Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Escale a El Capitan com o Google Street View

Escale a El Capitan com o Google Street View

Oportunidade para aventureiros de sofá: escale a El Capitan do Yosemite National Park através do Google Street View

9 anos atrás

streetview

A El Capitan, antes de ser o nome da próxima versão do OS X é a grande parede vertical presente no Yosemite National Park, nos EUA. Ela é um desafio só recentemente vencido por Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson: os 914 metros de altura foram finalmente superados apenas cinco meses atrás.

Aí chega o Google, que num claro show-off fecha uma parceria com Caldwell e com outros dois alpinistas experientes, Lynn Hill e Alex Honnold em um projeto inusitado: levar o Street View para a rocha.

O Street View é uma excelente ferramenta para aquelas pessoas que querem conhecer o mundo mas não possuem a grana necessária para tal, ou para visualizar lugares que mesmo os que podem viajar não se aventurariam. Recentemente o Google adicionou a visitação virtual ao Monte Etna, o maior vulcão ativo do continente europeu e patrimônio mundial da UNESCO. É bonito pacas mas eu não poria os pés lá, se Pompeia e Herculano me ensinaram uma coisa é a NUNCA subestimar um vulcão, ainda mais um acordado.

Capturar o El Capitan foi muito mais complicado: além do equipamento obrigatório, os alpinistas ainda tinham que carregar as câmeras e apetrechos do Google para fazer a filmagem de todo o paredão. O resultado é um site interativo dedicado à formação rochosa em que você pode navegar por cada uma das etapas da escalada, comtemplar a vista e saber algumas curiosidades.

A captura se deu em duas etapas. Assim que os alpinistas se habituaram com o equipamento foram coletadas algumas imagens deles no parque, para só então documentar todo o percurso através do “nariz” da El Capitan. Não foi simples, mas o resultado é esplêndido.

Fique com o making off da empreitada e veja o quão duro os alpinistas deram para realizar esse projeto:

Scale Yosemite's El Capitan with Google Maps

Fonte: Google.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários