Meio Bit » Arquivo » Indústria » Um tablet para cegos como você nunca viu!

Um tablet para cegos como você nunca viu!

Finalmente, uma empresa Austríaca anunciou um tablet/e-reader em Braille, com capacidade de mostrar uma página inteira de texto de uma vez.

9 anos atrás

Playboy em Braille

Yes, existe.

Mesmo que você se distraia combatendo o crime na Cozinha do Inferno ser cego tem um monte de desvantagens, incluindo saber por seu sentido de radar que a Karen Page está pelada na sua frente e você não pode dar bandeira.

As ferramentas de acessibilidade dos sistemas operacionais modernos ajudam muito, softwares de leitura dão aos cegos acesso a milhões de livros, jornais e revistas. Menos de 1% dessa produção é replicada em Braille, e seria inviável esperar que o fosse. 

Mesmo assim sou o primeiro a dizer que áudio é um saco, não podemos (desculpe) passar os olhos por um áudiobook, não é tão prático e direto quanto uma página impressa.

Soluções há. Este brinquedo aqui por exemplo:

BrailleNote Apex BT 32

É um BrailleNote Apex BT 32, teclado e terminal Braille, roda Windows CE, é sem fio, funciona se você quiser independente do computador, você leva na rua e usa pra anotar textos, chega em casa, sincroniza. ao mesmo tempo em que ele se transforma na interface entre você e o computador. Muito legal, mas custa US$ 5.495,00.

Isso vai mudar! O pessoal da BliTab Technologies, uma startup da Áustria anunciou isto:

isto.

É um tablet, ou mais precisamente um e-reader. Eles desenvolveram uma tecnologia que exibe em uma tela texto em braille, não uma linha mas a página toda. Exibe, diga-se de passagem, não como este retardado aqui:

YES, um idiota imprimiu um sinal indicando uma sala, e embaixo do texto, também impresso, a versão em Braille.

A tecnologia da BliTab produz caracteres braille, em alto-relevo, um texto inteiro (ok, uma página de cada vez) pode ser lido, adeus aos leitores que mostram linha a linha.

Um teclado Perkins permite que o usuário escreva seus textos, o brinquedo é mais que um equipamento de leitura, também permite criação de conteúdo. Borges aprovaria.

A previsão é que o tablet da BliTab chegue ao mercado em setembro de 2016. O preço inicialmente será salgado, US$ 2.802,00. Ok, reconheço, custa os olhos da cara, mas tecnologia revolucionária é assim mesmo.

Fonte: IB Times.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários