Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Feliz Aniversário, Macintosh

Feliz Aniversário, Macintosh

15 anos atrás

No dia 24 de Janeiro de 1984, 25 anos atrás, Steve Jobs apresentava para o mundo o Macintosh. Um computador pensado para interface gráfica desde o projeto, com suporte nativo a mouse, capacidade gráfica, som... basicamente revolucionário.

Ele vinha com:

  • Processador 68000
  • 128KB de RAM
  • 64KB de ROM
  • Floppy de 400KB
  • Resolução de 512x342
  • Monitor de 9 polegadas embutido
  • Consumo máximo 60 Watts

Na apresentação abaixo Steve Jobs começa dizendo que todos ouviram falar do Mac, e era hora de conhecê-lo. No meio do palco uma bolsa em cima de uma mesa. Ele caminha até ela e avisa: Tudo que vocês verão está sendo gerado pelo que está dentro da bolsa.

Ele tira um Macintosh, um mouse, liga alguns cabos na traseira. Em seguida puxa um disco do bolso e inicia o computador.

É feito um slideshow com vários programas, e nenhuma linha de comando (chupa, Linux! 25 anos atrás, aprenderam?). Corta para Steve que diz: Eu já falei, agora é hora do Mac falar por si mesmo.

Ele aciona o sintetizador de voz do Mac, que para espanto da platéia (em 1984 isso era quase ficção científica) fala:

"Olá, eu sou o Macintosh. Com certeza é ótimo sair daquela bolsa.

Não estou acostumado a falar em público, mas gostaria de compartilhar uma máxima que pensei na primeira vez que conheci um Mainframe IBM: Nunca confie em um computador que você não consegue levantar.

Obviamente eu sei falar, mas neste momento gostaria de sentar e escutar. Então é com considerável orgulho que introduzo a vocês o homem que tem sido um pai para mim: Steve Jobs!"

A platéia vai à loucura, a microinformática é mudada para sempre e o mundo de quem mexe com computadores se torna um lugar um pouco melhor.

Fonte: Techcrunch

relacionados


Comentários