Meio Bit » Arquivo » Indústria » Leap Second — hoje você ganhou um segundo a mais de vida, então aproveite enquanto pode!

Leap Second — hoje você ganhou um segundo a mais de vida, então aproveite enquanto pode!

O dia 30 de junho de 2015 ganhará um segundo adicional, mas esse Leap Second pode fazer alguns estragos na internet e no mercado financeiro.

9 anos atrás

Laguna_Doctor_Who_Leap_Second

Aproveite seu segundo extra de vida (crédito: Doctor Who Official)

Hoje, dia de 30 de junho, um segundo intercalar será adicionado ao fim do dia. Por causa da rotação mais lenta do planeta em relação ao tempo atômico internacional, segundos adicionais têm sido introduzidos com o passar dos anos ao fuso horário de referência, também chamado de tempo civil, o Coordinated Universal Time (UTC).

Isso quer dizer que o último minuto de hoje terá 61 segundos, ou seja: em vez de o relógio atômico do UTC passar do último segundo do dia 30 de junho (23:59:59) para o primeiro segundo (00:00:00) do dia 1º de julho, haverá entre eles o segundo 23:59:60. Ele é também chamado de Leap Second.

Laguna_Leap_Second_Yasushi_Kanno

Cada fuso horário vai implementar o segundo adicional em uma hora diferente do dia (crédito: Wired)

A ideia não é nova: esses segundos extras são adicionados desde 1972. Entre 1972 e 1979, por exemplo, foram adicionados 9 segundos extras ao tal relógio internacional. Foi justo o período quando houve mais adições no tempo civil. No total, vinte e dois segundos adicionais foram inclusos ainda no século passado. As adições são feitas ao último segundo do dia 30 de junho e/ou 31 de dezembro.

No presente século, tivemos apenas 3 segundos adicionais: em 2005, 2008 e 2012. Logo mais teremos o quarto segundo adicional do século XXI.

Problema?

Os segundos adicionais servem para manter os relógios — e os computadores — em sincronia com a rotação da Terra. Muitos computadores estão com o software desatualizado e não estão configurados para acomodar o segundo adicional de 2015. Basicamente temos algo semelhante ao Bug do Milênio (Y2K), mas bem menos grave por estarmos razoavelmente preparados para recebê-lo.

Lá em 2012, os servidores do Reddit tiveram problemas com o segundo bissexto e aquele site caiu. A companhia aérea Qantas Airways, da Austrália, teve voos atrasados ou mesmo cancelados. E o mercado financeiro, embora bem preparado na época, também teve um ou outro problema isolado.

Este ano, algumas das bolsas de valores do mundo vão se deparar com o segundo adicional e ainda surgiu este problemão aqui:

Laguna_Europe_puts_Greece_on_eBay_Simpsons

Grécia em moratória (crédito: StareCat)

Em crise, a Grécia deixou de pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a quantia de € 1,6 bilhão de uma dívida de 2010, que venceu justo hoje. Embora o vencimento da dívida tenha sido às 19 h, vários mercados asiáticos poderão sentir o impacto especulativo em suas bolsas de valores justamente no segundo adicional.

Como os segundos extras são adicionados de forma irregular graças à imprevisível rotação do planeta, eles causam diversos outros problemas de sincronismo para a área de telecomunicações. Então há algumas propostas de simplesmente abolir tais segundos adicionais e elas serão discutidas pela International Telecommunications Union (ITU) durante a World Radiocommunication Conference, evento que ocorrerá em novembro lá na Suíça (cidade de Genebra).

Até lá, o tio Laguna torce para que o Brasil não vire uma Grécia.

Fontes: Ars Technica e BBC.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários