando acordado ele desejasse ir pra lá.

Foi a primeira vez que uma sugestão foi implantada em um cérebro dessa forma.

Dada a complexidade exponencialmente maior de um cérebro humano, vou deixar pras Superinteressantes da vida aquelas especulações bobas “no futuro blábláblá PTSD, bláblá, Total Recall, bláblá”. Ninguém sabe o que pode vir desse experimento, por enquanto é apenas mais uma minúscula peça do quebra-cabeça com a planta da máquina mais complexa do Cosmos, e nas palavras de Sagan…

Humanos são o Cosmos examinando a si mesmo

Ou no caso, ratos, comecemos por baixo.

Fonte: Quartz.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários