Meio Bit » Arquivo » Mobile » E se a Sony inventasse o smartphone se inspirando no Walkman?

E se a Sony inventasse o smartphone se inspirando no Walkman?

Designer imagina de forma divertida como seria o primeiro smartphone caso a Sony saísse na frente, se inspirando no visual clássico do Walkman

9 anos atrás

talkman-004

Fato: o Walkman foi o dispositivo mais gamechanging da indústria da música, muito mais do que o iPod. Foi ele que mostrou que era possível ouvir nossas músicas em qualquer lugar com boa qualidade de som. Tendo um gravador então era muito bom realizar nossas próprias compilações, limitada apenas a quantas fitas K7 nossas mochilas comportavam.

A Sony sempre teve um histórico de pioneirismo, não é à toa que Steve Jobs era fã da companhia japonesa, e incorporou muito de sua filosofia à Apple e a si mesmo (o lance do uniforme pessoal). O player portátil talvez seja seu dispositivo mais memorável, a marca Walkman é tão forte que permanece viva nos players de MP3, já o app mobile mudou tristemente de nome para um genérico Músicas.

Hoje quase ninguém liga para player de música dedicados, nem a Apple, que vem sistematicamente diminuindo o foco na linha iPod. A Sony, por outro lado demorou um pouco para se alinhar ao mercado mobile e apresentar smartphones de qualidade, e embora o timing entre lançamentos seja muito curto, a linha Xperia Z é muito elogiada.

Porém brinquemos um pouco de Vigia: e se a Sony tivesse lançado o primeiro smartphone do mundo (bem explicado, o primeiro com tela touch) e resolvesse fazer uma homenagem a seu saudoso player portátil? É com essa premissa que Pierre Cerveau concebeu o Talkman, baseado no primeiro modelo do Walkman.

talkman-001

talkman-002

talkman-003

O designer não é de todo desconhecido do público, ele é o mesmo que tempos atrás imaginou um Macintosh Phone lançado em 1984. Assim como no telefone portátil da maçã ele inseriu um dial de forma hilária, aqui ele colocou uma série de botões dedicados tal qual o Walkman TPS-L2 possuía, como Play/ Pause, FF e Rewind, Mute e um slider analógico para controle de volume, bem como uma saída de áudio em separado. E como não poderia deixar de ser, um aparelho tão dedicado à performance de áudio precisa de alto-falantes estéreo.

Claro, tudo não passa de uma brincadeira mas fico imaginando, caso a Sony cometesse mesmo um aparelho assim imagino que muita gente compraria um. Eu incluso, principalmente se tivesse suporte a controle de tape decks.

Fonte: site de Pierre Cerveau.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários