Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » YouTube testando tecnologia de DVD

YouTube testando tecnologia de DVD

YouTube está testando algo que todo mundo que teve um DVD Player já viu mas não usa. Não, não o relógio piscando 12:00, mas o recurso de multi-ângulos.

9 anos atrás

toshiba-sdp71_region_free_portable_dvd_player

Como tudo tecnologia depende do fator humano, e enquanto não inventarem a psico-história ele permanecerá imprevisível. Idéias excelentes podem não cair no gosto do público, e aí não importa quantas vantagens tecnológicas elas tragam, não vai rolar.

Um desses recursos era o sistema de multi-ângulos, nos DVDs. O conceito no papel era ótimo, você apertaria um botão e seu filme seria exibido com o ponto de vista de outra câmera. Só que isso traz alguns problemas.

Primeiro, a grande maioria dos filmes produzidos até então não foram filmados ou finalizados com mais de uma câmera. Aquele ângulo único é o que o diretor achou melhor, assistir de outro ponto de vista é coisa de gamer idiota que deixa o NPC falando sozinho enquanto futuca o cenário.

Segundo, o consumo de mídia é um ato extremamente passivo (ui!). A gente quer sentar a bunda e assistir ao episódio/filme, não ficar futucando nele. Uma prova disso é que todas, todas as tentativas de criar experiência de Segunda Tela fracassaram. Nós não queremos interferir na história. A única Segunda Tela que funciona é o PC/Tablet/Celular que usamos para interagir com outras pessoas assistindo aquele conteúdo junto conosco.

Um dos poucos casos onde o recurso foi usado foi em DVDs de Pr0n, mas mesmo assim quase ninguém se interessava, a única tecla essencial em Pr0n é FF.

Agora o YouTube está testando o mesmo recurso: usaram aquele vídeo do Boeing decolando na vertical só que não, sincronizado com visão de dentro do Cockpit e frontal. Você pode assistir clicando neste link aqui, e selecionar o ângulo desejado via thumbnails ou usando as setas do teclado.

É legal? Éééééé. Legalzinho.

Vale o esforço? Dificilmente. A não ser no vídeo de Páscoa da Kate Upton, que você não deve clicar aqui por ser NSFW.

Fonte: Slash Gear.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários