Meio Bit » Arquivo » Engenharia » FAB Informa: não use Pau de Selfie em helicópteros, sua anta

FAB Informa: não use Pau de Selfie em helicópteros, sua anta

Eu sei e você sabe, mas pelo visto mais ninguém percebeu isso, então a FAB precisou emitir um aviso de segurança para tripulantes de helicópteros: instruam os passageiros para não usarem… paus de selfie no embarque e desembarque. E sim, parece que rolou um incidente relacionado.

9 anos atrás

13200631039airwolf1inflight

O Comandante Ruy Flemming não é vidente, mas meio que previu o que aconteceria. Em um post bem legal sobre os percalços envolvendo passageiros em helicópteros, marcou as seguintes palavras:

Anota aí, um pau de selfie ainda vai estragar o dia de um comandante quando um passageiro estiver procurando o melhor ângulo para registrar seus cabelos esvoaçantes.”

Não sei se foi exatamente isso que aconteceu, mas um artigo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na edição de julho do NOTAER alerta sobre um caso no Sul, onde um idiota saiu de um helicóptero com os rotores ainda em movimento, usando um pau de selfie.

Se as pessoas usassem da glândula do bom-senso 90% das regras de segurança seriam desnecessárias, infelizmente precisamos protegê-las de si mesmas o tempo todo. Cinto de segurança comprovadamente salva vidas, mas o brasileiro insiste que não precisa, só usa por causa de multa. Treinamento de incêndio na empresa? Todo mundo reclama. Aulas para não cair em golpes online? Bobagem.

Helicópteros são veículos bem versáteis mas bem perigosos, era de se esperar que as pessoas tivessem bom-senso de que uma hélice de aço (na verdade um rotor de materiais compostos) girando a milhares de RPM é algo que não se deve chegar perto, mas basta ver a displicência com que passageiros desembarcam.

A Seahawk helicopter flown by the "Red Wolves" of Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 84 crashed during night training exercises in July 2009.  The two pilots and four crewmembers received minor injuries. The Navy ruled the crash a Class "A" mishap with damages to the aircraft exceeding $1million.  (U.S. Navy photo/Released)

Não foi um pau de selfie, MAS PODERIA!

Explicar que é preciso esperar que o rotor principal pare de girar também não adianta, ninguém entende que uma rajada de vento pode fazer com que ele abaixe. A internet está cheia de imagens nada agradáveis de gente que subitamente se tornou mais cabeça-chata que um certo vlogueiro canadense, graças a um helicóptero e muita pressa.

A FAB recomenda ainda que sejam seguidos procedimentos não só para paus de selfie mas quaisquer objetos soltos, como chapéus e guarda-chuvas. Sim, há gente que desembarca de um helicóptero com o rotor em movimento e abre um guarda-chuva.

Fonte: FAB.

relacionados


Comentários