Meio Bit » Arquivo » Ciência » BREAKING NEWS: Falcon 9 levando uma Dragon explode após lançamento

BREAKING NEWS: Falcon 9 levando uma Dragon explode após lançamento

Oh shit, a SpaceX perdeu um foguete, uma Dragon e o prestígio de 100% de sucesso em lançamentos do Falcon 9. Hoje cedo após 138 segundos de lançado um foguete levando suprimentos para a ISS explodiu. Sim, claro que temos vídeo…

9 anos atrás

spacex

É, não foi dessa vez. Ou melhor, foi. Em algum momento algo iria dar errado, acontece com todo mundo que é pioneiro e inovador, e dessa vez foi com a SpaceX.

Aos 139 segundos de vôo, o Falcon 9 levando uma cápsula Dragon com 2 toneladas de suprimentos para a ISS sofreu uma falha catastrófica, ou na terminologia da NASA, vôo não-nominal. Dados preliminares, vindos da boca do Homem revelam que um dos tanques de oxigênio líquido do segundo estágio sofreu pressão excessiva.

Isso explicaria a explosão de vapor vista no segundo estágio, enquanto os 9 motores Merlin do primeiro continuaram funcionando normalmente. Em seguida a integridade estrutural do conjunto foi afetada, e o Falcon 9. Aqui o vídeo:


Jekay — SpaceX - CRS-7 Launch explosion

Aqui, visto do solo:


Astronomy Now — Falcon 9 failure seen from the Press Site

Com esse foi o terceiro modelo de nave que a ISS perde, em um ano foram além da Dragon a Progress e a Cygnus. Os astronautas já podem pedir música no Fantástico. Ajuda, não é o caso. Em termos de comida a ISS tem estoques até outubro, depois eles podem começar a pensar em plantar batatas ou, o que é mais provável, simplesmente continuar normalmente suas vidas, já que agora dia 3/7 já sobe outra Progress com suprimentos.

A maior perda foram os experimentos e hardware, como o adaptador de acoplagem IDA — International Docking Adapter:

IDA-1_top-angle

Esse benjamin gigante converte as comportas russas para o padrão internacional, e permitem tanto acoplagem quanto atracagem (outro dia eu explico). Foram construídos dois, mas como a NASA não é burra, só mandou um nessa viagem.

Gwynne Shotwell, Presidente e COO da SpaceX informou que nada de errado foi detectado no primeiro estágio, e que não imagina que tenha sido comandada autodestruição.

Agora é esperar a investigação determinar a causa do acidente. Até lá a SpaceX está sob comando do Capitão Nascimento:

capitao

NÃO VAI SUBIR NINGUÉM!

Ainda é cedo para dizer se o próximo lançamento da SpaceX, um Falcon 9 levando o satélite Jason 3, em 8 de agosto será afetado. Mas é bem provável, a menos que a falha seja descoberta muito rapidamente e algo simples de consertar.

A única certeza é que a SpaceX não vai ficar 10 anos parada chorando pitangas por ter perdido um foguete.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários