Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook terá que divulgar dados para provar que apagou vídeo de revenge pr0n

Facebook terá que divulgar dados para provar que apagou vídeo de revenge pr0n

Holandesa processa Facebook por vídeo de Revenge Pr0n divulgado na rede social; empresa terá que divulgar arquivos para provar que deletou o conteúdo

9 anos atrás

facebook

O Facebook tem sérios problemas no que diz respeito à filtragem do que as pessoas postam. Nas regras qualquer tipo de material sócio-educativo e/ou violento é proibido, mas já pegamos vários casos em que fotos de mulheres decapitadas ou de vídeos de festas de arromba eram compartilhadas sem o menor problema, enquanto os estagiários barravam fotos de cotovelos e de mães amamentando.

Revenge Pr0n é a mesma coisa. O Facebook jura de pé junto de que leva suas regras à risca, deletando o material e as contas dos envolvidos, mas um caso recente acabou levando o site à justiça. Onde? Europa, claro.

Um desocupado holandês resolveu que seria muito divertido expor a ex-namorada ao escárnio público e subiu na rede social um vídeo de ambos durante seus momentos mais calientes e pior, de uma época em que ambos ainda eram menores. Pois bem, o Facebook diz que o vídeo só ficou no ar por uma hora, e atomizou tanto o conteúdo quanto a conta do engraçadinho. Só que para a garota, hoje com 21 anos isso não é nem de longe o suficiente, já que o vídeo foi baixado por muita gente e pode ser repostado em outros lugares.

Assim sendo ela entrou com um processo contra o Facebook, exigindo entre outras coisas a confirmação de que o vídeo foi de fato eliminado. A rede social diz que sim, mas a Corte Distrital de Amsterdã julga que declarações não são o suficiente; assim sendo a rede será obrigada a abrir o acesso de seus dados a profissionais especializados, que se encarregarão de passar o pente fino em seus servidores.

No entendimento da corte a ação tem outros motivos: não só garantir a eliminação do vídeo como os dados praticados pelo ex-namorado não podem ser recuperados em nenhum outro lugar, e as declarações da rede social de que não mais possuem os mesmos devem ser verificadas.

O Facebook se recusou a comentar o assunto.

Fonte: VentureBeat.

relacionados


Comentários