Meio Bit » Hardware » Samsung está desativando o Windows Update em seus notebooks

Samsung está desativando o Windows Update em seus notebooks

Bloatware presente em notebooks da Samsung está deliberadamente desligando o Windows Update; a desculpa é para evitar o download de “drivers antigos”

9 anos atrás

samsung-notebooks

O Windows Update é uma mão na roda e tanto, desde que usado sabiamente. Não só ele se encarrega sozinho de buscar os updates mais recentes, mas a Microsoft durante anos realizou um esforço homérico para suportar praticamente todo e qualquer driver de componentes conhecidos pelo homem.

Esse é o principal motivo do OS X ser tão leve em comparação: ele não precisa ser compatível com 325 processadores, 128 placas de vídeo e 64 mil roteadores Ethernet, apenas àqueles que equipam os Macs. Em compensação, espete qualquer coisa numa porta USB e o Windows irá reconhecer o hardware em 99,99% das chances.

Só que a Samsung não curte isso, e numa atitude não muito legal está desativando o Windows Update em alguns de seus notebooks.

O responsável por essa mutreta é o Samsung SW Update, um bloatware que vem pré-instalado de fábrica em seus equipamentos. Ele em tese faz a mesma coisa que o Windows, busca atualizações para os componentes do seu computador, mas de acordo com as regras da própria empresa sul-coreana. Acontece que o programa está baixando um arquivo com o sugestivo nome de Disable_Windowsupdate.exe, o executa silenciosamente e desliga a ferramenta de atualização nativa. Sem apresentar nenhuma opção ao usuário.

Quando o pessoal do BSODAnalysis descobriu o procedimento, questionou a Samsung por qual motivo ela estaria fazendo algo controverso. Dotada de uma cara-de-pau incrível a empresa não só confirmou o procedimento como deu a seguinte desculpa:

Quando habilitado, o Windows Update irá instalar drivers padrão para todos os componentes de hardware no laptop, quer eles funcionem ou não. Por exemplo, uma porta USB 3.0 poderá deixar de funcionar apropriadamente. Para prevenir isso a ferramenta SW Update irá suprimir as atualizações do Windows.

Tudo muito bonito, mas a Samsung se esquece de algo crucial: o Windows Update também realiza atualizações de SEGURANÇA, adicionando patches que corrigem bugs e fecham vulnerabilidades frequentemente encontradas no sistema operacional. Desligar o recurso expõe o computador a diversas intempéries por um simples capricho da empresa em não querer que seus computadores instalem drivers antigos. E que funcionam, diga-se de passagem.

Por essas e outras que as pessoas que compram notebooks estão mais do que certas em sempre, sempre ter como primeiro procedimento ao tirar o hardware da caixa formatar tudo e instalar o Windows do zero, pois a última coisa que querem são bloatwares dando dores de cabeça.

Fonte: BSODAnalysis.

relacionados


Comentários